O melhor pedaço da Maçã.

Fortnite continuará banido da App Store; Apple não poderá retaliar contra o Unreal Engine [atualizado]

Shutterstock.com
Boxe

Novidades no embate entre Apple e Epic Games! Como sabemos, a disputa entre as duas empresas, que começou com o banimento do jogo Fortnite e se estendeu à conta de desenvolvedora da Epic, só será decidida em maio de 2021. Todavia, até lá detalhes menores dessa disputa vão sendo resolvidos.

Publicidade

Como informou o The Verge, a juíza Yvonne Gonzales Rogers se recusou a conceder um mandado de segurança contra a Apple que forçaria a empresa a restabelecer o jogo Fortnite na App Store; por outro lado, acatou a liminar [PDF] que impede a Apple de retaliar contra o Unreal Engine.

Estamos falando de uma decisão final, que não poderá mais ser revertida. Isso quer dizer que a Epic está proibida de lançar novos jogos para iOS/iPadOS e não poderá distribuir Fortnite na App Store pelo menos até o fim do julgamento, em maio de 2021 — a menos, é claro, que ela decida remover seu próprio sistema de pagamento do app, como a Apple já havia comentado.

Da mesma forma, a Apple está proíbida de remover a conta de desenvolvedora afiliada da Epic usada para oferecer o Unreal Engine a seus parceiros. Assim, a juíza acredita que as coisas estão justas até que a decisão final seja tomada.

Publicidade

A Epic Games e a Apple têm a liberdade de litigar essa ação pelo futuro da fronteira digital, mas sua disputa não deve causar danos aos espectadores. Assim, o interesse público pesa esmagadoramente a favor do Unreal Engine e dos afiliados da Epic.

Na prática, então, tudo continua do jeito que está — pelo menos até maio de 2021, quanto o caso será finalmente decidido.

Atualização 09/10/2020 às 21:10

Eis a declaração da Apple:

Publicidade

Nossos clientes depende de a App Store ser um lugar seguro e confiável onde desenvolvedores seguem as mesmas regras. Agradecemos que o tribunal tenha reconhecido que as ações da Epic não atendiam aos melhores interesses de seus próprios clientes e que quaisquer problemas que eles possam ter encontrado foram de sua própria responsabilidade quando violaram seu acordo. Por 12 anos, a App Store tem sido um milagre econômico, criando oportunidades transformadoras para desenvolvedores grandes e pequenos. Estamos ansiosos para compartilhar esse legado de inovação e dinamismo com o tribunal no ano que vem.

E a da Epic:

A Epic Games agradece que a Apple continue a ser impedida de retaliar o Unreal Engine e nossos clientes de desenvolvimento de jogos à medida que o litígio continua. Continuaremos criando para iOS e Mac sob a proteção do tribunal e buscaremos todas as vias para acabar com o comportamento anticompetitivo da Apple.

Obviamente, cada uma puxando tudo para o seu lado.

via Bloomberg

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple usará suas lojas para acelerar entrega de produtos

Próx. Post

Elenco de “The Morning Show” ganhará reforços na 2ª temporada

Posts Relacionados