O macOS Sierra virá cheio de melhorias essenciais para todos os usuários, mas uma delas será exclusividade para donos de Apple Watches: trata-se do Desbloqueio Automático (Auto Unlock), mais um recurso do arsenal de funções de Continuidade adicionais ao longo dos anos nas plataformas da Maçã.

Até hoje, essas funcionalidades visavam integrar de maneira transparente as experiências que os usuários possuem com apps e serviços da Apple em diferentes dispositivos. Com o Auto Unlock, a suite de Continuidade ganha a sua primeira função de segurança, que adiciona enorme conveniência no dia-a-dia com o Mac.

Funcionamento

Com o Auto Unlock habilitado, o macOS Sierra passa a reconhecer o relógio autenticado do usuário final para acesso ao sistema. O que é significa “autenticado”, no caso? Além de estar pareado com o iPhone, ele precisa estar vinculado ao ID Apple utilizado para acesso aos seus dispositivos.

Também é necessário habilitar na sua conta a autenticação de dois fatores que a Apple fornece desde o lançamento do iOS 9 e do OS X El Capitan. Isso pode gerar confusão entre alguns usuários que chegaram a habilitar a verificação de dois passos antes de este serviço ser ativado. Para eles, será necessário desativá-la primeiro, nas configurações do ID Apple.

De acordo com engenheiros da Apple, o Auto Unlock é baseado em comunicação P2P1 criptografada entre dispositivos, a mesma que habilita as demais funções de Continuidade. Uma série de cálculos também é efetuada no momento em que o usuário retira o Mac do repouso e busca o relógio ao redor, para garantir que é ele mesmo quem está efetuando o acesso e evitando o risco de ataques de relay.

A ideia do recurso é ser padrão Apple: “just works”.

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

96 comments

  1. Isso é otimo, mas de contra-partida se vc estiver em casa e alguem ter acesso ao seu mac,podera desbloqueado facilmente, as vezes sem que vc saiba, nao? Ate por que o bluetooth tem um distancia consideravel…

  2. Nem sei se é uma questão de facilidade ou dificuldade, creio que tenha a ver com o fato de que o telefone pode ser facilmente tirado da pessoa para autenticar a máquina, enquanto com o relógio não é tão simples (e a autenticação com o iPhone precisa estar válida).

  3. Não é de forma automática. Você precisa interagir/se autenticar pelo iPhone. Com o relógio a ideia é exatamente o contrário (chegou perto, despertou).

    Mas entendo a vontade de querer funcionar com iPhone. Quando eu vi o recurso pela primeira vez pensei o mesmo; só que, depois, pensando na implementação, nada ficaria tão bacana como acontece com o Apple Watch.

  4. Usando o app MacID é possível autenticar usando o iPhone automaticamente, apenas por aproximação e sem digitar senha.

  5. Ahhhhh, agora sim eu vou comprar este “maledito” Apple Relógio. Não… péraaaa!
    Desculpa aí Phil, mas já estava na hora de termos um TouchID nos MacBooks, please!
    E brincadeiras a parte, parabéns pelos vídeos! Tutoriais, Resenhas ou Mostrando como funciona, serão sempre bem-vindos!

  6. Fiquei triste que só funciona com produtos de meados de 2013 ou posteriores. Estou com o macOS Sierra e watchOS3, mas não dá pra testar pois meu MacBook é de meados de 2012 ☹️

  7. Falando em segurança. Se o usuário for roubado (assalto a mão armada por exemplo), provavelmente levarão o watch também, nesse caso o ladrão passaria a ter acesso total ao Mac roubado.

    Ou existe algum mecanismo de proteção nesse caso?

    Pessoal que tem acesso ao conjunto mac+watch poderia testar isso aí…

  8. Está longe de ser algo seguro. Já testei e as falhas são muitas.

    Além disso, se uma pessoa pegar o seu iPhone e se aproximar do computador, ele desbloqueará. Com o Apple Watch isso não acontece pois, ao tirar o relógio, é preciso digitar a senha de quatro dígitos para que o Desbloqueio Automático do Mac funcione novamente.

