Evento especial: Apple anuncia o Watch Series 2 totalmente à prova d’água, com GPS e modelo de cerâmica; Pokémon GO para o watchOS é anunciado

Tim Cook começou a seção da keynote dedicada ao Apple Watch anunciando que a Apple já é a segunda fabricante de relógios do mundo com maior margem de lucro, atrás apenas da mítica Rolex, e que o relógio da Maçã é o campeão de vendas entre smartwatches e campeão de preferência entre os consumidores, inclusive vencendo o mais recente ranking da J.D. Power.

Modelos variados do Apple Watch Series 2 de frente

Depois, as novidades reais começaram quando Cook convidou Jeff Williams ao palco. O executivo começou recapitulando as novidades do watchOS 3, anunciado na WWDC em junho, incluindo performance melhorada, um novo modo de navegação por apps (Dock), troca rápida de mostradores (e novos mostradores), mensagens com mais recursos, adesivos animados, efeitos em tela cheia, o recurso Scribble (para quem quer escrever respostas na telinha), o novo app Breathe, atalho para ligações de emergência e muito mais.

Em seguida, a primeira grande novidade, provando que a Apple está de fato em um relacionamento sério com a Nintendo: Pokémon GO no Apple Watch. Williams convidou o CEO da Niantic Labs, desenvolvedora do jogo, John Hanke, para subir ao palco e apresentar a nova versão do fenômeno mundial.

O jogo funciona como se espera, em conjunto ao aplicativo no iPhone: as informações mais importantes — um Pokémon próximo, uma PokéStop, um ovo chocando e mais — aparecem automaticamente no pulso do usuário conforme ele anda pela cidade.

Há inclusive uma complicação do Pokémon GO para as faces do relógio. Além disso, o jogo incorpora elementos fitness, informando ao usuário o quanto ele andou, calorias gastas e outras informações relacionadas após a sessão de jogatina. O Pokémon GO para watchOS será lançado até o fim do ano.

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Em seguida, o grande anúncio: o Apple Watch Series 2. Este é o nome da nova geração do Apple Watch, que, apesar de ter a mesma aparência do seu antecessor, teve sua engenharia totalmente redesenhada.

Modelos de Apple Watch Series 2 molhados

A primeira grande novidade do Watch Series 2 é que o reloginho agora é totalmente à prova d’água, resistindo até 50 metros de profundidade (o primeiro modelo era somente resistente a respingos). Complementando isso, o aparelho traz agora também opções de natação nas suas informações fitness — tanto em piscina como em águas abertas.

No campo das especificações internas, o chip S2 de dois núcleos traz performance 50% superior com processamento gráfico também largamente melhorado. A nova tela é duas vezes mais brilhante, com 1.000 nits — o display mais brilhante já produzido pela Apple, o que será muito bem-vindo nos dias de sol a pino.

Mais uma novidade muito bem-vinda: GPS integrado. Com isso, o Watch Series 2 tem um elo a menos com o iPhone e pode funcionar sozinho em uma quantidade maior de situações — inclusive, para demonstrar isso, foi demonstrado o app ViewRanger, que dá informações de navegação ao usuário mesmo sem ele estar próximo de um iPhone.

Apple Watch Series 2 de cerâmica (Ceramic)

O Apple Watch Series 2 vem em dois dos materiais já usuais, alumínio e aço inoxidável, bem como um novo, belo e resistente (4x mais!) acabamento que certamente vai atrair muita gente: cerâmica. A parceria com a Hermés também continua, com novas pulseiras de couro. Nada foi falado sobre um modelo de ouro — será que eles estão mortos?

Apple Watch Series 2 com pulseira Hermès

Por fim, Williams anunciou um novo modelo do relógio em parceria com a Nike: o Apple Watch Nike+. Convidado ao palco para apresentar o novo relógio, o presidente da Nike, Trevor Edwards, demonstrou suas capacidades: é possível iniciar uma corrida rapidamente com a Siri, e a tela é adaptada para o exercício, com um layout criado pela própria Nike.

Apple Watch Nike+

Para motivar as pessoas, há convites e lembretes. Ele inclusive avisa quando amigos começam a se exercitar, para o usuário se empolgar a correr também, e convida todos a correr nos domingos, quando as pessoas costumam se exercitar menos. O modelo do Watch Series 2 especial da Nike tem uma pulseira e design especiais.

O Watch Series 2 começará em US$369 nos EUA e a pré-compra se inicia no dia 9 de setembro (essa sexta-feira), com o relógio começando a ser vendido no dia 16/9. O modelo Nike+ custará o mesmo, mas será vendido apenas a partir de outubro.

O Apple Watch original continua à venda, mas a partir de agora será equipado também com o novo chip S2 dual-core [ler atualização abaixo] e se chamará Apple Watch Series 1. Ele passará a custar a partir de US$269 em terras americanas, e também passa a ser vendido com o novo processador no dia 16/9, com pré-vendas no dia 9/9.

Atualização · 07/09/2016 às 21:09

Como apontado nos comentários pelo Rob Simões [obrigado!], o novo chip do Apple Watch Series 1 é dual-core, mas não é o S2 a equipar a nova geração — e sim uma nova versão do S1 denominada S1P. A diferença principal para o modelo mais avançado é a ausência do GPS.

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