O melhor pedaço da Maçã.

Tutorial: como modificar a data e a hora das suas imagens pelo iPhoto

Dica do iPhoto

Recentemente nós viajamos à San Francisco para o MM Tour II e, enquanto o Rafael ficou responsável por fazer os vídeos da viagem, eu fiquei encarregado de tirar algumas fotos.

Publicidade

Usei o meu iPhone 6 e a minha Canon EOS 60D para isso. Enquanto que no iPhone a data e o horário local são ajustados automaticamente, na minha DSLR essas informações estavam erradas. E é aí que entra a dica de hoje: como corrigir informações de datas e horários de fotos pelo iPhoto.

Pode parecer complicado, mas é muito simples. Depois de importar as fotos para o aplicativo, basta entrar no evento específico (no meu caso, o MM Tour II), selecionar as imagens que deseja fazer as alterações e, pelo barra de menus, escolher a opção Fotos » Ajustar Data e Hora….

Dica do iPhoto

Clique/toque para ampliar.

Fazendo isso um painel abrirá, permitindo que você escolha o dia e a hora exatos em que as fotos foram tiradas. Aqui no meu caso, a minha câmera estava “ajustada para o futuro” (ou seja, as fotos que na verdade foram tiradas no dia 2/11 estavam marcadas como 3/11). Além disso, por conta da diferença de fuso horário entre a minha cidade (Rio de Janeiro) e San Francisco, os horários das imagens também estavam errados (seis horas à frente).

Tudo o que eu tive que fazer então foi voltar um dia e seis horas nesse painel. Apesar de ele mostrar a hora exata da primeira foto selecionada, ao fazer esses ajustes todas as fotos selecionadas serão corrigidas para seis horas a menos de acordo com o horário delas, e não dessa primeira mostrada na captura de tela.

Uma coisa importante é marcar a opção “Modificar arquivos originais”, para que as informações fiquem corretas na imagem original e não apenas em alguma nova versão criada por você (como no caso de uma manipulação, adição de efeitos, etc.). Antes de clicar em “Ajustar”, vale a pena dar uma relida em tudo para ver se as informações que você colocou no painel estão corretas mesmo. Depois é só clicar no botão e esperar que as correções sejam aplicadas. 🙂

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Jogo Duckie Deck Bird Houses é pura diversão para os pequenos

Próx. Post

↪ E o grupo do MM Tour III está fechado; lá vamos nós, de novo, ao Vale do Silício! ;-)

Posts Relacionados