O melhor pedaço da Maçã.

Analistas, pra que te quero: saiba quem acertou e quem errou nos resultados da Apple

Tabela de analistas da AAPL - Fortune Tech

Tiro o meu chapéu metafórico para o Fortune Tech, por ter compilado a tabela abaixo: ela mostra com precisão matemática quais analistas foram mais precisos na previsão dos resultados da Apple. Em verde, você vê os “amadores” (pessoas que fazem isso por hobby, sem serem filiadas a alguma firma especializada em análise de mercado) e profissionais (quem vive de suas previsões) — a lista é ordenada por acerto, com os mais precisos acima.

Publicidade

Tabela de analistas da AAPL - Fortune Tech

Como é possível notar claramente, os “amadores” deram um banho nos “profissionais”, na hora de prever receitas e ganhos por ações diluídas (EPS) — e grandes nomes, como Gene Munster (da Piper Jaffray), tiveram um desempenho bem fraco, nessas medidas. Por outro lado, na hora de prever números de vendas de iPods, Macs e iPads (não calculados acima), os profissionais tiveram um desempenho mais satisfatório — e dois deles conseguiram até prever, com erro de 0,1 ponto percentual, a margem de lucro “mirrada” da Apple.

Curiosamente, dá pra notar um padrão: onde a Apple superou as expectativas, os “amadores” otimistas acertaram; onde a Apple não foi tão bem, os “profissionais” pessimistas chegaram mais perto. Quem aí se arriscaria a começar a prever resultados financeiros da Maçã? 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple Retail Stores receberam mais visitantes em um trimestre que Magic Kingdom e Disneyland *juntos*, no ano passado

Próx. Post

Human Touch lança cadeira de massagem controlada por app para iOS

Posts Relacionados