O melhor pedaço da Maçã.

Anunciando a promoção “Pense Diferente” do MacMagazine: participe e concorra a grandes prêmios!

Apple Think Different

Há muito, muito tempo estávamos cozendo a ideia para esta promoção. 😀 E agora chegou a hora de apresentá-la a todos e pedir a participação de vocês, já que o resultado final dela será fruto do que vocês mesmos criarem. 🙂

Publicidade

Antes de mais nada, vamos falar um pouco sobre o que nos estimulou a fazer isso. Trata-se de uma descoberta do Newton Mota, da nossa equipe. Veja só:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Seo2XC4JwOs[/youtube]

Com a participação de várias pessoas e um editor bastante paciente, o pessoal do CBGfilms.com montou esta explanação de motivos para uma pessoa usar um Mac.

Outro que me marcou bastante foi um criado há dois anos pelo pessoal da agência Connected Ventures, dublando a música Flagpole Sitta. Veja só, que fantástico:

[vimeo]http://vimeo.com/173714[/vimeo]

A técnica acima é conhecida web afora pelo termo inglês “lip dub”, que nada mais significa do que “dublagem de lábios”. As pessoas cantam e atuam enquanto uma música de fundo é reproduzida, totalmente sincronizada com a imagem.

Mas, por favor, esqueçam Harvey Danger, o tema aqui é Apple. E, se a firma de Cupertino pode se gabar de já ter criado e veiculado *algumas* campanhas publicitárias sensacionais e super bem-sucedidas, há uma que se destacou muito em sua história, principalmente por ter sido iniciada no exato momento em que a Apple se recuperava de uma quase falência.

Apple Think Different

Estamos falando, é claro, da campanha Think Different, ou, para nós, Pense Diferente. Que, é claro, já foi comentada há muito tempo no MacMagazine — aliás, seu making of também. Caso você não se lembre, aqui está o VT oficial dela, com um minuto de duração:

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=QAQ9qPiEfQA[/youtube]

Os mais atentos, porém, deverão ter observado que o VT *não* contém todo o manifesto Think Different. Além de ele poder ser visto no nosso post que citei acima, felizmente encontrei na Wayback Machine do Archive.org uma página inicial do Apple.com em 2001, que continha exata e somente o texto:

Think different no Apple.com

Esta, sim, será a base do nosso vídeo. Porém, somos um site brasileiro, não é? 😉 Então esqueçam a versão em inglês. Com a ajuda do nosso revisor/redator/tradutor para todas as horas, o Halex Pereira, traduzi o manifesto na íntegra para vocês:

Publicidade

Esta vai para os loucos.
Os desajustados. Os rebeldes. Os criadores de caso.
Os que são peças redondas… em espaços quadrados.
Os que veem as coisas de um jeito diferente.

Eles não são fãs de regras.
E não têm o menor respeito pelo status quo.

Você pode elogiar, discordar, imitar,
desacreditar, glorificar ou difamar esses loucos.
Talvez a única coisa que não possa fazer é ignorá-los.

Porque eles mudam as coisas.

Eles inventam. Imaginam. Curam.
Exploram. Criam. Inspiram.

Eles empurram a raça humana pra frente.

Talvez eles tenham que ser loucos.

De que jeito alguém olharia para uma tela em branco e veria uma obra de arte?
Ou sentaria em silêncio e ouviria uma canção jamais composta?
Ou contemplaria um planeta vermelho e veria um laboratório sobre rodas?

Construímos meios para gente assim.

Enquanto alguns veem loucos,
nós vemos gênios.

Pois as pessoas que são doidas o suficiente para achar
que podem mudar o mundo, são as que de fato mudam.

“Ok, mas não era um lip dub que íamos fazer?”, vocês podem estar se questionando. Er, quase. 😀 Na verdade, os narradores do vídeo serão *vocês*. O que a gente quer é exatamente isso: que vocês filmem vídeos de si mesmos narrando o manifesto Pense Diferente — pode ser apenas um verso dele, ou uma estrofe inteira, ou ainda, se a sua memória for muito boa (porque não vai ser legal você lendo nada no vídeo), o texto inteiro! 😉 É só treinar, à vontade.

