Apple quer juntar todas as suas equipes de serviços na nuvem em um mesmo local

Pense na quantidade de serviços na nuvem que a Apple tem atualmente: Siri, Mapas, iCloud, Apple Pay, Apple News, parte do iTunes (lojas online) e do Apple Music… é muita coisa. E, como esses serviços foram lançados e crescendo em momentos diferentes, suas equipes estão espalhadas em diversos prédios da Apple pela Califórnia (em Cupertino e em Sunnyvale, basicamente). Mas isso deverá mudar.

Segundo a Bloomberg, Eddy Cue (vice-presidente sênior de softwares e serviços para a internet) quer juntar esse povo todo sob um mesmo teto, no atual campus da empresa em 1 Infinite Loop, a fim de facilitar o trabalho de todos (colaboração, integração, etc.) e bater de frente com os concorrentes.

One Infinite Loop

De acordo com pessoas por dentro do assunto, a atual estrutura contribui para a proliferação de bugs em software e para um desenvolvimento lento de produtos. Colocando todos num mesmo ambiente, ainda que atualmente muita coisa possa ser feita de forma remota e à distância, sem dúvida nenhuma as coisas ficarão mais fáceis e rápidas. E isso será possível graças ao novo campus que a empresa está construindo em Cupertino; com a mudança de muitos setores para lá (aguardada para o início de 2017), o atual campus poderá receber diversas equipes que estão espalhadas por prédios na região.

Ainda segundo a Bloomberg, uma comissão de gerentes da Apple está trabalhando na reorganização dessas equipes (quem vai para o novo campus, quem fica, etc.). O plano inicial inclusive foi alterado — a Apple originalmente queria levar 13.000 empregados para o novo campus mas, agora, esse número deverá subir.

Paralelamente a isso, a Apple também estaria reorganizando os seus recursos de computação na nuvem, movendo toda a infraestrutura (coisas como softwares para processar as consultas da Siri, downloads de música, etc.) para um único sistema, criado por ela. De codinome “Pie”, a ideia desse projeto é ter mais controle da plataforma e até mesmo melhorar a velocidade de tudo. Parte da Siri, a iTunes Store e o Apple News já estariam funcionando nessa nova plataforma, enquanto os outros serviços serão migrados nos próximos anos.

Além disso, é bom lembrar, temos o projeto “McQueen”, focado em criar uma infraestrutura própria de armazenamento a fim de não depender mais de terceiros como Amazon e Google.

[via MacRumors]

Posts relacionados

Comentários