A maioria de usuários que já atualizaram seus aparelhos e estão aproveitando as maravilhosas novidades do iOS 10, especialmente os novos emojis, estão relatando também uma experiência relativamente mais suave com a interface de usuário e a usabilidade geral do sistema. Uma série de vídeos publicados pelo canal iAppleBytes no YouTube vêm para levantar alguma discussão acerca desse tema.

Os testadores fizeram extensivos testes com todas as gerações do iPhone com suporte ao iOS 10 — 5, 5s, 6 e 6s — colocando dois aparelhos iguais lado a lado, um rodando o iOS 9.3.5 e outro já na versão final do novo sistema. A diferença principal entre todos eles foi no tempo de inicialização dos aparelhos: no caso do iPhone 5, o iOS 10 levou 15 segundos a mais para concluir o boot; no caso do iPhone 6s, essa diferença foi de apenas 3 segundos.

Em termos de usabilidade geral, um comportamento consistente em todas as gerações: o iOS 10 parece ser um fio de cabelo mais lento para completar algumas tarefas (embora haja exceções), mas o sentimento é que o sistema está mais fluido e agradável de usar.

Dica: ponha o vídeo no mudo. A trilha sonora é péssima.

Este fenômeno é profundamente explicado nesta seção do review do iOS 10 feito pelo AnandTech, e a razão básica para tal é que a Apple está pondo uma ênfase renovada em animações mais fluidas, em 60 quadros por segundo, na nova geração do seu sistema operacional móvel.

Resumindo basicamente: conforme o iOS foi se tornando mais complexo e presente em telas com maiores resoluções nos últimos anos, esta suavidade nas animações foi diminuindo drasticamente, mas com o novo lançamento a Maçã quer voltar a ser a rainha da fluidez com uma série de ajustes no código do sistema.

E você, o que está achando da performance do iOS 10 no seu aparelho? Compartilhe suas impressões nos comentários abaixo.

[via AppleInsider]

Taggeado:

Posts relacionados

Comentários