Apple pode ter planos de voltar a usar placas gráficas da NVIDIA em Macs

No fim de 2011(!), publicamos aqui no site um rumor intitulado “Apple poderá voltar a equipar Macs com GPUs da NVIDIA”. Já naquela época, havia alguns anos que a empresa de Santa Clara havia perdido o espaço em Macs para uma concorrente da cidade-vizinha Sunnyvale, ambas na Califórnia (Estados Unidos): a Advanced Micro Devices, mais conhecida pela sigla AMD.

Pois o boato está de volta à tona, desta vez graças a vagas de emprego abertas pela NVIDIA — descobertas pela Bloomberg — que trazem várias referências a um trabalho próximo à Apple. As descrições citam inclusive as tecnologias Metal e OpenGL, extensivamente utilizadas pela Maçã.

Enquanto o mais óbvio seria a Apple utilizar as GPUs1 Polaris da AMD na sua próxima geração de MacBooks Pro, o rumor abre portas para ela adotar a arquitetura Pascal da NVIDIA no lugar — que, por sinal, promete mais performance com menor consumo de energia e dissipação de calor (o que é excelente para laptops).

A reentrada da NVIDIA não necessariamente significaria o fim da parceria da Apple com a AMD, até porque a Maçã sempre dá preferência a ter múltiplas fornecedoras de componentes a fim de conseguir costurar melhores negociações de compra.

Apesar de o caminho parecer estar traçado, há também a possibilidade de isso não se concretizar já nos lançamentos aguardados para este ano — e sim só daqui a alguns meses, nas gerações que serão lançadas em 2017. Veremos.

[via AppleInsider]

Posts relacionados

Comentários