Apple capturou quase 104%(!) dos lucros do mercado de smartphones no último trimestre

Lembram que ontem, em face à notícia de que a Apple estava se aproximando de um recorde negativo no market share de smartphones, eu comentei que os executivos de Cupertino certamente não estavam ligando nem um pouco para isso? Talvez tenha um pouco a ver com isso aqui: segundo os analistas da BMO Capital Markets, a Maçã capturou nada menos que 103,6% de todos os lucros do mercado de telefones inteligentes no último trimestre, tornando-se a única empresa do ramo a ganhar algum dinheiro considerável (e como, hein!) no período.

Família de iPhones 7 Plus, 7 e SE

Atrás da Apple, apenas a Samsung apresentou um lucro, quase desprezível, de 0,9%. Para vocês terem uma ideia do rombo que um pequeno punhado de telefones explosivos pode causar, esta é a primeira vez que a Maçã consegue uma porcentagem de lucros acima de 100% do mercado — nos últimos trimestres, este número ficou sempre na casa dos 80-90%, enquanto a sul-coreana costumeiramente capturava os 10-20% restantes.

Apenas uma coisa não mudou: somadas, Apple e Samsung abocanharam mais de 100% dos lucros do ramo, significando que todas as outras fabricantes de smartphones continuaram a operar em prejuízo neste último trimestre. Resta saber por quanto tempo este cenário será sustentável — algumas fabricantes, como a LG ou a Motorola Lenovo, beneficiam-se por fazerem parte de uma companhia muito maior que banca as perdas da divisão, mas esta não é a regra e certamente não é um modelo atrativo de negócios.

A BMO divulgou também seus próprios números referentes ao market share das companhias, e a Samsung, como de costume, levou a vantagem com 21,7% do mercado. A Apple ficou em segundo lugar, com 13,2%, e a crescente Huawei conquistou a terceira posição com 9,7%. No geral, o mercado de smartphones cresceu 2,1% numa comparação ano-a-ano, com 346 milhões de unidades despachadas neste terceiro trimestre.

[via 9to5Mac]

Posts relacionados

Comentários