O melhor pedaço da Maçã.

iOS 16.5, iPadOS 16.5, macOS 13.4, watchOS 9.5 e tvOS 16.5 são liberados para todos!

Sistemas operacionais da Apple em fase de testes (beta)

A Apple liberou oficialmente, hoje, o iOS 16.5 (compilação 20F66), o iPadOS 16.5 (idem), o macOS Ventura 13.4 (22F66), o watchOS 9.5 (20T562) e o tvOS 16.5 (20L563), bem como o Software do HomePod 16.5, para todos os usuários com dispositivos compatíveis!

Publicidade

Com o iOS 17 (e demais sistemas) quase à vista, as mais novas versões dos sistemas operacionais da Maçã contam com apenas algumas novidades e melhorias pontuais.

Vamos conferir o que vem nesta leva?

iOS 16.5

O iOS 16.5 vem com novidades bem tímidas, como um novo wallpaper do Orgulho (Pride) para a tela bloqueada e a adição de uma aba para esportes no app Apple News (indisponível no Brasil). Além disso, no caso do app de notícias, os cartões de placares e de programação da seção “My Sports” agora levam o usuário para página com detalhes adicionais sobre cada jogo.

A Apple chegou a testar a possibilidade de iniciar uma gravação de tela pedindo à Siri em betas do iOS 16.5, mas isso acabou ficando de fora da versão final por algum motivo.

Publicidade

Todas as novidades estão no changelog completo, abaixo.

Esta atualização inclui as seguintes melhorias e correções de erros:

 • Celebração do Orgulho, uma nova imagem de fundo para a Tela Bloqueada em homenagem à comunidade e à cultura LGBTQ+
 • Corrige um problema em que o Spotlight podia parar de responder
 • Aborda um problema que fazia com que o app Podcasts não carregasse conteúdo no CarPlay
 • Corrige um problema do Tempo de Uso que provocava a redefinição dos ajustes ou sua não sincronização em todos os dispositivos

É possível conferir todas as correções de segurança do iOS 16.5 nessa página, que estão inclusas hoje também no iOS/iPadOS 15.7.6 (compilação 19H349).

iPadOS 16.5

Assim como no caso do sistema operacional para iPhones, o iPadOS 16.5 também está chegando com poucas novidades — basicamente as mesmas comentadas acima, bem como correções de bugs e outras melhorias.

Publicidade

Também é possível conferir todas as novidades no changelog, abaixo.

É possível conferir todas as correções de segurança do iPadOS 16.5 nessa página.

macOS Ventura 13.4

Também ganhando a mesma aba para esportes no app Apple News, o macOS 13.4 teve como novidade mais proeminente a chegada do novo método para instalar versões beta — lançado originalmente com o iOS/iPadOS 16.4.

Publicidade

Outras novidades estão no changelog completo, logo abaixo.

O macOS Ventura 13.4 inclui as seguintes melhorias e correções de erros:

• Resolve um problema em que o Desbloqueio Automático com o Apple Watch não iniciava uma sessão no Mac
• Corrige um problema de Bluetooth que provocava uma demora na conexão de teclados com o Mac depois que ele era reiniciado
• Aborda um problema de navegação por pontos de referência em páginas web com o VoiceOver
• Corrige um problema do Tempo de Uso que provocava a redefinição dos ajustes ou sua não sincronização entre todos os dispositivos

A Apple divulgou as correções de segurança do macOS 13.4 nessa página, que estão inclusas hoje também no macOS Monterey 12.6.6 (compilação 21G646) e no macOS Big Sur 11.7.7 (20G1345).

watchOS 9.5

O novo método, que limita a assinantes do Apple Developer Program a possibilidade de baixar betas para desenvolvedores, também é uma das únicas poucas novidades do watchOS 9.5.

Acompanhando o iOS 16.5, o watch 9.5 também chega com um novo mostrador do Orgulho, feito para combinar com pulseira anunciada pela Apple na semana passada.

Outras novidades podem ser conferidas no changelog abaixo.

O watchOS 9.5 inclui novos recursos, melhorias e correções de erros, incluindo o novo mostrador Celebração do Orgulho, uma homenagem à cultura e à comunidade LGBTQ+.

Todas as correções de segurança do watchOS 9.5 estão disponíveis nessa página.

tvOS 16.5 e Software do HomePod 16.5

Seguindo o caminho contrário ao que acontece costumeiramente — com o tvOS tendo pouco destaque em relação aos demais sistemas —, a atualização de Apple TVs chega com um recurso muito bem-vindo: a Multiview, que possibilita assistir a mais de uma transmissão ao mesmo tempo.

De acordo com a Apple, essa novidade funcionará, é claro, com transmissões do MLS Season Pass e também com o “Friday Night Baseball”.

Outra novidade é o suporte ao padrão Matter através do protocolo Thread 1.3 — coisa que também está chegando aos HomePods com o lançamento da versão 16.5 do seu software. Essa novidade, ao contrário do Thread 1.2, permite que os dispositivos funcionem com qualquer roteador de borda Thread.

Já no HomePod, a atualização inclui apenas “melhorias de desempenho e estabilidade”, segundo a Apple.

As correções de segurança do tvOS 16.5 e do Software do HomePod 16.5 podem ser conferidas aqui.


Já atualizaram seus dispositivos por aí? 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

WhatsApp testa reações rápidas com toque duplo em conversas

Próx. Post

OpenAI lança aplicativo oficial do ChatGPT para iOS

Posts Relacionados