Nike+ Running vira Nike+ Run Club e está de cara nova, recheado de novidades

Os leitores do MacMagazine que acompanham meus artigos devem lembrar de alguns relacionados a saúde, como quando usei alguns aplicativos para me ajudar no processo de mandar embora quase 29kg. Muito antes de escrever essa matéria, em 2015, eu já usava o app Nike+ Running nos iPods, iPhones e dispositivos compatíveis para controlar minhas corridas.

São mais de 1.899 quilômetros monitorados com este aplicativo, que sempre serviu para medir o que eu precisava como corredor amador que sou (velocidade média a cada quilômetro, total do percurso, tempo, uma pitada de gamefication para disputar com os amigos, etc.). Porém, há muito tempo que ele não ganhava uma atualização significativa, algo que achei bem estranho.

Eu esperava isso quando o Apple Watch foi lançado, mas o tempo passava e a Nike não implementava recursos básicos como possibilidade de visualizar a frequência cardíaca; até então, o app havia ganhado apenas funções básicas para iniciar e parar um treino pelo relógio da Maçã. E, ainda assim, tudo era bem ruim (travava muito e ainda tinha uma dependência enorme do iPhone). Levando em conta que Tim Cook é membro do conselho de administração da Nike, isso tudo era muito estranho. Mas vamos ao que interessa!


Ícone do app Nike Run Club

Nike Run Club

de Nike, Inc

Compatível com iPhonesCompatível com Apple WatchesCompatível com o iMessage
Versão 5.26.0 (241.5 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

Screenshot do app Nike Run ClubScreenshot do app Nike Run ClubScreenshot do app Nike Run ClubScreenshot do app Nike Run ClubScreenshot do app Nike Run ClubScreenshot do app Nike Run Club

Nesta semana, finalmente saiu essa grande atualização considerável que faltava. Ela foi tão grande que fez o aplicativo mudar de nome: o antigo Nike+ Running virou Nike+ Run Club, trazendo as seguintes mudanças:

  • O plano de treinamento agora é mais personalizado, de acordo com o seu nível. Ele vai se adaptando à sua realidade, ou seja, se você perder um dia de treino ele se reprograma. Quem leva corrida um pouquinho — que seja — mais a sério, sabe da importância de seguir um plano de treinamento. Não é simplesmente colocar o tênis e correr, existem tipos de treinos diferentes para melhorar cada vez mais.
  • Mais opções de compartilhamento de corridas, de forma mais divertida — mostrando seu tempo, ritmo (velocidade da corrida) e percurso.
  • Comparar e competir com seus amigos ficou mais divertido; dá para utilizar hashtags especificas dentro do app.
  • Na teoria, você pode deixar o seu iPhone em casa e correr somente com o Apple Watch. Eu particularmente só vou acreditar mesmo nisso depois de testar algumas vezes mas, levando em consideração que a diferença de correr com iPhone e sem ele depois de calibrado não chega a ser gigante, até creio que seja possível. Se o “Apple Watch 2” vier mesmo com GPS (algo praticamente certo), aí será bem legal!

Dentre os planos personalizados, você pode escolher três opções:

  1. Iniciante: para quem quer começar a correr.
  2. Performance: para quem já corre e quer melhorar o seu ritmo ou a sua distância.
  3. Para uma prova específica: quem quer, por exemplo, treinar para uma maratona.

Nesta nova versão, caso você não corra em algum dos dias recomendados, o plano vai se readaptando, o que é bom para quem tem imprevistos e não consegue seguir a planilha à risca. Ainda que seja sempre bom/recomendado seguir, configurei um plano para mim pensando na maratona que farei em janeiro e, aparentemente, a planilha faz bastante sentido com base no que tenho visto nos treinos que faço com o auxílio de profissionais da área.

O acesso às informações ficou mais rápido para iniciar um treino; criaram um “passe” para você colocar no app Wallet e fazer check-in em centros de treinamento Nike. Tem alguns eventos da empresa em São Paulo e no Rio de Janeiro, mas ainda não sei se já estão preparados para essa integração1.

