Microsoft lança Teams, nova plataforma de chat concorrente do Slack

A Microsoft tem investido cada vez mais em ferramentas para o ambiente corporativo. A novidade desta vez é o mais novo serviço de chat para interação em grupos, o Microsoft Teams.

Microsoft Teams

Sendo um competidor direto de serviços como o Slack e o HipChat, o Microsoft Teams é mais uma maneira de manter o trabalho de equipes em um só lugar, para não haver preocupação de perderem-se em uma montanha de aplicativos e serviços diversos.

Com certeza, o trunfo de ferramentas como essas é a integração com serviços de terceiros ou da própria empresa, e o Teams parece fazer isso muito bem. Além de, é claro, funcionar com o pacote Office e Skype, a sua API1 aberta possibilita que serviços de terceiros possam ser integrados a ele, como o Zendesk, Asana, Twitter, GitHub, etc. Outros recursos também funcionam normalmente com o app, como bots, emojis, stickers, GIFs, extensões e mais.

O Microsoft Teams é multiplataforma e está disponível para Mac, Windows, iOS, Android e também para a web. Entretanto, ele faz parte do pacote de assinatura do Office 365, ou seja, é uma ferramenta paga. Por este motivo, talvez seja difícil mensurar o quanto as pessoas vão aderir ao aplicativo; mesmo assim, o potencial dele é grande e pode até significar uma ameaça aos serviços competidores.

O que não quer dizer que eles vão se render facilmente; muito pelo contrário: o Slack inclusive já publicou uma carta aberta no New York Times para dar as boas-vindas à Microsoft, bem no estilo Apple em 1981:

Aquele momento em que você pensa “nós deveríamos comprar uma página inteira no Times e publicar uma carta aberta”, e aí você faz isso. 💫

Com “alguns conselhos de amigo”, o Slack lembra à Microsoft que “o que mais importa não são os recursos”, que “uma plataforma aberta é essencial”, que “é preciso fazer isso com amor” e, por fim, que “o Slack está aqui para ficar”.

Por último: Slack está aqui para ficar. Nós vamos aonde o trabalho acontece por milhões de pessoas ao redor do mundo.

Então, bem-vinda, Microsoft, à revolução. Estamos felizes por você estar nos ajudando a definir essa nova categoria de produtos. Nós admiramos muitas de suas realizações e sabemos que você será um concorrente digno. Temos certeza de que você vai apresentar algumas novas idéias por conta própria também. E nós estaremos bem ali, prontos.

Apple Welcome IBMA carta — que pode ser lida por completo em inglês aqui — muito se assemelha à que a Apple publicou no Wall Street Journal direcionada à IBM quando — na década de 1980 — esta decidiu entrar no ramo de computadores pessoais. As palavras não são exatamente as mesmas, mas a intenção com certeza foi.

O Microsoft Teams está disponível para testes em 170 países e 18 idiomas, para os clientes do pacote Office 365 dos planos Enterprise ou Business. Seu lançamento oficial será no primeiro trimestre de 2017.


Ícone do app Microsoft Teams

Microsoft Teams

de Microsoft Corporation

Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 1.0.90 (201.1 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

[via MacRumors]

Posts relacionados

Comentários