O melhor pedaço da Maçã.
Phil Schiller, Craig Federighi e John Gruber no The Talk Show

Em entrevista, Phil Schiller e Craig Federighi esclarecem: apps nativos não serão realmente deletados no iOS 10

Phil Schiller e Craig Federighi, respectivamente vice-presidente sênior de marketing mundial e vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple, concederam uma entrevista a John Gruber, do Daring Fireball, para falar dos vários assuntos abordados na keynote de abertura da WWDC 2016.

Publicidade

Vários detalhes ainda não conhecidos sobre as novidades anunciadas foram comentados na entrevista, mas um deles se destaca: ao contrário do que pensamos anteriormente, *não* será possível deletar de fato os apps nativos do iOS 10 — a palavra certa seria “esconder”.

14-ios10_19

Quem esclarece a situação é Federighi. Segundo ele, os binários dos aplicativos permanecem no sistema porque fazem parte do pacote assinado pela Apple para assegurar autenticidade e segurança; ao “deletar” um app nativo, apenas os dados do usuário e os “ganchos” necessários para ligá-lo ao iOS são apagados.

Publicidade

Esta decisão, é claro, traz vantagens e desvantagens. Como ponto positivo, se o usuário decidir reinstalar um destes aplicativos posteriormente, nada precisará ser baixado para o aparelho (a operação pode ser feita até sem conexão de internet) — o sistema apenas religará os apps e eles voltarão a aparecer e funcionar normalmente.

Negativamente, há o argumento óbvio de que os aplicativos “deletados” não livrarão espaço no sistema (embora a Apple vanglorie-se de que todos eles juntos pesam menos que 150MB, o que realmente é bem pouco). Também deve-se considerar que, desta forma, não será possível que estes aplicativos recebam atualizações separadamente em relação ao sistema como um todo (como se pensou anteriormente).

·   ·   ·

Publicidade

Apesar de este ter sido o destaque da entrevista, outros tópicos abordados também merecem atenção. Falando da recém-descoberta afeição da Apple com a abertura de seus serviços e aplicativos a terceiros — a API da Siri, a App Store para o iMessage e as extensões para o Maps são alguns dos exemplos —, Federighi e Schiller declararam que o modus operandi tradicional da Maçã é primeiramente criar e consolidar o serviço “básico” para que, então, desenvolvedores possam construir em cima dele. Um exemplo dado foi o do menu de compartilhamento do iOS, que inicialmente só incluía Facebook e Twitter e hoje pode mostrar basicamente qualquer coisa desejada pelo usuário.

Em relação às críticas de que a API da Siri seria limitada demais para que a assistente se torne realmente poderosa, os dois executivos reiteraram sua posição acerca de liberar serviços para desenvolvimento externo, e explicaram que a Siri entende melhor requerimentos ligados a enviar mensagens ou comprar coisas – e por isso a Apple está focada em expandir principalmente esse tipo de recurso. Com o tempo (e a evolução da assistente em entender outros tipos de coisas), novos terrenos serão cobertos por ela, garantiu Federighi.

Falando um pouco sobre a Mac App Store e as críticas de alguns desenvolvedores de que a loja não estaria suprindo suas necessidades, Schiller rebateu os comentários e, meio vagamente, declarou que muitos desenvolvedores a usam como meio principal de distribuição de venda de apps sem problemas, e que a Apple está sempre trabalhando para melhorá-la.

Mensagens do iOS 10 em iPhones

Outro assunto abordado na entrevista foi o iMessage e o foco aparentemente desproporcional dado ao aplicativo na keynote. Federighi disse que, como a Apple bem sabe, o iMessage é o app no qual os usuários de iPhone passam mais tempo e, por isso, foi o que recebeu mais tempo de demonstração no palco. Ele também tem uma coisa ou outra a dizer sobre os onipresentes Emojis:

Publicidade

Toda vez que nós adicionamos mais Emojis, é uma grande coisa. Nós trabalhamos o ano inteiro num novo sistema de arquivos ou algo assim e as pessoas ficam mais animadas com dois Emojis novos. Então nós percebemos que, se há um lugar onde nós podemos fazer a diferença em relação a como as pessoas usam o iOS, esse lugar é o iMessage.

A entrevista completa foi transmitida ao vivo pelo site dentro do programa “The Talk Show” e, embora o episódio ainda não esteja disponível no Daring Fireball, logo, logo ele deverá aparecer para que possamos rever tudo. Vale a pena!

[via 9to5Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MacMagazine no Ar #186: WWDC 2016, watchOS 3, tvOS 10, macOS Sierra, iOS 10, iMessage, App Store, rumores e muito mais!

Próx. Post

↳ 4G chega a 35 milhões de acessos no Brasil

Posts Relacionados