Apple anuncia mudanças na App Store, incluindo a remoção de aplicativos defasados

O zelo com o qual a Apple trata a App Store é realmente admirável. É claro que muitas melhorias precisam ser feitas, mas a loja de aplicativos da Maçã é o lugar onde sempre achamos os apps que queremos e podemos instalá-los sem temer por nossa segurança. Há quem reclame de toda a burocracia para adicionar novos aplicativos; outros que optam por traçar caminhos tortuosos a fim de instalar apps os quais não estão lá. De todo modo, a Apple continua priorizando a experiência do usuário e comunicou hoje aos desenvolvedores que aplicará medidas para fazer uma verdadeira “limpa” na loja.

Publicidade

A partir de 7 de setembro — o dia do evento especial da empresa — todos os desenvolvedores precisam ficar de olho em seus aplicativos pois os problemáticos, desatualizados e/ou que fogem dos termos atuais serão sumariamente removidos da loja. Antes de isso acontecer, é claro, a Apple notificará o responsável pelo app para que as devidas mudanças possam ser feitas dentro de um prazo de 30 dias.

A boa notícia para usuários é que, se um aplicativo que você tem instalado for removido, você poderá continuar utilizando ele sem nenhum problema.

A Maçã também divulgou que limitará a 50 caracteres os nomes dos apps. A razão disto é o fato de a maioria dos usuários utilizar a barra de pesquisa para encontrar um app; então, muitos “espertalhões” nomeavam seus apps com frases grandes, incluindo palavras-chave que sequer tinham a ver com o aplicativo. Atenta a isso, a Apple sugere que todos os desenvolvedores consultem essas dicas para saberem exatamente como a empresa imagina a página de divulgação perfeita de um app dentro da loja.

Publicidade

O número de aplicativos da App Store é insano e em todos os eventos eles fazem questão de nos lembrar disso. Esse número pode diminuir bastante com essas medidas, mas será para o bem: apps que não contam mais com suporte e/ou estão abandonados serão eliminados; aqueles que persistirem, ficarão muito melhores — seja no suporte, seja na apresentação. E quem ganha sempre somos nós, usuários.

Como diz aquele ditado: “Só os fortes sobreviverão!” 😜

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…