Depois, quando a promoção for finalizada, nós selecionaremos as melhores participações e faremos uma edição como a dos dois primeiros vídeos deste post, com um pedacinho de cada um, e adicionando o fundo instrumental. Que, por sinal, já está pronto e foi gentilmente gravado para nós pelo Diogo Souza Milrëm. Ouça só, que maravilha:

[quicktime width=”550″ height=”16″]http://macmagazine.com.br/wp-content/files/promo_thinkdifferent.mp3[/quicktime]

[Link direto para o MP3]

Calma, calma. 🙂 Não precisa se apressar nem desesperar. A gente só apresentou a ideia toda por enquanto, vamos então recapitular a promoção e resumir os passos que você terá que cumprir para participar. Depois, falaremos dos prêmios. 😀

Quero participar da promoção Pense Diferente!

Que bom que você pensa diferente como a gente. 😉 Para participar, é muito simples:

  1. Assista ao vídeo original da campanha Think Different da Apple, logo acima. Queremos que você sinta o tom e o ritmo da coisa, que serão exatamente os mesmos que os nossos. Imagine essa narração um pouco maior, lida em português, com um belo background instrumental e com imagens dos leitores do MacMagazine que participarem desta promoção — inclusive você. 😉
  2. Agora, ouça o fundo musical que nós preparamos para a promoção. Como você pode observar, ele tem um minuto e meio (1’30”) de duração, e não apenas um minuto (1′), como o da Apple. Isso porque, como explicamos, o manifesto do VT foi resumido. O que traduzimos aí em cima é o completo, tal como a Apple veiculou em texto no seu site — e traz até hoje no ícone do Editor de Textos (TextEdit). Sinta o ritmo da música e aprecie esse belo piano.
  3. Estude bastante o nosso texto traduzido da Pense Diferente. Escolha se vai gravá-lo na íntegra ou apenas algumas partes. Você pode fazer tudo de uma vez só, ou então separar a sua participação em vários vídeos. Se quiser, pode até mesmo gravar múltiplos vídeos das mesmas partes, caso ache que um trecho de uma ficou melhor que o de outra. Mas tente dar o seu melhor na sua participação, porque você estará concorrendo com gente muito boa, e que talvez pense mais diferente ainda do que você. 🙂
  4. Arrume uma câmera para a sua gravação. Não vamos requisitar que todos tenham uma filmadora HD (apesar de ser o ideal, é claro — hehe), mas também não queremos vídeos mixurucas de celular — estes serão descartados da promoção. Pense em, no mínimo, uma iSight ou outras câmeras com resolução VGA (640×480 pixels) — sim, você pode usar a câmera embutida no seu Mac! —, que proporcione um vídeo com qualidade razoável. Lembre também de providenciar a devida iluminação para o seu vídeo: esta não é uma campanha de silhuetas do iPod! 😛
  5. Outro aspecto a se considerar bastante na hora da gravação é a captação de áudio. Como será a sua própria voz que usaremos no vídeo, ela precisa estar com boa qualidade. Não adicione qualquer fundo musical à sua gravação (nem o nosso aí de cima, ele é apenas uma referência), já que a edição final do filme será feita por nós, da equipe MM. Queremos a sua voz limpa, sem ruídos, interferências ou barulhos externos. Então, se for fazer a filmagem em um lugar aberto, considere bastante essa questão.
  6. Agora, sim: solte a criatividade e mande bala no seu vídeo! 😉 Como vai fazer pra se diferenciar de todos, só depende de você mesmo: com uma decoração especial à sua volta, referências diversas à Apple, a própria forma como irá se apresentar no vídeo, a qualidade da sua narração, entonação e ritmo, a própria produção da coisa como um todo (vídeo + áudio), o lugar escolhido para tal, alguma brincadeira que queira fazer… enfim! A base, nós já dissemos como queremos, o resto é com vocês.
  7. Ícone do YouTubePublique o seu vídeo no YouTube. Importantíssimo: adicione as tags macmagazine, macmagazinepromo, thinkdifferent e pensediferente a ele para que possamos achá-lo. Veja a ajuda do YouTube, caso não saiba como adicionar tags, mas o processo é bem simples: há um campo dedicado a elas logo na tela de postagem de vídeos, que pode ser preenchido inclusive enquanto o arquivo é enviado pra lá.

