Em um estudo recente sobre o potencial de expansão internacional de plataformas móveis (iOS e Android, especificamente), a Flurry procurou comparar o tamanho do mercado de smartphones hoje com o número total de pessoas da classe média, que poderiam, em tese, adquirir um celular avançado ou tablet em diferentes países.
Atualmente, gadgets mobile têm cerca de 264 milhões de usuários (estimativa que não compreende aparelhos velhos e descartados), dos quais 41%, ou 109 milhões, localizam-se nos Estados Unidos. Logo atrás vem a China, com 35 milhões de usuários.
Observando o potencial de diferentes mercados, porém, a coisa muda de figura: calculando quanto da população “adulta” (entre 15 e 64 anos) com meios para fazer a aquisição de um smartphone ou tablet, mas que ainda não o fez, a Flurry colocou a China como mercado de maior potencial do mundo, com 122 milhões de clientes a conquistar. Atrás dela vieram os EUA, com 91 milhões, a Índia, com 75 milhões, o Japão, com 65 milhões e, fechando o Top 5, o Brasil, com 34 milhões de assinantes em potencial.
Com base nesses dados, a Flurry criou ainda dois gráficos que mostram a disposição dos países conforme seus mercados potenciais e o quanto já foi aproveitado neles, dividindo as nações em dois grupos: mercados maduros (que já foram bem explorados pelas fabricantes de gadgets) e mercados emergentes (que têm potencial futuro).
Mais detalhes sobre este relatório da Flurry podem ser vistos aqui. Vale a pena também comparar estes gráficos com um bastante similar feito por Horace Dediu recentemente.
[via TechCrunch]