UnDistracted lhe ajuda a se focar em uma coisa de cada vez no Mac

Estudos já comprovam que ser produtivo não significa necessariamente ser multitarefa. Pelo contrário, fazer muitas coisas ao mesmo tempo pode até afetar negativamente a sua produtividade e a qualidade do que você está fazendo. Quando você trabalha em um computador (que é multitarefa), existem diversos elementos chamando a sua atenção; se você é daqueles que facilmente desvia o foco do que está fazendo, lhe apresento o aplicativo para Mac UnDistracted.

Com este aplicativo, você pode se focar em apenas uma tarefa por vez, podendo esmaecer o restante do conteúdo na tela ou fazê-los desaparecer completamente. Funciona assim: você tem opções de habilitar e desabilitar algumas funções manual ou automaticamente. Você pode esconder o Dock, a barra de menus, os ícones do Desktop e também ativar o “Não Perturbe” (Do Not Disturb) tanto para as notificações quanto para os mensageiros (modifica os status). Se você não quiser esconder completamente o Dock, também tem a opção de deixá-lo no Modo Escuro (Dark Mode).

Ao ativar o “Focusing Mode”, automaticamente as opções que você selecionou são executadas e toda a tela esmaece, deixando somente o aplicativo no qual você está trabalhando no momento. Nas preferências do app você pode ajustar a transparência e também a cor.

Desktop do UnDistracted

Assim que você abre o aplicativo ele aparece na barra de Menus, então é muito fácil ativar ou desativar um recurso por ele — basta clicar no ícone e escolher as opções que deseja. Já no modo automático (a melhor parte!), você pode selecionar em preferências o que deseja desativar quando o “Focusing Mode” estiver ligado, bem como selecionar quais opções serão ativadas novamente quando o modo for desligado. É claro, um modo automático não seria nada sem um atalho para alegrar nossas vidas, então você pode escolher quais teclas usar para ativar o “Focusing Mode” — por padrão, é ⌥⌘F.

Outra ótima opção deste app é a possibilidade de rodar AppleScripts, ou seja, você pode “mandar” um aplicativo fechar quando o modo de foco estiver ligado e mandá-lo abrir novamente quando o modo desativar. Para isto, basta ir em Preferences » Automation » Enabled, selecionar “Run AppleScript” e colocar o nome do aplicativo que deseja desabilitar entre aspas, como demostrado abaixo. Não se esqueça de fazer o mesmo procedimento em “Disabled”, para que o aplicativo volte a funcionar quando tal modo for desabilitado.

Configurações do UnDistracted

Ícone - UnDistractedDesconto para leitores do MacMagazine!

Se você se interessou pelo aplicativo, pode baixar aqui a versão de testes (trial de 7 dias) ou aproveitar o desconto exclusivo que conseguimos para os leitores do MM!

Clicando neste link, você paga apenas R$43 R$28 (sim, em reais!) por ele. Aproveite, pois é por tempo limitado! 😃

Posts relacionados

Comentários