Vale lembrar que você pode monitorar corridas fora (outdoor; na rua, em parques, etc.) ou em ambientes fechados (esteiras de academia, por exemplo). Também é possível incluir uma corrida manualmente caso você tenha feito alguma sem o monitoramento do app e saiba a distância percorrida/tempo.

De ontem (22/8) para hoje, já saiu uma nova atualização pois usuários reclamaram que havia sumido a contabilização de quilômetros corridos com um determinado tênis — recurso que muitos corredores usam para saber a hora de aposentar um tênis; a Nike tratou rapidinho de voltar com isso.

O aplicativo ainda está com alguns bugs e instabilidades, mas tudo deverá ser corrigido nos próximos dias. Ainda mais com a visibilidade que a Nike obteve pós-Olimpíadas, com um grande número de patrocinados subindo ao pódio — deve ter muita gente empolgada utilizando o aplicativo novo!

Agora preciso testá-lo na prática. Vou colocar meu tênis e ver como está o grau de precisão deste novo app. O antigo costumava bater muito próximo das provas que eu corro de 10km, 21km e 42km. Vocês usam o app? Gostaram da atualização? Meu usuário no Nike Running Nike+ Run Club é MDuarteC. Me adicionem lá e vamos competir de forma saudável! 😊 🏃

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários

53 comments

  1. Eu sempre fui fã do app, agora vou ter que me readaptar com esse novo layout… por enquanto tenho corrido com o app da Adidas que por sinal me agradou muito, vamos em frente!

  2. Pra quem corre com o iPhone é muito bom mesmo. E ficou mais legal ainda. No apple watch continua uma vergonha. Muito ruim!!!!

  3. Uso o aplicativo desde 2012. Sempre achei muito útil, principalmente por te dar um feedback do tempo de corrida e ritmo a um tempo/distância pré-definido, além de permitir o compartilhamento pós corrida.

    Mas correr com o iPhone vinha me preocupando, afinal é um aparelho de R$4.500,00 (!!!). Então resolvi comprar um relógio da TomTom que já vem com frequencímetro no pulso e ainda permite ouvir música através de fone Bluetooth, eliminando de vez o iPhone.

    A minha única reclamação referente ao aplicativo era o feedback de voz ser em inglês (mesmo que eu já tivesse me acostumado e conseguisse compreender, vi amigos abandonando o aplicativo por causa disto). Agora que deixei o aplicativo de lado há duas semanas eles me atualizam e colocam o idioma português no feedback de voz. Demorou demais a sair. Pena que também demorou a sair o Apple Watch com GPS, afinal a precisa da corrida sem o iPhone não é das melhores. Quem sabe mais pra frente volto a usá-lo num Apple Watch, mas agora vou ficar no TomTom Cardio Runner 2 Music mesmo, que é espetacular, por sinal.

  4. Vc pode pegar pegar os dados do TomTom e sincronizar com o Nike pra que fique registrado la, pra que se um dia vc voltar a usa-lo, ta tudo la.

  5. Inacreditável que ninguém pensou em usar ‘deslizar para voltar’ no design do app. O app está bem bom, mas me irrita profundamente toda ver que eu abro o aplicativo.

  6. O update foi péssimo. Salvo uma minoria na qual o autor parece se incluir, a opinião dos usuários é que o “update” foi um tremendo retrocesso. Basta ver os reviews na app store. Shame on you, Nike.

  7. Será? Estes que você falou duram muito mais a bateria, não precisam de carga toda hora e duvido que a Apple dará um salto tão grande neste quesito… (espero estar errado)

  8. Mas o que no seu ponto de vista retrocedeu? Ele tem basicamente as mesmas funções de antes, dispostas em lugares diferentes. Tirando os bugs o que no seu ponto de vista foi um retrocesso… Abs,

    MDC

  9. Funciona, só por ele no bolso ou suporte que ele monitora, só precisa avisar que estará correndo em ambiente fechado. lógico que o grau de precisão muda, mas a diferença não é assim absurda. A menos que vc seja um corredor de ponta que precisa controlar os milésimos de segundo em uma distancia especifica, funciona até bem… mas costuma dar uma diferença entre o mostrador da esteira e do nike quando você corre indoor.

