O melhor pedaço da Maçã.

Câmeras dos iPhones 15 têm novos níveis de zoom, formatos de imagem e mais

Cá estamos no momento pós-evento especial da Apple, que aconteceu ontem e contou com a apresentação dos iPhones 15/15 Plus e dos iPhones 15 Pro/15 Pro Max, os quais possuem processadores mais rápidos, um novo acabamento (titânio) e a tão esperada adoção da porta USB-C, de modo a finalmente aposentar o conector Lightning.

Publicidade

Mas estamos aqui para ver como as câmeras mudaram em relação aos modelos do ano passado. Com a lente grande-angular de 48 megapixels agora padrão em toda a linha e uma nova lente teleobjetiva no modelo mais caro, algumas coisas sobre a experiência de captura de imagem são diferentes. Vamos conferir quais são elas?

iPhones 15/15 Plus

Como dissemos, a câmera principal (grande-angular) dos iPhones 15/15 Plus agora inclui um sensor de 48MP — maior que os 12MP dos iPhones 14/14 Plus. Além disso, a lente equivalente a 26mm da câmera principal tem um diafragma com abertura ligeiramente menor (ƒ/1.6) em comparação ao dos modelos anteriores (ƒ/1.5).

A câmera dos novos modelos captura imagens de 24MP por padrão, com a Apple destacando que isso permite que elas ainda sejam compartilhadas facilmente enquanto possuem maior alcance dinâmico e nitidez graças ao Photonic Engine e ao HDR1High dynamic range, ou grande alcance dinâmico. Inteligente 5. As duas tecnologias, vale notar, combinam exposições diferentes computacionalmente em uma única imagem.

As imagens também podem ser capturadas com 48MP completos e salvas como arquivos HEIF. Segundo a Apple, o aumento da resolução também permite uma nova opção de zoom 2x, possibilitada pelo sensor quad-pixel da câmera teleobjetiva para criar uma imagem de 12MP.

As câmeras ultra-angular e frontal permanecem as mesmas dos respectivos modelos do ano passado, com resoluções de 12MP e aberturas ƒ/2.4 (ultra-angular) e ƒ/1.9 (frontal).

iPhones 15 Pro/15 Pro Max

Embora o iPhone 15 Pro mantenha a mesma lente principal de 24mm e abertura ƒ/1.78 do seu antecessor, o sensor por trás dela é maior (quad-pixel de 2,44µm), o que deve ajudá-lo a capturar mais luz e detalhes. As câmeras ultra-angular (13mm) e teleobjetiva (77mm) não possuem mudanças.

Publicidade

O iPhone 15 Pro Max, por sua vez, se distanciou ainda mais do seu “irmão” com recursos dedicados na câmera. Entre elas, o modelo possui uma nova câmera teleobjetiva com capacidade de zoom óptico de 5x, ou equivalente a 120mm, graças a um design que desvia a luz através de vários elementos da lente.

Devido à nova lente teleobjetiva, o iPhone 15 Pro Max tem uma vantagem significativa sobre seu irmão menor, pois possui zoom digital de até 25x, contra o zoom de 15x no iPhone 15 Pro e nos iPhones 14 Pro/14 Pro Max.

Assim como as versões não Pro, aqui a captura padrão também passa a ser de 24MP (acima dos 12MP no iPhone 14 Pro), mas você também poderá tirar fotos de 48MP como imagens HEIF Max, não apenas ProRAW.

Além disso, a Apple usou a capacidade de zoom 2x, que usa uma parte do sensor principal da câmera de 48MP, e passou a oferecer múltiplas distâncias focais nos novos modelos topos-de-linha. Com a ajuda do Photonic Engine, você pode especificar distâncias focais de 24mm, 28mm ou 35mm — basta tocar no botão de zoom para revelar essas opções.

Os recursos de vídeo também estão melhores agora. Nos iPhones 15 Pro/15 Pro Max, é possível obter melhores opções de gradação de cores durante a edição graças ao suporte ao Academy Color Encoding System (ACES) para gerenciar fluxos de trabalho de cores. Ademais, a gravação de vídeo ProRes agora é compatível com até 4K a 60 quadros por segundo ao gravar em um dispositivo externo, como por exemplo um SSD2Solid-state drive, ou unidade de estado sólido. conectado pela porta USB-C.

Até o fim deste ano, esses modelos também serão capazes de gravar vídeos espaciais usando as câmeras principal e ultra-angular simultaneamente — sem dúvida, em antecipação headset Apple Vision Pro.

JPEG Max e HEIF Max

Até então, era possível obter apenas três opções de formatos para fotos: JPEG ou HEIF (de 12MP), ProRAW (de 12MP) e ProRAW (de 48MP). Com o iOS 17, tanto os usuários dos iPhones 14 Pro/14 Pro Max quanto dos iPhones 15 Pro/15 Pro Max encontrarão duas opções diferentes na captura de imagens: o JPEG Max e o HEIF Max.

Com ambas, poderemos capturar fotos com resolução de 48MP, sendo que uma foto JPEG Max pesa cerca de 10MB, enquanto uma imagem HEIF Max pode ter até 75MB.

Novos recursos em todos os modelos

Tanto nos iPhones 15/15 Plus quanto nos 15 Pro/15 Pro Max, quando a câmera detecta uma pessoa, um gato ou um cachorro no enquadramento, ela muda automaticamente para o modo Retrato e captura a imagem com um mapa de profundidade gerado automaticamente. O comportamento é semelhante ao do modo Macro quando a câmera detecta objetos próximos, com um botão indicando que o modo está ativo.

Caso queira, você pode — depois da foto tirada — editá-la adicionando ou não essa profundidade do modo, ou até mesmo mudar o foco da foto entre sujeitos diferentes. Vale notar que, felizmente, essa funcionalidade também estará disponível nos iPhones 14 Pro/14 Pro Max quando o iOS 17 for disponibilizado.

Além disso, uma outra pequena atualização é que agora as lentes das câmeras de todos os novos modelos incluem um revestimento extra projetado para reduzir o reflexo da lente — que é um problema já há várias gerações de iPhones. Será o fim das bolinhas verdes?! 🟢

E aí, o que acharam dos updates? 📸

Notas de rodapé

  • 1
    High dynamic range, ou grande alcance dinâmico.
  • 2
    Solid-state drive, ou unidade de estado sólido.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

China confirma que iPhones 15 poderão ser vendidos no país

Próx. Post

Apple TV+: 4ª temporada de “For All Mankind” estreará em 10/11; veja teaser

Posts Relacionados