O melhor pedaço da Maçã.

Governo polonês não conseguiu invadir iPhone de advogado detido

The Guardian
Protesto (Apple vs. FBI)

Tentativas de governos de acessar smartphones contra a vontade alheia não faltam. E, recentemente, um advogado polonês (e frequente crítico do governo do país) agradeceu à Apple por seu forte sistema de criptografia depois que promotores locais não conseguiram invadir seu iPhone.

Publicidade

Roman Giertych e seu cliente foram detidos em outubro de 2020 por conta de um escândalo de corrupção e acusações de lavagem de dinheiro envolvendo cerca de US$23 milhões. Nesse episódio, Giertych teve seu iPhone apreendido.

Apesar de atualmente trabalhar como advogado, Giertych também possui um lado político e, em 2007, atuou como líder do partido político de extrema direita “Liga das Famílias Polonesas”.

Hoje, porém, o advogado publicou no Twitter que seu iPhone lhe foi devolvido sem qualquer sucesso de invasão. Ele disse que nem o Escritório Central Anticorrupção da Polônia e nem a promotoria local conseguiram quebrar a criptografia do dispositivo.

Aqui está o meu iPhone, tomado de mim em 15/10/2020 e devolvido hoje após a decisão final da SA em Varsóvia.
O gabinete do promotor e os especialistas do CBA tentaram, sem sucesso, quebrar sua segurança. Meus clientes e amigos das mensagens de texto da oposição estão seguros. Muito obrigado à equipe de criptografia da Apple.

Essa não é a primeira vez que autoridades falham na tarefa de invadir iPhones. Embora existam muitas ferramentas para forçar esse acesso (a mais conhecida delas é a GrayKey), ainda há casos em que isso não é possível.

A Apple, como sempre, recusa qualquer pedido de governos para o desbloqueio de iPhones — algo que, há alguns anos, causou uma bela polêmica com o FBI.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Promoções na App Store: Door Kickers, Pholorize, Icon Maker Pro e mais!

Próx. Post

Cartões Porto Seguro Mastercard entram para o Apple Pay [atualizado]

Posts Relacionados