  9. Pra mim não a funcionado, ambos aparelhos rodando a ultima versão beta 3, ele fica ‘desbloqueado’ e no fim não consegue, pede a senha .

  10. Se for para tirar o telefone do bolso e botar o dedo no touch ID você digita a senha, é mais rápido. No relógio, se ele não saiu do seu pulso depois que usou o iPhone pela última vez, ele já está desbloqueado.

  11. Pra que? Vc mal encosta o dedo nele e ele já destrava. Sem falar que ele quase sempre fica próximo do Watch, vai ficar desbloqueando celular no bolso.

  12. minha duvida, minha filha e eu usamos o iMac, temos nossos perfis no mesmo imac, então eu consigo ativar o meu perfil me aproximando como o relógio e ela consegue ativar o dela usando o relógio dela?

  13. Não vejo o porque não fazer isto com o iPhone, o iPhone tem até o leitor biométrico, até poderia ser por ele. Ninguém vai comprar o relógio apenas para esta finalidade, certeza. Rsrs

  14. Acabei de pensar aqui comigo, basta o iPhone e o Mac estarem na mesma rede, ele poderia desbloquear na hora, e em alguns casos depois de desbloqueado o iPhone poderia solicitar a autenticação biométrica, conforme a configuração que o usuário estabelecer. Não vejo problema de segurança se estiverem na mesma rede por exemplo, fora da rede poderia solicitar a biometria. Basta querer.

  15. Aí você está no trabalho, alguém pega o seu iPhone e senta na frente do seu Mac com ele. Ambos estão na mesma rede e a pessoa conseguiu acesso ao seu Mac sem pestanejar.

    Com o Apple Watch isso não acontece.

  16. Sim, pra quem tem o relógio é um recurso bacana mesmo. E com certeza é melhor que se fizer no iPhone, em todo caso, não vejo porque não fazer um recurso lega também para o iPhone, mesmo com uma integração do usuário para destravar o Mac: chego perto e já solicita a senha ou a biometria celular. As pessoas vão gostar tanto, que até podem pensar em comprar o relógio.

  17. Existem opções de segurança para o iPhone que também poderia ser implementada. Por exemplo, uma vez que você se afasta, ou deixa de usar o Mac, ou o coloca em repouso, mesmo com o iPhone próximo, ele poderia solicitar a biometria. Como o iPhone tem giroscópio eu poderia virar ele com o vidro p baixo e já bloquear o Mac, acho que existem diversas ideias que poderia ser utilizada.

  18. Então quer dizer que é mais vulnerável ser desbloqueado pelo Watch? Não entendi esse “Questão de segurança.”…

  19. Uso o Near Lock no iPhone e ele desbloqueia o MacBook de forma automática no momento em que me aproximo. Não preciso executar nenhum comando, ele roda em segundo plano.

  20. O Apple Watch precisa estar na versão beta também?? Não consigo que funcione…iPhone beta 10, Mac com Sierra e Apple Watch ainda com o OS 2.2.2??

  21. Concordo com essa questão de segurança.
    Tirar o telefone de alguém, ou mesmo esquecê-lo em algum lugar por alguns minutos é fácil, simplesmente acontece… Já com um relógio de pulso é bem complicado.

  22. Sim, precisei desativar a verificação de dois passos, ativei a nova e mesmo assim nada. Ate desabilitei a opção e reativei e nada, ele gira um tempinho e pede a senha padrão. Isso no iMac late 2013

  23. sim… tanto que a primeira vez que fui ativar a opção, pediu pra fazer a autenticação.. eu fiz e tá dando isso agora.

  24. Se roubarem seu relógio e Mac, além do prejuízo financeiro que vc teria, agora ficará numa paranoia inacreditável.

  25. Chateado demais com a Apple. Tenho uma pá de produto e eles continuam forçando a mão pra upgrade. Meu MacBook Pro Retina late 2012 não é compatível. Muito triste com Cupertino.

