O melhor pedaço da Maçã.

Após quase dez anos, Wine 2.0 é lançado com suporte a apps de 64 bits e outras 6.599 mudanças!

A camada de compatibilidade para UNIX Wine já existe e salva a pele de inúmeros usuários de Mac e Linux há, pasmem, quase 24 anos (a versão inicial foi lançada em julho de 1993). Em 2008(!) veio a versão 1.0 do software e, agora, quase dez anos depois, comprovando a filosofia “devagar e sempre” dos seus desenvolvedores, foi lançado o Wine 2.0.

Publicidade

Wine 2.0 para Mac

Se você não tem ideia do que eu estou falando, o Wine é um software utilizado para rodar aplicações do Windows em sistemas UNIX, como o Mac ou o Linux. Ele não é um emulador — coisa que, aliás, seu acrônimo recursivo deixa absolutamente claro: Wine Is Not an Emulator (em português o acrônimo não funciona, mas quer dizer “Wine não é um emulador”); em vez disso, ele permite que aplicativos sejam rodados nativamente através da aplicação de APIs1Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações. do sistema operacional da Microsoft. O CrossOver, por exemplo, é uma implementação comercial e simplificada do Wine — que em sua forma pura pode ser muito complexo para o uso de usuários básicos ou mesmo intermediários.

O Wine 2.0 apresenta, de acordo com os seus desenvolvedores, 6.600 mudanças em relação à versão anterior. A mais notável delas é o suporte a apps de 64 bits para Windows no Mac, coisa que não era possível anteriormente. Também é novo um modo de renderização para telas Retina, o que não mais fará com que os aplicativos fiquem com uma aparência horrorosa no seu belo iMac ou MacBook [Pro]. Uma série de novos softwares ganharam suporte nesta nova versão, como a suíte Office 2013, enquanto no campo de hardware foi adicionado suporte a várias novas placas gráficas.

Publicidade

Os binários executáveis e o código-fonte do Wine 2.0 já podem ser baixados no site oficial do projeto.

[via AppleInsider]

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ladrões invadem a loja a2YOU no Shopping Mueller (em Curitiba) e fogem com diversos produtos

Próx. Post

Filme da semana: compre “Deuses do Egito”, com Gerard Butler, por US$3!

Posts Relacionados