↳ Supercomputador brasileiro de R$60 milhões está desligado por falta de recursos

Logo do iMasters

Um dos projetos científicos mais caros já financiados pelo Brasil está ameaçado por causa da crise econômica. Trata-se do supercomputador “Santos Dumont”, a máquina mais poderosa da América Latina, que teve de ser desligado porque não há dinheiro para pagar a conta de luz do aparelho. O dispositivo está localizado no Laboratório Nacional de Computação Científica, em Petrópolis. Por mês, o computador gasta até R$500 mil em energia elétrica, mas o governo não reajustou o orçamento da unidade. Com isso, o preço das contas passou a consumir 80% dos recursos do laboratório, o que torna inviável o funcionamento integral do supercomputador, que corre o risco de ser desativado em caráter definitivo.

Muito triste. Chegamos a falar desse supercomputador no MacMagazine no Ar #169, que teve a participação do nosso patrão ouro Leonardo Fialho.

[button color=”white” size=”normal” alignment=”none” rel=”follow” openin=”newwindow” url=”http://imasters.com.br/noticia/supercomputador-brasileiro-de-r-60-milhoes-esta-desligado-por-falta-de-recursos/”]Continue lendo este artigo no iMasters…[/button]

Posts relacionados

Comentários