O melhor pedaço da Maçã.

Extras sobre o Mac OS X 10.6.5: ativando compartilhamento via AirPrint, ExFAT e rolagem inercial

AirPrint no iOS 4.2

O Mac OS X 10.6.5 foi liberado na Atualização de Software há poucas horas, apenas, mas já trazemos aqui para vocês três novidades/dicas interessantes sobre ele, não comentadas oficialmente pela Apple.

Publicidade

Se você tiver descoberto mais alguma coisa, não hesite em compartilhar conosco, nos comentários! 😉

Ativando compartilhamento de impressoras via AirPrint

Como esperado, não houve nenhum sinal de AirPrint nas notas de liberação do sistema operacional. É claro que ainda temos que aguardar a chegada do iTunes 10.1 e do iOS 4.2 para termos certeza, mas por enquanto o compartilhamento de impressoras pelo Mac OS X é um no go.

AirPrint no iOS 4.2

Felizmente, Steven Troughton-Smith descobriu como reativar o recurso e publicou as orientações no seu blog, High Caffeine Content. A má notícia é que ele requer arquivos específicos de uma versão pré-lançamento do Mac OS X 10.6.5, liberada anteriormente para desenvolvedores — o build 10H542 aparentemente funciona.

Publicidade

Uma novidade sobre a ausência desse recurso é linkada por Troughton-Smith no mesmo post:

Publicidade
[blackbirdpie id=”2436287810244608″]

O tweet de Daniel Eran Dilger levanta a possibilidade de a Apple ter sido obrigada a desistir/adiar o recurso devido a um patent troll, isto é, alguma disputa de patentes em andamento. Saberemos mais adiante.

Para quem quiser conhecer mais a fundo o AirPrint, vale ler este artigo do AppleInsider.

Suporte ao formato ExFAT no Utilitário de Disco

Belo achado do leitor Luis Henrique Scarparo:

ExFAT no Disk Utility

O formato já era suportado em iMacs lançados no meio do ano, rodando o Mac OS X 10.6.4, mas foi agora habilitado de vez, para todos, no 10.6.5.

Publicidade

O ExFAT basicamente sucede o FAT32 (por isso também é conhecido como FAT64), eliminando o limite de 4GB por arquivo. Ótimo para quem está constantemente alternando entre Mac e Windows.

Rolagem inercial em MacBooks Pro antigos

Não temos como confirmar este 100%, mas, segundo um relato do leitor Rodrigo Fogagnolo, seu MacBook Pro de 2008 — último modelo antes da geração unibody — agora suporta rolagem com inércia no Mac OS X 10.6.5.

Rolagem inercial no Mac OS X

Se isso for realmente verdade, é ótimo saber que laptops antigos da Maçã já são capazes desse tipo de coisa — principalmente considerando que o Mac OS X 10.7 Lion fará uso extensivo de gestos multi-touch.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple estreia filmes na iTunes Store japonesa

Próx. Post

Apple finalmente posta links de download do Mac OS X 10.6.5, update de segurança para Leopard e outros

Posts Relacionados