Alguns usuários estão trancados fora dos seus próprios IDs Apple [atualizado]

Em 2015 a Apple lançou um novo recurso de segurança que em algum momento substituirá a verificação de duas etapas. Falo da autenticação de dois fatores. Pode parecer a mesma coisa, mas existem diferenças interessantes entre os dois recursos de segurança.

A autenticação de dois fatores é um “novo” serviço integrado diretamente ao iOS 9 e ao OS X El Capitan (ou superiores). Ela usa diferentes métodos para confiar em dispositivos e fornecer códigos de verificação, oferecendo uma experiência mais simples ao usuário. Na autenticação de dois fatores, por exemplo, o usuário não precisa guardar uma chave reserva (ou de recuperação) para reaver a sua conta, caso necessário.

Apesar de estar por aí desde o lançamento do iOS 9/OS X El Capitan, a verdade é que a Apple ainda não promoveu o recurso a ponto de usuários migrarem da verificação de duas etapas para ele. Eu, porém, como sofro bastante com ataques (pessoas tentando roubar o meu ID Apple), resolvi seguir esta dica do Six Colors e ativar o recurso na minha conta. Resumidamente, tudo o que você precisa fazer é desativar a verificação de duas etapas, depois entrar em Ajustes » iCloud (no seu iGadget), tocar no seu nome/ID Apple, em Senha & Segurança e selecionar a nova opção de autenticação.

Pouco tempo depois, porém, quando a minha conta foi bloqueada por uma nova tentativa de invasão, eu fiquei trancado fora dela por um simples motivo: ao tentar entrar no iforgot.apple.com/br para desbloquear a conta, aparecia uma mensagem de erro:

Problema com ID Apple

Tentei fazer a mesma coisa pelo iPad/iPhone, mas o erro persiste:

Problema com ID Apple

Hoje, o 9to5Mac publicou um artigo informando que alguns usuários que estão com a autenticação de dois fatores ativada em suas contas e testando o iOS 10 beta estão enfrentado o mesmo problema. A teoria deles é que o problema pode ter a ver com algum servidor usado pelo software beta ou até mesmo causado por algum bug no sistema. O problema é que eu não estou utilizando nenhuma versão beta aqui e, ainda assim, faço parte do grupo de usuários que está com a conta bloqueada. Só que, para piorar o cenário, já existem pessoas sem a autenticação de dois fatores ativada falando que o problema também está acontecendo com elas.

Não preciso nem falar o quão incomodo é ter a sua conta bloqueada, né? Você perde acesso aos emails, suas informações não são mais sincronizadas entre aparelhos, entre outras dores de cabeça. A única boa notícia dessa história é que, quanto mais pessoas passando por isso, mais rapidamente a Apple se preocupará em resolver tudo.

Vamos acompanhar o desenrolar dessa história.

Atualização · 11/07/2016 às 18:05

Na discussão que está rolando no Reddit, o usuário rustyhalo93 achou uma solução para contornarmos o problema e ganharmos acesso ao ID Apple novamente:

A dica felizmente funcionou aqui e eu consegui desativar a autenticação de dois fatores, podendo novamente entrar na minha conta. Se você está passando pelo mesmo problema, basta procurar pelo email automático que a Apple envia quando você ativa a autenticação de dois fatores.

Email informando sobre a ativação da autenticação de dois fatores

No email, há um link para você desativar o recurso de segurança. Clicando/tocando nele, basta seguir as informações para desativar, restabelecendo as perguntas de segurança e ganhando o acesso à sua conta.

Obviamente, o problema com a autenticação de dois fatores quando a conta é bloqueada por algum motivo continua e precisa ser corrigido pela Apple. Ainda assim, fica a dica para quem está trancado sem poder ler seus novos emails, sincronizar lembretes, calendários, contatos, notas, etc.

Posts relacionados

Comentários