Pronto, você está dentro! 😉

A promoção começa hoje, sábado, 26 de setembro de 2009, e terá duração de duas semanas exatas — ou seja, aceitaremos participações publicadas no YouTube até o fechamento, no dia 10 de outubro de 2009. Em outras palavras, você tem praticamente metade de um mês pra se preparar, gravar e publicar quantos vídeos quiser! 😉

Tá, enviei, e aí?

Aí começa a parte divertida. 😀 O seu papel, então, será divulgar o seu vídeo ao máximo e o quanto antes. Contaremos mais duas semanas após o término do prazo para envio dos vídeos e, no dia 24 de outubro de 2009 (outro sábado) — daqui a um mês, praticamente —, três grandes vencedores serão definidos.

O júri MacMagazine escolherá o vídeo mais bacana (que envolve tudo o que falamos aí em cima — qualidade da produção, criatividade, inovação, etc.) entre os 100 mais populares (com maior número de visualizações no YouTube) —, que será o grande vencedor. Os segundo e terceiro colocados serão definidos com base nas visualizações, apenas.

Portanto:

  • 1º COLOCADO: escolhido pelo júri MM, entre os 100 vídeos mais vistos da nossa promoção.
  • 2º COLOCADO: vídeo mais visto de todos.
  • 3º COLOCADO: segundo vídeo mais visto de todos.

Caso o primeiro colocado também tenha sido o primeiro ou segundo mais visto no YouTube, pularemos para o seguinte, é claro. 😉

E o que a gente ganha?! 😀

Selecionamos alguns prêmios MUITO legais pra vocês. 🙂 Pra falar a verdade, o primeiro colocado levará dois prêmios! Melhor do que falar sobre eles, é mostrá-los (nem sonhem com o MacBook Pro da segunda foto! :-P):

Promoção Snow Leopard

Outros prêmios da promoção

Veja só a que você está concorrendo:

Bacana, né? Boa sorte! 😀

. . .

Atualização: a SambaClub juntou-se ao MacMagazine na promoção. Clique aqui e saiba mais, inclusive os prêmios adicionais que entraram na brincadeira. 😉

Vídeo e edição final

A promoção certamente será super divertida, ainda mais porque sabemos o que todos vocês são capazes de criar. 😀 Mas mais legal ainda será compilar as melhores participações no nosso vídeo final e oficial, o que ficará a cargo da nossa equipe.

Os três vencedores da promoção obrigatoriamente terão um espacinho no filme, é claro, mas os participantes restantes serão por nós escolhidos. Como o vídeo terá exatamente 1’30” de duração, a depender do número de participações apenas alguns poucos poderão ser selecionados para aparecer por lá, mas tentaremos ser o mais justos possível com todos vocês.

Depois, quando a coisa estiver 100% pronta (não vamos definir uma data limite, ainda), vamos distribuir esse vídeo por aí. A comunidade Apple mundial com certeza vai gostar muito da iniciativa. 😉

Obrigado, desde já, a todos vocês.

[agradecimentos especiais a todos os que tornaram esta promoção possível!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Mozilla trabalha no desenvolvimento de uma versão 64 bits do Firefox para o Mac OS X

Próx. Post

Utilitário de manutenção OnyX já está disponível para o Snow Leopard (em versão beta)

Posts Relacionados