Nova versão do aplicativo Fotos detectará 7 tipos de expressões faciais e 4.432 objetos buscáveis [atualizado]

A Apple não anunciou esses números em lugar algum, mas um bravo usuário do Reddit ironicamente denominado vista980622 resolveu meter a mão no código do macOS Sierra — mais especificamente, da nova versão do aplicativo Fotos — e descobriu uma série de coisas interessantes: o novo app será capaz de reconhecer e distinguir 7 diferentes tipos de expressões faciais, bem como 4.432(!) tipos de objetos para a busca inteligente. Suas descobertas foram detalhadas nesse post no Medium.

Publicidade

Fotos do macOS Sierra num MacBook

Segundo o usuário, o aplicativo faz uma busca em todas as fotos da biblioteca e produz uma espécie de “planta facial” de cada rosto detectado, podendo assim reconhecer sete diferentes expressões: avidez, nojo, neutralidade, grito, sorriso, surpresa e desconfiança.

Além disso, o aplicativo separará as “Memórias” (a nova área do app onde as fotos dividem-se em momentos separados automaticamente) de acordo com uma série de categorias, como descobriu o explorador. Essas categorias incluem “memórias de áreas de interesse”, “memórias que quebram a rotina”, “novas memórias”, “aniversários”, “viagens”, “ano passado” e muitas outras.

Publicidade

Por fim, também descobriu-se que o Fotos agora será capaz de detectar 4.432 diferentes tipos de objetos que aparecerão na busca. A lista é enorme, mas vai de coisas básicas como “chocolate” e “praia” até elementos bastante específicos como “lâmpada incandescente” e “rabanete japonês”.

Outra descoberta muito interessante: apesar de o aplicativo não conseguir distinguir coisas “específicas” — o post exemplifica com o termo de busca “Maho”, uma praia em St. Maarten —, ele consegue descobrir através de um dicionário interno que trata-se de uma praia, gerar todos os resultados de praia na busca e, a partir de um catálogo de referências, retornar ao usuário os resultados certos. Bacana, não?

A melhor parte: tudo isso ocorre localmente, no aparelho do usuário, em vez de na nuvem. As novidades aparecerão pra nós no macOS Sierra e no iOS 10. Aguardemos!

Publicidade

[via MacRumors]

Atualização · 20/06/2016 às 17:08

Como bem apontou o nosso leitor Thiago Menin, o número de objetos detectáveis pelo novo Fotos é 4.432, não 432 — ou seja, algo 10x mais impressionante. Já corrigimos a informação no texto. Obrigado!

Publicidade

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…