Botão de Início do iPhone 7 requer contato com a pele para funcionar, então boa sorte nos invernos rigorosos [atualizado]

Desmontagem do iPhone 7 Plus feita pela iFixit

Eu não vou mentir aqui, esta é uma notícia que certamente afetará pouquíssimos de nós, moradores deste belo país tropical com temperaturas amenas (ou não) o ano inteiro. Mas se você mora nos píncaros do sul ou em algum outro país onde o inverno seja um pouco mais rigoroso, pode começar a se conformar: o botão de início do iPhone 7 não funciona com luvas.

Quem primeiro trouxe à tona o problema foi Myke Hurley, cofundador da Relay FM:

[…] Cubra o botão de Início do seu iPhone 7 com um material (como o da sua camiseta, por exemplo) e tente clicar nele.

A partir daí, várias outras publicações e muitos dos sortudos que já conseguiram pôr as mãos nos iPhones 7/7 Plus começaram a testar o novo botão e o veredito é o que se presumia: assim como a tela capacitiva, o botão requer contato com a pele para funcionar.

Especula-se que a Apple esteja usando o próprio sensor do Touch ID para fazer a detecção do toque no novo botão, o que realmente atrapalha um pouco as coisas. O grande problema é que, no iOS 10, a Apple pela primeira vez está exigindo uma interação com o botão para desbloquear o aparelho — antes era possível despertá-lo com o botão de força e deslizar a tela para acessar o iPhone (ainda que fosse preciso digitar a senha com o seu dedo). Mas agora, com o fim do icônico “deslize para desbloquear”, o toque no botão de Início é inevitável.

O pior de tudo é que até mesmo muitas luvas “especiais”, projetadas para funcionar com telas sensíveis ao toque e que inclusive permitem o uso normal da tela do iPhone, estão sendo rejeitadas pelo novo “falso” botão.

Você pode argumentar que, considerando que boa parte dos usuários de iPhones hoje em dia adota o Touch ID como forma de bloquear seus aparelhos, a insensibilidade do botão de Início capacitivo não vai mudar muita coisa, mas não é bem assim. A impossibilidade de pressionar o botão dificulta até evocar a tela de senha numérica que aparece quando a leitura da digital falha.

Em outras palavras, se você estiver usando luvas, as alternativas que restam são tocar num widget e deslizar para a esquerda na tela de bloqueio ou ressuscitar o AssistiveTouch para utilizar o botão de Início na tela. Nenhuma das duas soa como a solução elegante e simples sonhada pela Apple…

[via 9to5Mac]

Atualização, por Eduardo Marques · 20/09/2016 às 00:16

Conforme o leitor Rodrigo Vieira informou nos comentários, o botão de Início funciona, sim, com luvas capacitivas.

Posts relacionados

Comentários