Apple atualiza sua lista de produtos clássicos/obsoletos, adicionando itens como o iPhone 4

Muito em breve, uma nova leva de produtos da Apple sairá definitivamente da vida para entrar na história. O site japonês Macotakara relata que alguns itens mais antigos do catálogo da Maçã logo entrarão na infame lista de produtos clássicos/obsoletos, efetivamente encerrando seu suporte — dentre eles, hits da sua época como o iPhone 4 e o MacBook Air 13″ do fim 2010.

iPhone 4 com iOS 7

Se você não está familiarizado com a nomenclatura, a Apple denomina “clássicos” (vintage) os modelos cuja produção foi encerrada há entre cinco e sete anos, e “obsoletos” (obsolete) aqueles que já não são fabricados há sete anos ou mais. Na prática, para nós, não existem diferenças entre as duas categorias: em ambas, a Maçã deixa de prestar suporte totalmente aos produtos e não mais oferece peças de reposição a eles — a distinção entre clássicos e obsoletos se dá somente em alguns Estados americanos, como a Califórnia, e em países como a Turquia, que possui leis as quais exigem o suporte de produtos por sete anos após o encerramento da sua produção.

Dentre os produtos que adentrarão a lista do esquecimento no fim do mês, estão todos os modelos restantes de iPhones 4 (a versão CDMA já entrou no grupo no mês passado), o MacBook Air de 13 polegadas do fim de 2010, o AirPort Extreme de terceira geração e a Time Capsule de meados de 2009. Em setembro, já tinham descido para o vale dos oblívios o Mac mini de meados de 2010 e os MacBooks Pro de 15 e 17 polegadas do mesmo período.

A lista completa de produtos clássicos e obsoletos pode ser conferida no site da Apple — ainda sem as futuras adições, naturalmente. Que descansem em paz.

[via 9to5Mac]

Posts relacionados

Comentários