  26. Nossa da forma que vocês falam dá impressão de que é impossível alguém pegar o seu apple watch enquanto ele está carregando a bateria…

  27. A mim também não me aparece essa opção!!! Será limitação do macbook ou funciona mesmo nos mais antigos?

  28. kkkkkkk Sim, isso eu entendi Rafael, a minha pergunta foi sobre essa “questão de seguração” que o Eduardo comentou, a lógica pode ser aplicada nos dois devices sem problema, mas com certeza no iPhone seria mais chato o processo de desbloqueio e não em “Questão de segurança”… foi isso que quis dizer

  29. Fala Silvio,
    Show de bola a sua demonstração deu Auto Unlock. Sempre bom te ver de volta!!!
    OBS.: Precisamos de mais Post sobre os Hardware da macieira!!!
    Forte abraço

    Seguindo no bom estilo Command+C & Command+V

    Seguem em Inglês os requisitos e exigências tanto de Hardware quanto do OS para realizar o Auto Unlock:
    In addition to having a 2013 or newer Mac running macOS Sierra beta 2 or later, users will also need to have an Apple Watch running watchOS 3 beta 2 or later, as well as an iPhone running iOS 10 beta 2 or later. The Apple ID/iCl0ud account that is used on the devices will need to have Two-Factor Authentication enabled (NOT Two-Step Verification), and of course, all three devices will need to be signed in with the same iCloud account and Apple ID for the process to be successful. If all of those requirements are in place, then you should be good to go with one of the more notable features of macOS Sierra

  30. Testa ai, segue em Inglês os requisitos e exigências tanto de Hardware quanto do OS para realizar o Auto Unlock:

    In addition to having a 2013 or newer Mac running macOS Sierra beta 2 or later, users will also need to have an Apple Watch running watchOS 3 beta 2 or later, as well as an iPhone running iOS 10 beta 2 or later. The Apple ID/iCl0ud account that is used on the devices will need to have Two-Factor Authentication enabled (NOT Two-Step Verification), and of course, all three devices will need to be signed in with the same iCloud account and Apple ID for the process to be successful. If all of those requirements are in place, then you should be good to go with one of the more notable features of macOS Sierra

  31. Eu estava no beta 1 do watch. Atualizei pro beta 3 e funcionou!
    Mas não gostei muito… Por exemplo, eu coloquei em repouso e ele já abriu novamente o Mac…
    eu abaixei a tampa e ele apitou avisando que havia desbloqueado

  32. Eu tenho um iMac 2015, e no macOS Beta 3 havia esta opção, agora no BETA 4 já não tenho. Estranho. Se alguém souber de algo, diz-me. Abraço

  33. Não precisa comprar o reloginho da apple para isto pessoal! Se vocês já possuem um macbook e um iphone, basta instalar o macID. Mais completo que o sistema da apple e mais facil de instalar.

  34. Errado! Com o macID instalado no iphone e no mac vc tem a opção “desbloquear por aproximação” e “bloquear quando se afasta do mac”. Perfeito e sem ter que comprar reloginho da apple!

  35. Olá Eduardo, eu fiz o procedimento todo desabilitando a autenticação em dois passos e reabilitei e não aparece o apple watch, mesmo estando tudo configurado direitinho com a mesma conta, busca meu iPhone funcionando até testei buscar meu apple watch e quando volto a configurar não aparece a confirmação em dois passos. Lembrando que estou usando as últimas versões do MacOs Sierra, IOS 10.1 e o WatchOS 3.0.

  36. não rolou não no meu mbp 15 early 2013, iPhone 6 e watch 32mm… Alguém sabe se precisa ser uma instalação do zero do sierra?

  37. Atualizei para mac os sierra dia 20/09/2016 e não apareceu no ícone da segurança e privacidade a opção de ativar o apple watch

  38. meu mac não aparece opção no ajustes para desbloquear com o apple watch
    sabem o que pode ser?
    meu mac é um pro retina late 2012

Deixe uma resposta