Assim como o iOS 10, o OS X/macOS também já está se preparando para um futuro “Modo Escuro” mais abrangente

Modo Escuro no OS X/macOS
iMac no escritório | Placeit

Recentemente foram encontradas referências a um “Modo Escuro” (“Dark Mode”) no iOS 10, dando a entender que a Apple pretende liberar essa função no futuro em seu sistema operacional móvel.

No OS X/macOS, em Preferências do Sistema » Geral, já existe há um tempo a opção “Usar barra de menus e Dock escuros” — mas a coisa para por aí. A boa notícia é que o nosso leitor Guilherme Rambo [@_inside] conseguiu ativar um Modo Escuro “mais abrangente” em vários apps nativos do sistema (como Safari, Preferências do Sistema, Finder e Editor de Texto), e isso já no OS X El Capitan.

Clique/toque nas screenshots para ampliá-las.

Segundo o Guilherme, em uma das sessões da WWDC deste ano (“Crafting Modern Cocoa Apps”) o apresentador deu bastante ênfase para que desenvolvedores usem controles nativos em seus apps. “Isso facilitaria a adaptação para um Modo Escuro, que pode ser aplicado facilmente com uma propriedade acessível a todos os desenvolvedores”, comenta ele.

Não é um visual ainda 100% polido, mas é agora inegável que a Apple está experimentando com tal possibilidade.

Posts relacionados

Comentários

23 comments

  1. Eu particularmente não gosto do modo escuro, de noite e com sono as vezes me parece mais “borrado”. Para o meu gosto e conforto, nada com o fundo branco, mas as vezes ativo o modo escuro na cor bege. Mas acho que é uma opção a mais que deve agradar muitas pessoas, é isto ai.

  2. Para quem passa muitas horas trabalhando no computador, é melhor coisa. Quando o Logic Pro X foi lançado, meus olhos agradeceram.

  3. Confesso que somente a Barra de cima preta é mais agradável, pelas fotos ficou meio tosco, tá parecendo windows 10 =p

  4. Claro, eu sou o Craig e tudo mais… mas poderiam dar a “dica” de como ativar essa prévia!?
    Não é que eu não saiba dessa novidade, mas gostaria de experimentar também! rsrsrsrs… #craighumilde

  5. Muito legal, mas que por favor, não seja como o modo escuro do Windows, simplesmente tudo preto e com a fonte branca.

  6. Modos escuro, mais feio impossível. Tá parecendo aquelas modificações toscas do Windows feitas pelo Window Blinds.

  7. Sim, eu sou usuário Mac ha muitos anos e já usei o Tiger e Leopard e sempre gostei de apps para mudar skin da Dock mas, a Apple bem que poderia disponibilizar essa opção no sistema.

  8. Esse modo seguro deveria ser transparente fumê, igual a película de csrros. Assim ficou visualmente pesado, pois de repente o usuário muda para um aplicativo com fundo claro e isso vai afetando negativamente a visual.

  9. Como eram bons os velhos tempos em que discutíamos funções do Mac OS que realmente mudavam as coisas em termo de desempenho e usabilidade. Este modo escuro faz alguma coisa além de ficar escuro? O que isto altera? O OS X vai carregar mais rápido? É perfumaria? Acho que não estou entendo nada e ficando velho.

  10. Eu já usei o cDock, o desenvolvedor é conhecido na plataforma, só que…ele instala um plugin SIMBL para rodar a aplicação. Somente digitar a senha não vai ser o suficiente para funcionar. A Apple introduziu um novo recurso de segurança chamado “proteção de integridade do sistema” com intenção de torná-lo mais seguro. Para usufruir dos recursos do cDock é necessário desbloquear essa proteção, instalar o app e bloquear novamente. Cabe a você decidir pois, vai deixar um terceiro ter pleno poder do seu sistema!
    Na página do desenvolvedor você encontra as explicações: http://w0lfschild.github.io/app_cDock.html

  11. Eu também não entendo a necessidade disso. Será que tem alguma coisa haver com usabilidade? acessibilidade?

Deixe uma resposta