É para glorificar de pé! Chrome 55 passará a consumir até 50% menos memória

Vejam bem, eu tenho plena convicção de que o Chrome é o melhor navegador para Mac que existe — sim, acima do Safari. Especialmente para quem, como eu, tem todas as suas raízes eletrônicas fincadas no ecossistema do Google, o browser de Mountain View não tem concorrência certa.

Publicidade

Entretanto, já há muitos anos o meu navegador padrão no Mac é o Safari simplesmente porque o Chrome é um absoluto e notório viciado em memória e bateria, enquanto a Apple consegue, geração a geração, otimizar o seu browser para que ele consuma menos e menos recursos da máquina — e como a minha (ao menos na bateria) já está pedindo arrego há um tempinho, esta é uma decisão difícil, porém necessária.

Bom, a notícia extremamente promissora do dia é que o Google está colocando o Chrome numa reabilitação e, se as coisas correrem conforme o prometido por tio Pichai, o seu futuro será brilhante. Conforme relata a CNET, a versão 55 do navegador — que deverá sair no dia 6 de dezembro — virá com excelentes otimizações que farão o seu uso de memória cair pela metade!

Ícone - Google Chrome para Mac

Publicidade

O objeto de atenção da equipe de desenvolvimento do Chrome é o V8, o interpretador JavaScript distribuído em código aberto que é o motor empregado pelo Google no seu browser desde os primórdios do seu lançamento. Mudanças realizadas no V8 estão “reduzindo significamente a exigência de memória” em sites conhecidos como Imgur, Reddit, Twitter e New York Times — na maioria deles, esta redução chega a apetitosos 50%.

A menor exigência de memória é benéfica em uma série de aspectos: além da óbvia vantagem de operar mais rapidamente e deixar mais espaço na RAM1 para outros processos, o navegador exige menos da bateria e o sistema flui mais harmoniosamente. Todos ganham — especialmente aqueles com máquinas menos privilegiadas.

Se você quer testar o Chrome 55 saído da rehab antes da sua distribuição oficial, o Chrome beta é seu amigo.

Publicidade

[via AppleInsider]

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…