O melhor pedaço da Maçã.
Diversidade na Apple em 2016

Novo relatório de diversidade da Apple mostra apenas 1% de melhora; maioria dos empregados ainda são homens brancos

E chegou mais um dia em que precisamos falar das estatísticas da Apple em relação a diversidade e inclusão.

Publicidade

Depois da matéria que publicamos sobre o ambiente tóxico e hostil de trabalhadores da Maçã, fica mais difícil acreditar que esses números configuram uma real preocupação não somente de inclusão mas também com o bem-estar de todos os empregados. Mesmo assim, preferimos acreditar que coisas boas estão a caminho e que realmente a Apple está se esforçando para melhorar a cada dia.

A diversidade é mais do que qualquer gênero, raça ou etnia. É a rica representatividade de todas as pessoas, todos as experiências e todas as perspectivas. É toda a experiência humana.

Denise Young Smith, vice-presidente de recursos humanos da Apple.

Os resultados no documento [PDF] do EEO1Equal Employment Opportunity, ou algo como “Oportunidade Igualitária de Emprego”. que foram divulgados ontem são referentes ao mês de julho de 2016 e, apesar de demonstrarem melhoras, ainda nota-se que há muito progresso a ser feito.

Um dos números que continua alarmante é o de executivos mais importantes da empresa: enquanto há 73 homens brancos ocupando cargos mais altos, há apenas 10 asiáticos, 2 latinos e 2 negros; quanto a mulheres ocupando estes cargos, há 15 brancas, 4 asiáticas, apenas 1 negra e nenhum vestígio de latinas ou outras etnias. A diferença para o ano passado é mais 2 brancas, 2 asiáticos (uma mulher e um homem), um latino e menos uma negra.

Publicidade

Em todos os demais cargos mais baixos também há uma predominância de homens brancos, porém a empresa contratou neste ano 2.455 asiáticos, 951 latinos e 783 negros. No total, como pode ser visto abaixo, a melhora foi apenas de 1% em relação ao ano passado.

Clique/toque nos gráficos para ampliá-los.

Sempre há lugar para melhorar e é o que, *aparentemente*, a Apple está tentando fazer. Felizmente, a Maçã orgulhosamente apresenta que há na empresa a igualdade no pagamento de mulheres e homens de todos os cargos, em todo o mundo.

Publicidade

Ela ainda argumenta que as informações presentes nesta página [em inglês] representam muito mais a abordagem da empresa em relação à diversidade do que o documento do EEO, que “não acompanhou o ritmo das mudanças na indústria ou na força de trabalho americana ao longo da última metade do século”.

Vemos a diversidade como tudo o que faz os empregados serem o que são. Promovemos uma cultura diversificada que inclua a deficiência, a crença religiosa, a orientação sexual e o serviço ao país. Queremos que todos os empregados se sintam confortáveis sendo eles mesmos ao trabalho todos os dias. Porque acreditamos que nossas experiências, perspectivas e paixões individuais nos ajudam a criar as ideias que nos movem adiante.

Esperamos realmente que o discurso não fique apenas na página da Maçã, mas que realmente coloquem isso para funcionar nas entranhas da empresa.

[via AppleInsider]

Notas de rodapé

  • 1
    Equal Employment Opportunity, ou algo como “Oportunidade Igualitária de Emprego”.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple cria uma conquista especial para usuários de Apple Watch no Dia de Ação de Graças

Próx. Post

Ofertas do dia na App Store: Door Kickers, Themes for Keynote, Chameleon Run, LEGO e mais!

Posts Relacionados