Referências ao “Modo Escuro” (“Dark Mode”) são encontradas na primeira versão beta do iOS 10 [atualizado]

Muitos usuários de iPads e iPhones/iPods touch estavam torcendo para que a Apple apresentasse o Modo Escuro (Dark Mode) como uma das novidades do iOS 10. Para quem não sabe, o sistema operacional desktop da Maçã conta com uma opção que deixa o visual como um todo (Dock e os menus)… escuros!

Modo Escuro no El Capitan

Durante a apresentação da WWDC 2016, nada sobre o recurso foi comentado. Isso não quer dizer, porém, que ele não “exista” ou que não esteja nos planos da Apple.

A prova disso é que o desenvolvedor Andy Wiik encontrou referências do tal Modo Escuro dentro do ChatKit (do app Mensagens), na primeira versão beta do iOS 10. Ele então fez algumas modificações e conseguiu rodar o app com o tema escuro utilizando o CKUIThemeLight e mostrou sua façanha utilizando o simulador.

Ja o pessoal do Mac Aficionados conseguiu achar referências nos apps iBooks (ele conta com um modo escuro que foi lançado no iOS 8; apesar disso, eles afirmam que o tom escuro está mais espalhado e integrado ao app como um todo) e Safari (o Modo Navegação Privada no Safari é, sim, escuro; porém repare que na imagem do tweet até mesmo o fundo do recurso que facilita a leitura de textos na web está escuro, algo que não acontece atualmente). Já os apps Relógio e iTunes Store, ao menos para mim, não há muita diferença da versão atual deles — no caso do relógio, do app apresentado no iOS 10.

Em um post no Reddit, Wiik mencionou que a Apple implementou o recurso mas que ele simplesmente não está disponível para nós (usuários) ainda. Ele — e todos nós — torce para que isso não seja um recurso exclusivo do “iPhone 7”.

[via iDownloadBlog, 9to5Mac]

Atualização, por Rafael Fischmann · 20/06/2016 às 09:10

Wiik também conseguiu ativar o Modo Escuro no app Ajustes (Settings), dando ainda mais peso ao rumor:

Lembrando que isso tudo pode ser apenas algo experimental (e não destinado a lançamento público, de fato) ou, sendo para valer, pode chegar tanto já no iOS 10 quanto num futuro update menor ou até mesmo só lá para o iOS 11.

[via 9to5Mac]

Posts relacionados

Comentários

31 comments

  1. “torce para que isso não seja um recurso exclusivo do “iPhone 7”.

    Bem provável que será =( Apple adora fazer essas coisas. Só ver o 3D Touch, antes era só no 6s, ai veio o iPhone SE e deu o “Live Fotos” para ele. Complicado.

  2. Se o 7 vier com tela AMOLED, acho será só pra ele. E acho que só será ativado em modo economia.

  3. Se a Apple resolver colocar só no rumorado iPhone 7 vai ser uma tremenda sacanagem, isso é só uma implementação de software, Yosemite ta ai pra provar isso… Apple não faça isso ou não vai dar pra te defender… Dx

  4. Pra uma tela com LCD, realmente o Dark Mode não iria acrescentar em nada, exceto na estética mesmo, o que ia perder todo o brilho colorido que tentaram implementar desde o iOS 7

  5. Enquanto não sai o recurso oficialmente, Jailbreak e tweaks como o Eclipse, Bloard, Springtomize e alguns outros vem pra atender essa pedida – combinação essa que venho usando desde que saiu o iOS 7 (e esse branco de rachar Retina q não sei quem aguenta 😛 ).

  6. [Dúvida] Galera, fui tentar fazer um download aqui pelo safari e abrindo a aba de compartilhamento ele me deu a opção de baixar o arquivo e salvar no meu iCloud Drive, isso já tava disponível no safari mesmo ou é um novo gerenciador de download do safari no iOS 10…? To rodando o iOS 10 beta aqui no 6S

  7. Também, tentei com arquivo rar, zip e um arquivo torrent, ele baixa no safari e quando termina da a opção pra colocar no iCloud Drive.

  8. to no 9.3.2 mas quando sair o beta público do 10 eu vou testar, queria ter certeza que eu conseguiria fazer isso com vídeo, aí eu finalmente poderia deixar de usar uns browsers brigados que eu uso pra baixar arquivos (minhas series)

  9. Será ótimo, mas apenas se o novo iPhone 7 vier com tela Amoled, do contrário é bobagem, deverá ajudar muito pouco na economia de bateria em telas LCD!!!

  10. Espero que não seja só em modo economia. Odeio o modo, mas terei que usar o dia inteiro 🙁

  11. Galera, uma coisa que sempre me incomodou no calendário do iOS.
    Quando eu abro o calendário mensal (Foto 1) e toco por exemplo na data 16 para abrir o calendário em lista, ele nunca abre em cima do dia 16, abre no dia 18. Alguém sabe se isso foi solucionado?

  12. Se a tela for mesmo OLED e eles ainda forem tão chatos com detalhes, é capaz de isso acontecer mesmo.
    Off topic: O pior é que a tela OLED é linda, mas só quando é nova. Depois de um tempo ela perde o azul e o contraste vai diminuindo. Uma pena.

  13. Night Shift é só para 64-bit, ou seja, iPhone 5S ou superior, iPad Air ou superior, mini2 ou superior e iTouch 6.

  14. Infelizmente perdi o meu Jailbreak e fui para no IOS 9.3. Sinceramente, ficar sem o Eclipse é uma tortura, principalmente a noite

  15. Então cara, isso não é bug nem problema no sistema, quando vc abre o calendário em modo de lista, ele te da a listagem dos dias que vc tem algum compromisso no calendário, como da pra ver nas imagens, vc não tem nenhum compromisso dia 16 e o proximo compromisso que esta marcado no seu calendário é do dia 18, por isso a visualizarão pula pra esse dia.

  16. Alguém poderia me ajudar e dizer qual problema com Download de atualização IPhone ,Mac… Sempre leva varias horas,minha internet é vivo fibra 200 Mb, eu baixo arquivos de 10gb em muito menos tempo que essas atualização de 1,6 gb^^ Abraço

  17. Pessoal infelizmente o dark mode só esta disponivel no iphone 7 mesmo, bugs de monte a apple não é mais mesma

Deixe uma resposta