Viajando com o seu iGadget: Sydney

Sydney é a capital do Estado de Nova Gales do Sul, localizada na região sudeste da Austrália, e é a cidade mais populosa de toda a Oceania. Sua colonização foi inglesa e teve início em 1788.

Para se chegar à região, independente da sua companhia aérea, o caminho é longo. Mas adianto desde já: vale a pena. Não me recordo de ter encontrado uma cidade tão organizada e limpa, com sinalização em todos os locais e uma população bem receptiva.

Sydney é classificada entre as 15 principais cidades turísticas do mundo desde 2000. Seus pontos turísticos mais populares são: a Ópera de Sydney, a Ponte da Baía de Sydney, as Blue Mountains, o Royal National Park, a Praia de Bondi e o Royal Botanic Garden.

Se você pretende visitar a Austrália, não deixe de conferir mais uma edição do “Viajando com o seu iGadget“! 😊

Moeda

O dólar australiano é a moeda oficial de lá. Há em circulação as seguintes cédulas: AUD$5, AUD$10, AUD$20, AUD$50 e AUD$100. Ela é a 5ª moeda mais popular do mundo e possui uma cotação um pouco melhor para compra do que o dólar americano.

Dólar australiano

O custo de vida em Sydney é alto, mas depois de analisar o todo você perceberá que, na verdade, é barato — bem barato mesmo. Em relação a outras cidades altamente turísticas como Nova York, San Francisco ou Paris, o valor fica na zona comum. Uma coisa curiosa é a confusão de moedas, com seus tamanhos exagerados e sua grande variedade.

Para conversão, continuo recomendando o seguinte app:


Ícone do app Conversor de moedas XE

Conversor de moedas XE

de XE.com Inc.

Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple WatchesCompatível com o iMessage
Versão 6.3.0 (69.7 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

Screenshot do app Conversor de moedas XEScreenshot do app Conversor de moedas XEScreenshot do app Conversor de moedas XEScreenshot do app Conversor de moedas XEScreenshot do app Conversor de moedas XEScreenshot do app Conversor de moedas XE

Não é difícil encontrar o dólar australiano aqui no Brasil, mas se for necessária a compra de moeda na própria cidade, centenas de casa de câmbio estão à disposição, desde a chegada ao aeroporto.

Transporte

Uma das coisas que mais me chamou a atenção em Sydney foi o sistema de transporte. A coisa funciona muito bem! A maneira mais fácil de sair do aeroporto e ir até o centro da cidade é pegando o Airport Link Train. Trata-se de uma viagem muito rápida, com saídas a cada 10 minutos e que fornece conexão com outras linhas de balsas e ônibus.

Airport Train Station
KAMRUL ARIFIN / Shutterstock.com

Para chegar à estação, desça até o subsolo do terminal de passageiros. Para se locomover pela cidade, compre o Opal Card, um cartão de transporte público que possibilita acesso ilimitado ao sistema de transporte da região, com um teto máximo diário de gastos de AUD$15 para adultos ou AUD$7,50 para crianças de segunda-feira a sábado — e de apenas AUD$2,50 aos domingos.

Opal Card
GagliardiImages / Shutterstock.com

O Opal garante que você nunca gastará mais do que AUD$60 em uma semana e, graças à grande malha do sistema, é possível chegar a todas as principais atrações sem complicações. Se você não deseja ficar recarregando seu cartão com esse valores, é possível ter uma ideia de quanto será necessário adicionar de crédito ao cartão na primeira recarga.

O app Mapas, da Apple, funciona muito bem na cidade. Mas se você precisa de uma solução sem a necessidade de internet e apenas para visualização do mapa do metrô, aqui vai:


Ícone do app City Rail Map - Travel Offline

City Rail Map - Travel Offline

de Urban-Map

Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 6.1.2 (80.5 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

Screenshot do app City Rail Map - Travel OfflineScreenshot do app City Rail Map - Travel OfflineScreenshot do app City Rail Map - Travel OfflineScreenshot do app City Rail Map - Travel OfflineScreenshot do app City Rail Map - Travel Offline

Agora, se você tiver conexão com a internet, recomendo os seguintes aplicativos:


Ícone do app TripGo

TripGo

de SkedGo Pty Ltd

Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 2019.7 (79.5 MB)
Requer o iOS 10.3 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

Screenshot do app TripGoScreenshot do app TripGoScreenshot do app TripGoScreenshot do app TripGoScreenshot do app TripGo

Ícone do app Moovit: Transporte Público

Moovit: Transporte Público

de Moovit App Global LTD

Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 5.37.3 (174.2 MB)
Requer o iOS 9.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

Screenshot do app Moovit: Transporte PúblicoScreenshot do app Moovit: Transporte PúblicoScreenshot do app Moovit: Transporte PúblicoScreenshot do app Moovit: Transporte PúblicoScreenshot do app Moovit: Transporte Público

O horário de funcionamento do metrô é bem amplo e, sempre que ocorrem grandes eventos na cidade, ele é extendido.