  10. Estava quase comprando um outro relógio quando sairam os rumores que o apple watch 2 terá GPS, vou aguardar pra depois decidir.

  11. Acho que continua atendendo as necessidades básicas, mas deve estar mais preparado para melhorias futuras.

  12. É notem eu usei de boa e hj também. Muito melhor,, ele deixou de ser um mero controle remoto, agora usa as autorizações do Watch os 2.0.
    Porém hj ele passou a medir, do nada, a distância em milhas, mesmo nas configurações estando em sistema métrico.

  13. Verdade, James. Na aba Parceiros do TomTom MySports permite conectar no Nike+ RunClub e no Strava. Uso o recurso e é ótimo.

    Mas confesso que se o Apple Watch já estivesse no mercado preferiria ele, em razão de ter vários produtos Apple, o que melhoraria a integração, além do fato de que os Feedbacks de Voz no Nike+ RunClub são excelentes. No relógio você não tem este recurso de voz, apenas mexendo no relógio. No entanto o relógio TomTom é fantástico, com precisão incrível de distância e também de recursos, como o frequencímetro no pulso, que deixa de lado aquela cinta horrível de usar em provas longas

  14. Exato, esqueci de mencionar a bateria. Apple precisaria sanar essa questão pq pra esporte bateria é de extrema importância. Tanto é que comprei um Garmin justamente por causa da bateria e gps e lá nos EUA era o mesmo preço.

  15. Aparece só a distância. Fica dando crash. No app nativo agora aparece várias infos com o watchOS 3 beta. Bem mais completo. Nike anda meio estranha com o cuidado do app pro watch. Até o do iPod nano é melhor. Não sei qual é a deles

  16. Melhorou. Mas tá dando crash no app toda hora. E só aparece a distância. Muito precário. O nativo dá um banho

  17. Depois que fiz a atualizaçao, a voz do feedback ficou em Portugues e com uma voz pessima aonde nao consigo entender nada do que ela fala .. Alguem sabe como corrigir isso e viltar a voz do feedback para ingles ?

  18. Michel, a atualização piorou o app sim. Além de terem desaparecido com os troféus e ter perdido algumas corridas ele não está contabilizando os tempos direito. Acho que o GPS está falhando, hoje corri uma prova de 10k e ele sempre falava a distância antes da placa na rua. O mesmo aconteceu com o Pace. Era uma prova de 10km e ele marcou 11km. Hoje o app disse que fiz 5k em 23 minutos e pouco, 10k em 48 minutos e pouco, além de ter feito meu km mais rápido, mas nada disso foi contabilizado. Tenho lido muitos reviews negativos após a atualização. Já desinstalei e reinstalar o app, mas não mudou nada. Acho que piorou um produto que já era muito bom. Indo experimentar o da Under Armour.

  19. Ta recheado de novidades e de bugs tbm, tô com 3 corridas que não consigo sincronizar, fica apenas sincronização pendente, já tentei sincronizar usando wifi, 4g e nada.

  20. Tá triste a usabilidade… toda vez que corro com GPS (externo), ele faz toda a marcação da corrida, mas aparece a msg de “SINCRONIZAÇÃO PENDENTE” e não sai disso!!! Tá osso…

  21. Porque mexer no time que estava ganhando todas??? Fizeram uma alteração maluca, pioraram muito o APP e agora até a navegação é confusa. Funções que antes eram acessadas offline agora somente conectadas. Sumiram com várias funções e publicar suas corridas nas redes sociais virou uma tarefa dificil. Ou seja, porque foram mexer??? NOTA ZERO, ZERO para a alteração feita no APP.

  22. Sugestão a todos os amigos corredores…Qdo uma empresa desrespeita seus usuários com alterações em seus produtos sem consultá-los previamente ela merece ser punida. Que todo mundo busque outro app (existem vários no mercado) que possa monitorar o seu treino como queremos e nao como eles acham que tem q ser. A mudança deve ter sido fruto das ideias de algum “nerdizinho” que nem deve correr… Sugiro que todos busquem outros app´s para uso. Qdo eles virem que perderam usuários vão acordar.

