Referências ao “Modo Escuro” (“Dark Mode”) são encontradas na primeira versão beta do iOS 10 [atualizado]

Muitos usuários de iPads e iPhones/iPods touch estavam torcendo para que a Apple apresentasse o Modo Escuro (Dark Mode) como uma das novidades do iOS 10. Para quem não sabe, o sistema operacional desktop da Maçã conta com uma opção que deixa o visual como um todo (Dock e os menus)… escuros!

Modo Escuro no El Capitan

Durante a apresentação da WWDC 2016, nada sobre o recurso foi comentado. Isso não quer dizer, porém, que ele não “exista” ou que não esteja nos planos da Apple.

A prova disso é que o desenvolvedor Andy Wiik encontrou referências do tal Modo Escuro dentro do ChatKit (do app Mensagens), na primeira versão beta do iOS 10. Ele então fez algumas modificações e conseguiu rodar o app com o tema escuro utilizando o CKUIThemeLight e mostrou sua façanha utilizando o simulador.

Ja o pessoal do Mac Aficionados conseguiu achar referências nos apps iBooks (ele conta com um modo escuro que foi lançado no iOS 8; apesar disso, eles afirmam que o tom escuro está mais espalhado e integrado ao app como um todo) e Safari (o Modo Navegação Privada no Safari é, sim, escuro; porém repare que na imagem do tweet até mesmo o fundo do recurso que facilita a leitura de textos na web está escuro, algo que não acontece atualmente). Já os apps Relógio e iTunes Store, ao menos para mim, não há muita diferença da versão atual deles — no caso do relógio, do app apresentado no iOS 10.

Em um post no Reddit, Wiik mencionou que a Apple implementou o recurso mas que ele simplesmente não está disponível para nós (usuários) ainda. Ele — e todos nós — torce para que isso não seja um recurso exclusivo do “iPhone 7”.

[via iDownloadBlog, 9to5Mac]

Atualização, por Rafael Fischmann · 20/06/2016 às 09:10

Wiik também conseguiu ativar o Modo Escuro no app Ajustes (Settings), dando ainda mais peso ao rumor:

Lembrando que isso tudo pode ser apenas algo experimental (e não destinado a lançamento público, de fato) ou, sendo para valer, pode chegar tanto já no iOS 10 quanto num futuro update menor ou até mesmo só lá para o iOS 11.

[via 9to5Mac]

Posts relacionados

Comentários