Saiba quais deverão ser os modelos dos iPhones 7/7 Plus homologados aqui no Brasil

Como sempre, assim que a Apple lança um novo iPhone, uma das primeiras perguntas que surgem é: afinal, qual modelo a empresa enviará à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para ser homologado e vendido aqui no Brasil?

Bem, antes de entrar nesse mérito, aqui vai um recado bastante útil: no fim de 2015, a Apple tomou uma atitude bastante aguardada e passou a dar suporte a qualquer modelo de iPhone em nosso território. Isso quer dizer que, independentemente do modelo que você compre por aí em alguma viagem, ele contará com garantia no Brasil durante o período de um ano após a data da compra. Pouco depois de implementar isso para os iPhones 6s e 6s Plus, ela também estendeu o suporte aos iPhones 6, 6 Plus, 5s e 5c adquiridos nos EUA.

iPhone 7 Plus jet black de costas e iPhone 7 jet black de frente

É de se imaginar, então, que essa política continuará em prática para os iPhones 7/7 Plus. Sendo assim, você poderá adquirir o novo aparelho em qualquer canto do mundo que poderá ter o suporte da Apple Brasil normalmente. Apenas reforçando: se tudo continuar como está e a Apple não fizer alteração nisso, obviamente.

Ainda assim, tem gente que gosta de evitar uma possível dor de cabeça e comprar exatamente o mesmo modelo que será vendido aqui. Sabe como é, “só para garantir”. E qual seria esse modelo, então?

Analisando esta página da Apple onde ela fornece informações de compatibilidade dos modelos de iPhones com redes 3G/4G, vemos que existem três modelos de iPhone 7 e três de iPhone 7 Plus. Para a nossa sorte, essa divisão de modelos parece ser bem clara:

  • A1660 (iPhone 7) e A1661 (iPhone 7 Plus): modelos com a tecnologia CDMA, que serão vendidos pela Sprint e pela Verizon nos EUA (e por outras operadoras menores/regionais). Eles também serão comercializados na China, em Hong Kong, em Porto Rico e nas Ilhas Virgens Americanas.
  • A1778 (iPhone 7) e A1784 (iPhone 7 Plus): modelos com a tecnologia GSM, que serão vendidos pela AT&T e pela T-Mobile nos EUA. Eles também serão vendidos na Europa e na Ásia.
  • A1779 (iPhone 7) e A1785 (iPhone 7 Plus): modelos com a tecnologia CDMA, que serão vendidos — por enquanto — apenas no Japão.

Vale notar que *todos* eles são felizmente compatíveis com o 4G brasileiro (a maioria das operadoras nacionais utiliza a frequência de 2.600MHz, conhecida como banda 7).

Posto isso, ninguém tem como garantir 100% mas, analisando o cenário acima, fica fácil arriscar que os modelos A1778 (iPhone 7) e A1784 (iPhone 7 Plus) serão os homologados aqui no Brasil justamente por serem os mais globais. Historicamente, aparelhos comercializados nos EUA pela AT&T e T-Mobile também são justamente os enviados para cá — se não me engano, a única exceção foram os iPhones 5 e 5s, uma época em que o 4G ainda era algo incipiente aqui no Brasil e o suporte a bandas/frequências no iPhone, mais limitado.

Assim, mesmo não tendo mais que se preocupar com isso — levando em conta que a Apple oferece garantia a qualquer modelo aqui no Brasil —, esses devem ser os modelos que serão oficialmente comercializados por aqui.

Posts relacionados

Comentários