O melhor pedaço da Maçã.

Caso seu novo MacBook Pro dê problema, seus dados estão a salvo — a Apple tem a solução para o problema que ela mesma criou

Uma das maiores críticas em relação aos novos MacBooks Pro com Touch Bar (e exclusivamente a eles, já que a versão básica tem SSDs removíveis) é o fato de que a unidade de armazenamento das máquinas é soldada à placa lógica; ou seja, qualquer reparo no computador que envolva a substituição da placa significa a perda de todos os seus dados — coisa que não existia quando os tempos eram mais simples e podíamos simplesmente abrir a tampa inferior dos Macs e tirar nossos queridos HDDs/SSDs de lá, sãos e salvos.

Publicidade

Mesmo que os tempos atuais nos deem margem para duvidar disso, era de se esperar que a Apple não seria tão tresloucada a ponto de não oferecer alguma forma de recuperar os dados de um MBP defeituoso. Bom, felizmente, não mesmo: a empresa oferecerá para todos os donos do computador ainda dentro da garantia uma transferência dos seus dados caso a máquina apresente algum problema.

Ferramenta de recuperação de dados para o novo MacBook Pro

Para realizar tal tarefa, as lojas e Centros de Serviço Autorizados da Maçã receberão uma ferramenta nada Apple-like pela qual é possível conectar a placa lógica de um MBP defeituoso e conectá-la via USB-C a outro MBP, transferindo os dados caso o SSD esteja funcional. É aqui que entra aquele conector aparentemente sem uso que a iFixit descobriu no desmonte dos novos Macs, aliás: ele serve justamente para conectar a placa à ferramenta.

Publicidade

Obviamente, a existência deste procedimento não garante que a Apple consiga recuperar os dados de um MBP com defeito, mas se o problema estiver em qualquer outro lugar que não a unidade de armazenamento, as chances de recuperação são bem grandes. O serviço também será disponibilizado para os usuários do AppleCare, mas resta saber se, daqui a alguns anos, quando alguns desses Macs já estiverem fora de qualquer garantia, haverá esperança no caso de uma falha interna.

Seja qual for o prospecto para o futuro, o mantra para os donos do novo MacBook, mais ainda do que para o resto da comunidade tecnológica, é: faça backup sempre.

[via 9to5Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Se um dia a Apple mesclasse o MacBook com o iPad…

Próx. Post

A Black Friday da MM Store acaba de começar; são inúmeros produtos com descontos de até 70%!

Posts Relacionados