O melhor pedaço da Maçã.

A nova interface do Safari: comentários gerais sobre o browser e o futuro da interface do Snow Leopard

Safari 4 e suas famosas abinhas

Além de mais bonita e mais rápida, a versāo beta do Safari 4 gerou algumas polêmicas e pode até ter soltado algumas pistas das modificaçōes que serāo feitas na interface do Mac OS X 10.6 Snow Leopard, segundo o pessoal do AppleInsider.

Publicidade
Safari 4 e suas famosas abinhas
Safari 4 e suas famosas abinhas

Vamos, entāo, ver as novidades desta nova versāo do browser, que incorporou alguns recursos do Leopard e da concorrência — em especial, do Google Chrome. 😛

Entre as principais modificaçōes:

Publicidade
  • A barra de endereços foi simplificada e está mais condensada e sofisticada. Repare que, enquanto o botāo para adicionar aos favoritos aparece no canto esquerdo, o botāo para recarregar a página está no direito — e exibe a famosa spinning wheel durante o carregamento da página. As dicas e lembretes de endereços já visitados pelo usuário seguem um padrāo mais apresentável e descomplicado, semelhante ao que encontramos atualmente no Firefox.
  • O Cover Flow é um dos recursos que obviamente seria incorporado ao Safari. Agora, o Histórico e os Bookmarks sāo fashion. Enfim, nenhuma grande novidade aqui. Next.
  • Os recursos mais técnicos, para verificaçāo de erros ou simplesmente conferir o tempo de carregamento de determinadas páginas, me pareceram bem intuitivos. Mas, por nāo ter mais tanta intimidade com desenvolvimento e visitar essas funçōes muito esporadicamente, me limito a essa opiniāo — sinta-se livre para opinar sobre essa área do Safari nos comentários.
  • A página inicial, que mostra os últimos sites visitados e que também tem certa inspiraçāo no Chrome, é mais prática, intuitiva e agradável do que uma página em branco, ou apenas seu site preferido. Seu modo de ediçāo também nāo traz nenhuma dificuldade.
  • As abas, um tanto surrupiadas do visual do Chrome, ficaram elegantes e economizam um belo espaço devido à sua localizaçāo. Aliás, a própria posiçāo e junçāo com o site apresentado conferem uma unidade visual superior à do modelo antigo — o que, do ponto de vista gráfico, fica melhor. Mas… e quanto a usabilidade? Mesmo usando o programa diariamente, há uma semana, ainda me atrapalho para mover a janela quando tenho várias abas abertas (é facinho se “perder” entre as abas ao fazer esse movimento). Já li um artigo no OSNews dedicado especialmente a apontar todos os erros que a Apple cometeu ao abordar esse estilo de abas.

Bem… é lógico que a Apple, ao passar oito meses desenvolvendo esta versāo beta, colocaria todo seu poderio para que o Safari fosse igual ou superior à concorrência. Basicamente, o que foi levado em conta foram as adaptaçōes naturais do software de uma empresa que mantém a qualidade de sua interface gráfica como uma das prioridades, que está antenada com o que acontece ao seu redor e sabe combinar todos esses detalhes para criar uma interface com facilidade de uso — algo que já vai além do Safari atualmente, e chegará à próxima versāo do Mac OS X, a menina-dos-olhos da empresa, da mesma forma como os seus antecessores.

Aliás, nāo sei onde o pessoal do AppleInsider viu alguma pista realmente relevante para o Snow Leopard. O artigo ainda nāo faz sentido para mim. Mas acho que seria legal, sim, a Apple tentar implementar alguma novidade numa versāo beta, para testar entre seu público de maneira mais ampla. Tudo leva a crer que o Snow Leopard será mais bonito, com uma interface mais consistente e, talvez, venha a disponibilizar “novas” formas de interaçāo com os dados… mas sāo consideraçōes um tanto óbvias, nah? Na verdade, nāo vejo nada para gerar esse “auê” todo.

Mas, aproveitando o tema do artigo, deixo o espaço aberto a discussōes: em termos gerais, você gostou das modificaçōes na interface do Safari? Você possui previsōes mirabolantes? As abas lhe agradam ou ficaram terríveis? Odiou a versāo beta e deu vontade de usar só Firefox? Esqueci de algo importante? Diz aí!

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Microsoft Windows 7 suportará formato .mov nativamente; adeus ao QuickTime?

Próx. Post

Japoneses respondem à mídia mundial e negam detestar o iPhone

Posts Relacionados