O melhor pedaço da Maçã.

Aplicativo NetSpot para Mac é uma poderosa ferramenta de análise de redes Wi-Fi — que pode solucionar seus problemas de conexão

A não ser que seja (um felizardo) dono de um roteador ASUS de R$1.800 ou um concorrente equiparável, é bem provável que você sofra, em maior ou menor grau, com problemas de conexão e alcance da sua rede Wi-Fi. Até o próprio sistema construtivo mais comum na nossa singela república joga contra nós, brasileiros, com suas grossas paredes de tijolos que nasceram para bloquear os mágicos raios de internet.

Publicidade

Felizmente, existem ferramentas e dispositivos de todos os tipos que prometem solucionar pra sempre a questão do Wi-Fi. Então, deparamo-nos com outra questão: como analisar nossas redes domésticas e sabermos quais os lugares mais afetados, os pontos críticos, aqueles mais apropriados para posicionar nossos equipamentos?

É aí que entra o NetSpot.

NetSpot para macOS

O NetSpot é um aplicativo pra OS X macOS (há também uma versão pra Windows) que reúne todos os tipos de dados possíveis que um usuário possa querer ter acerca da sua (ou das suas) rede Wi-Fi, tudo em tempo real. Com ele, é possível ter uma análise completa da conexão — incluindo velocidade, com o velocímetro embutido, e ainda nível de sinal (com máximos, mínimos, média, comparação em porcentagem e muito mais), modo, banda, tipo de segurança, entre outros. O mais legal é que, se você tiver um Mac portátil, pode movê-lo pelo recinto — ou pela casa toda — e ir vendo estas informações mudando em tempo real, criando assim uma ideia de que pontos da casa merecem atenção.

Publicidade

O software vai ainda mais além: na aba Survey (Pesquisa), é possível fazer levantamentos completos da cobertura de uma rede num determinado local. Para isso, basta criar ou importar um desenho — que não precisa ser técnico, apenas uma aproximação — da planta da(o) casa/escritório/local desejado, ir se movendo com o computador e clicar na área da planta onde ele se localiza a cada medida, gerando snapshots. Findada essa etapa, o NetSpot criará um “mapa de calor” da sua planta, apresentando com detalhes os locais onde a rede é fraca e pode ser necessária a instalação, por exemplo, de repetidores de sinal.

Nos meus testes o software cumpriu perfeitamente o que prometeu, comportando-se com excelência na análise e no levantamento de dados das redes Wi-Fi. Uma das únicas críticas que poderia ser feita tem a ver com a acessibilidade do app: até por apresentar uma miríade de opções e elementos, muitos deles bastante técnicos, a interface geral pode afastar alguns usuários mais básicos. Acostumando-se com o ambiente, entretanto, a coisa flui muito bem — até mesmo o recurso de desenhar plantas é bastante fácil de usar.

Publicidade

Isso me leva ao outro ponto negativo do NetSpot, que é a sua versão gratuita. Ela permite a análise da rede apenas em um cômodo de cada vez, e apenas um snapshot dentro dele. Para quaisquer levantamentos mais aprofundados, é necessária a versão Pro do aplicativo, que custa salgados US$149 — mais caro que muitos dispositivos de melhoramento de rede. Talvez por isso, ele seja mais direcionado a empresas e usuários avançados, cujo desempenho do Wi-Fi é crucial para trabalho ou jogos.

De qualquer forma, trata-se da opção mais completa do segmento no reino do macOS, e, só por isso, vale a pena dar uma olhada se você se identificou com os problemas acima. O NetSpot — sua versão gratuita, ao menos — está disponível na Mac App Store.


Ícone do app NetSpot: WiFi Analyzer
NetSpot: WiFi Analyzer de Etwok Inc
Compatível com Macs
Versão 3.1.3520 (21.3 MB)
Requer o macOS 10.12 ou superior
GrátisBadge - Baixar na Mac App Store Código QR Código QR
Screenshot do app NetSpot: WiFi AnalyzerScreenshot do app NetSpot: WiFi AnalyzerScreenshot do app NetSpot: WiFi AnalyzerScreenshot do app NetSpot: WiFi AnalyzerScreenshot do app NetSpot: WiFi AnalyzerScreenshot do app NetSpot: WiFi AnalyzerScreenshot do app NetSpot: WiFi AnalyzerScreenshot do app NetSpot: WiFi Analyzer

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Nova contratação da Apple pode ajudar a potencializar iniciativas de saúde

Próx. Post

Rumor: modelo cinza espacial do “iPhone 7” poderá ser mais escuro que o atual

Posts Relacionados