Se precisar de uma outra solução de transporte, o Uber também está disponível na cidade:


Ícone do app Uber

Uber

de Uber Technologies, Inc.

Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 3.373.10001 (422.5 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

Screenshot do app UberScreenshot do app UberScreenshot do app UberScreenshot do app UberScreenshot do app Uber

Sydney é segura igual às nossas principais cidades do Brasil e a melhor forma de se conhecer a cidade é a pé. Não, você não precisa esquecer o metrô e o ônibus, mas ao chegar em uma determinada região, não tenha medo de explorá-la! Dezenas de lojas, pequenas feiras e restaurantes poderão se tornar agradáveis surpresas em sua viagem.

Ópera de Sydney

Telefonia, internet e Wi-Fi

Ao chegar ao aeroporto, você encontrará balcões para a venda de chips das principais operadoras. Escolhi a Vodafone, ao custo de AUD$40 para 8GB de internet, mensagens e ligações ilimitadas no país.

Loja da Vodafone no aeroporto de Sydney
Tooykrub / Shutterstock.com

Dezenas de lojas/restaurantes disponibilizam redes Wi-Fi gratuitas; em algumas regiões da cidade também é possível encontrar redes públicas, também gratuitas, e com uma boa velocidade de conexão.

Alimentação

Em Sydney é possível encontrar praticamente todos os tipos de comida do mundo. Dependendo de sua escolha, seu almoço/jantar pode sair desde alguns poucos até algumas centenas de dólares australianos. Recomendo consultar os melhores restaurantes no Yelp.


Ícone do app Yelp

Yelp

de Yelp

Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple WatchesCompatível com o iMessage
Versão 12.46.0 (307.1 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

Screenshot do app YelpScreenshot do app YelpScreenshot do app YelpScreenshot do app Yelp

Procurando um Burger King? Na Austrália você não encontrará nenhum! Acontece que, nos idos de 1971, quando a gigante americana1 decidiu chegar ao país, encontrou um problema: seu nome já havia sido registrado por uma rede de restaurantes da cidade de Adelaide, também na Austrália.

Hungry Jack's, o Burger King da Austrália

Resumo da ópera: caso a empresa desejasse iniciar suas operações na região, deveria mudar de nome. O franqueado Jack Cowin recebeu uma lista de opções para escolher a marca e a primeira opção foi… Hungry Jack’s! Atualmente, a rede conta com mais de 300 lojas pelo país.

Principais atrações

Ponte de Sydney
Ponte de Sydney
Taronga Zoo
Taronga Zoo: cangurus, ornitorrincos e muito mais!
Bondi Beach
Bondi Beach
Sydney Tower Eye
Sydney Tower Eye: bela vista da cidade tanto de dia quanto à noite
Apple I no Powerhouse Museum
Apple I no Powerhouse Museum
Blue Mountains
Blue Mountains

E, é claro…

Apple Store, Bondi
Apple Store, Bondi: possivelmente a primeira loja com árvores dentro

Mais dicas de apps úteis:


Ícone do app TripAdvisor: hotéis, voos

TripAdvisor: hotéis, voos

de TripAdvisor LLC

Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple TV
Versão 33.6 (213 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

Screenshot do app TripAdvisor: hotéis, voosScreenshot do app TripAdvisor: hotéis, voosScreenshot do app TripAdvisor: hotéis, voosScreenshot do app TripAdvisor: hotéis, voosScreenshot do app TripAdvisor: hotéis, voosScreenshot do app TripAdvisor: hotéis, voosScreenshot do app TripAdvisor: hotéis, voosScreenshot do app TripAdvisor: hotéis, voos

Ícone do app Sydney Travel Guide by Triposo

Sydney Travel Guide by Triposo

de Travel Guide with Offline Maps B.V.

Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 6.4.0 (482.4 MB)
Requer o iOS 8.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

Screenshot do app Sydney Travel Guide by TriposoScreenshot do app Sydney Travel Guide by TriposoScreenshot do app Sydney Travel Guide by TriposoScreenshot do app Sydney Travel Guide by TriposoScreenshot do app Sydney Travel Guide by Triposo

Espero que tenham gostado das dicas. Boa viagem e até a próxima! 🙂


Se está com visita marcada para Orlando, Roma, Paris, Nova York, San Francisco, Buenos Aires ou Xangai, confira outras dicas de apps desta minha série Viajando com o seu iGadget!

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários