A Microsoft anunciou ontem seus resultados financeiros para o 3º trimestre fiscal de 2008. O faturamento do período chegou a US$15,06 bilhões, mantendo um crescimento anual de 9%. Os lucros, porém, só subiram 1,9%, para US$4,37 bilhões. Os mercados mais estáveis para a gigante de Redmond foram os clientes/servidores Windows e a suíte Office.
Os ganhos com negócios online da companhia — que incluem o MSN e suas redes de busca e propaganda — cresceram 15% e atingiram US$770 milhões no trimestre. Todavia, o negócio online marcou um prejuízo de US$480 milhões, quase o dobro das perdas de US$267 milhões divulgadas há um ano. Falando com os analistas, a Microsoft destacou bastante sua parceira com a NBC durante os Jogos Olímpicos de Pequim, em que 70 milhões de vídeos foram transmitidos pelo Silverlight.
A empresa pretende reduzir de US$400 a US$500 milhões em custos com redução em contratações, menos gastos em data centers e cortando despesas de marketing e viagens. Ainda assim, ela permanece com bastante dinheiro em caixa: US$21 bilhões. A Apple, por sua vez, está hoje com US$25 bilhões no banco.