  23. Gostaria de saber pq nesta nova atualização não tem mais os desafios, e também não da pra mostrar a kilometragem total dos amigos…

  24. Michel, onde foi parar os desafios? Estava em 3 desafios e nesta nova atualização não encontro os mesmos.

  25. Amigão, desculpe, mas depois da atualização conseguiram simplesmente acabar com um dos melhores aplicativos para corrida do mercado. Ve-se nitidamente que quem redesenhou o aplicativo não entende nada de treinos amadores. Várias funções essenciais que existiam foram simplesmente tiradas…o visual PIOROU pois o que era visível facilmente agora é uma dificuldade só. a tela do celular apaga depois de alguns segundos o que não acontecia antes, o GPS falha a todo momento e a navegação que antes possuía uma interface amiga e simples virou uma aventura para descobrir onde estão as coisas. Compartilhar simplesmente o seu treino numa rede social? Esquece! Várias funções off-line que antes permitiam acesso principalmente aos seus treinos realizados deixou de existir…Cara, de boa! Já tentei contato com o SAC, com alguém de lá e simplesmente ninguém te responde, ou seja, fizeram uma mudança sem consultar o cliente pra saber se estavam fazendo corretamente…foram l-á e mudaram pq acharam que tinham que mudar…Um lixo! Estou usando o Endomondo pra treinar pois até os avisos sonoros que antes eram bem úteis, em meu aparelho não rola mais…Conseguiram! Estragaram o que era muito bom. Eu uso um Motorola de ponta e sempre me dei muito bem com a versão anterior…Isso não é upgrade e sim chashgrade.

  26. Eu já participo do Nike Run Club desde 2009. Gostaria de saber se se eu comprar um garmin é possível aproveitar os quilômetros contabilizados até agora com o app da Nike?

  27. Sei que estou um pouco atrasada, mas só recentemente permiti a atualização do aplicativo no meu celular e, por isso, só agora estou buscando indicações de aplicativos similares. Simplesmente odiei a nova versão e olha que eu tentei usar, fiz algumas corridas, mas tenho perdido muito com toda essa “praticidade imaginada” pela equipe do app. Eu, enquanto corredora amadora, posso apontar vários pontos negativos que me impactaram significativamente:

    – Eu perdi um treino de 15km porque o marcador reiniciou a distância (somente a distância) enquanto que o tempo continuou a rodar;
    – Já perdi km, também, porque o app pausou automaticamente enquanto estava parada, mas não reiniciou quando voltei a correr;
    – Eu não consigo sincronizar as últimas três corridas, está pendente há mais de uma semana e não importa o tipo de conexão que eu esteja;
    – A visualização da evolução das minhas atividades não está amigável e eu não consigo interpretar o que a tela quer dizer;
    – O feedback de voz parou de funcionar quando eu configurei para que fosse reportado apenas a distância percorrida;
    – Tenho a impressão de que a marcação dos km está errada porque quando comparo com o S Health, que faz essa marcação automaticamente no android, as distâncias são diferentes e na versão anterior isso não ocorria;
    – Ter desaparecido a cor do nível e os troféus foi um perda bem significativa porque, pra mim que não sou profissional, esses itens ajudavam a me motivar.

    Como li em alguns dos comentários abaixo, acredito que essa atualização tenha sido um tiro no pé da nike ao mesmo tempo que um desrespeito para aqueles que utilizavam o app de forma rotineira e estavam acostumados.

    Seria possível eu exportar meu histórico de corridas desse app para qualquer outro que, por ventura, eu venha usar? São dois anos utilizando o app, não gostaria mesmo de “começar” do zero em um novo. Obrigada.

  28. Só é ruim por quê a gente perde as corridas que já temos registradas. Eu uso o da Nike desde 2010. Tenho muitos treinos registrados dele e não gostaria de perdê-los. Ainda tô usando a versão antiga e, depois de ler esses posts, não vou atualizar!!

  29. não consigo ver o histórico de corridas, qdo abro o app ja aparece a tela de início de corrida. Tentei deslizar a tela para os lados, para cima, para baixo, cantei, dancei, imitei macaco na frente do caphone e nada, retrocesso eim

Deixe uma resposta