O melhor pedaço da Maçã.

Steve Jobs e Darth Vader: algo em comum?

Steve Jobs com MacBook Air

por Eugênio Mira, o @geninhomira

Publicidade

Em uma das cenas mais emblemáticas da história do cinema, vemos uma sala lotada de homens inteligentes e poderosos, que carregam em suas mãos o poder de mudar muitas vidas. Súbito, abre-se uma porta high tech e o ar da sala torna-se mais denso e cadenciadamente silencioso. Lá está ele. Genial, atormentado, poderoso, intolerante. O frágil homem de negro que comanda um império tecnológico.

Steve Jobs com MacBook Air

Estamos a bordo da mítica nave-planeta “Estrela da Morte”, no maior sucesso do cinema de ficção científica de todos os tempos: Star Wars [1977]. Apesar disso, a cena acima descrita poderia perfeitamente ter-se passado em Cupertino, Califórnia (Estados Unidos), em uma das salas de reunião do complexo da Apple. Em vez do temido vilão Darth Vader, com sua respiração difícil e sua capa negra, a descrição encaixa perfeitamente no cofundador da Apple [Computer]. Temido por seus funcionários e adorado como um gênio visionário por seus colonizados, Steve Jobs foi muitas vezes comparado com o vilão da ficção. De onde terá surgido esse viés?

Publicidade

George Lucas, através de sua trilogia (que depois descobrimos tratar-se, afinal, de uma hexalogia), apresentou um dos vilões mais inesquecíveis de todos os tempos. Darth Vader transformou-se em um ícone de vilania não pela maldade inerente aos corações de todos aqueles que decidem propagar a tirania e a dor, mas exatamente pelo contrário. Darth Vader era um vilão humano. Atormentado e confuso, buscava no poder uma resposta para suas próprias dúvidas. Antes de se tornar o mais temido comandante do Império do Mal, ele era o mais talentoso dos Jedis (cavaleiros com poderes sobre-humanos que defendiam a República). Tanto talento o fez questionar se as pessoas não seriam limitadas demais para decidirem o melhor para elas mesmas. Não obstante, em uma das entrevistas que Steve Jobs concedeu, ele afirmou: “As pessoas não sabem o que querem, até mostrarmos a elas.”

Darth Vader em Star Wars

De onde virá esse casamento bem sucedido entre genialidade e tendências totalitaristas? Vários ex-funcionários da Apple são concisos em afirmar que trabalhar com Steve Jobs era “impossível”, embora ele fosse reconhecido por todos como “genial” e “inspirador”. Na trama de Guerra das Estrelas, o jovem Anakin Skywalker é seduzido pelo lado negro da força, ao ser convencido de que “é muito poderoso para receber ordens”. No filme Piratas do Vale do Silício (Pirates of Silicon Valley, 1999), vemos um jovem Steve Jobs maravilhado com suas descobertas e lutando contra a opressão das grandes empresas. É um jovem visionário que passa horas do dia meditando e fazendo uso de ácido lisérgico. No entanto, no decorrer da história, vemos o garoto Jobs transformar-se em um homem de negócios austero e severo com seus funcionários. Jobs chega a roubar tecnologia (roubar não é o termo, uma vez que a tecnologia foi vendida pela Xerox, que não via aplicação prática para ela) de concorrentes e mentir para conseguir contratos. Quando vemos Steve Jobs saindo do banco após conseguir seu primeiro empréstimo corporativo, podemos ouvir ao fundo a retumbante “marcha imperial”, que ecoa nas telas sempre que Darth Vader se aproxima. O jovem talentoso foi corrompido.

Steve Jobs de pé

Tal comparação parece ter-se tornado uma tendência pop. Na Tailândia, uma animação mostrava o líder da Apple destituindo Bill Gates do posto e se transformando no novo Comandante do Império. Na sequência, ele comete outras atrocidades como decepar o dedo de um usuário para que consiga sinal em seu iPhone. O vídeo não tem tradução para o português, mas essa se torna dispensável para quem conhece os detalhes da carreira de Jobs. No Brasil, uma revista de ciência e tecnologia de circulação nacional publicou uma reportagem comparando a Apple com o Império do Mal, de Darth Vader. Ilustrando a capa da matéria temos o famoso capacete de Vader com o inconfundível branco perolado da família Mac. Na testa, a pequena maçã mordida retoca a metáfora.

Publicidade

YouTube video

Publicidade

A história nos mostra que a genialidade e a loucura caminham de mãos dadas ao longo dos anos. Vários estudos provaram que diversos artistas, cientistas e líderes mundiais apresentavam algum ponto de distúrbios neurológicos ou comportamentais. O filósofo e psicólogo americano Willian James escreveu: “Quando um intelecto superior se une a um temperamento psicopático, criam-se as melhores condições para o surgimento daquele tipo de genialidade efetiva que entra para os livros de história.” Quando escreveu a sua ópera espacial, George Lucas estava apenas criando um vilão insanamente genial e obcecado por poder como centenas que já estiveram vivos na terra. Não podemos comparar Steve Jobs com Darth Vader, pois certamente Darth Vader é que foi inspirado em homens obcecados, geniais, insanos e perfeccionistas como Steve Jobs. Uma vez ao menos, a fuga do clichê torna-se possível, e a arte imita a vida.

Darth Vader estendendo a mão

· · ·

Artigo publicado originalmente no obvious. Republicado com autorização.
Fotos de Steve Jobs: © wikicommons, Matt Yohe.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple atualiza iCloud Control Panel para Windows, agora na versão 1.0.1

Próx. Post

Conheça o FLOTE, um stand diferente para a sua tablet

Posts Relacionados