Além de problemas aparentes na GPU, mais falhas estão aparecendo nos novos MacBooks Pro [atualizado 2x]

Se você está ansioso(a) para comprar o novo MacBook Pro lançado no mês passado, sugiro que espere um pouco mais até que tudo se acerte. Me refiro aos diversos problemas já relatados por aqueles que preferiram correr na frente e adquirir o novo computador da Apple logo nas primeiras semanas.

Um dos leitores do MacRumors, Jan Becker, cujo problema na GPU nós já contamos, relatou que especialistas da Apple entraram em contato para que ele recriasse o erro e enviasse o relatório da falha. Ele também contou que ainda querem recolher o MBP dele com todos os arquivos para avaliar o problema.

Infelizmente, Becker não foi o único “premiado”; outros usuários também compartilharam relatos e vídeos mostrando problemas semelhantes ao dele. Jayselle também publicou no fórum do MacRumors o vídeo abaixo, demonstrando a falha no novo MBP de 15 polegadas com a GPU AMD Radeon Pro 455, enquanto estava conectado a duas telas externas:

Problemas similares também estão afetando os modelos de 13 polegadas com a Intel Iris 540 e a Intel Iris 550 (sem a Touch Bar).

Apesar de muitos alegarem que os problemas apareceram depois de tentaram efetuar alguma tarefa que exige mais do computador ou rodar algum software mais pesado como o Adobe Media Encoder, Photoshop, etc., uns dizem que as piscadas na telas e distorções de cores começaram sem que houvesse processamento pesado no computador. Outros ainda mostram imagens de problemas na tela de início, assim como também acontece no vídeo acima.

Mesmo assim, como pode ser visto no vídeo a seguir, alguns problemas de cores parecem retornar ao normal no momento em que o usuário vai até a opção de seleção de cores do sistema. Entretanto, o problema parece voltar depois de um certo tempo.

Um usuário disse que registrou em vídeo (abaixo) o problema enquanto acionava o AppleCare pelo telefone. Portanto, como muitos usuários afirmaram, a Apple com certeza já está ciente de todos estes problemas; porém, nenhum comunicado oficial ainda foi feito.

Preocupações com a bateria

Alguns usuários também estão enfrentando problemas com a bateria dos seus novos MacBooks Pro. Diferentemente das 10 horas de autonomia que a Apple prometeu, muitos estão utilizando seus computadores apenas por 3-6 horas.

Atualmente estou alimentando um monitor externo de 1080p e navegando casualmente com o Chrome. Com carga total, estou recebendo uma estimativa de 3 horas de autonomia da bateria. Jogando dura ainda menos.

SRTM, usuário do fórum do MacRumors.

Eu comprei um [MacBook Pro] de 13 polegadas com Touch Bar e o uso há uma semana. Com um uso leve, eu consigo obter cerca de 5 a 6 horas quando estou navegando na internet. A Apple afirma que é possível conseguir 10 horas conectado à internet sem fio, mas a minha bateria nunca chegou a isso.

Aioriya, usuário do fórum do MacRumors.

Vários usuários já apareceram pelo fórum do site reclamando da bateria, incluindo Scott, que mostrou imagens de queda de 5% de bateria em apenas 12 minutos:

MacBook Pro 2016 bateria

Apesar desses relatos, muitas outras pessoas dizem que a bateria dos seus MBPs segue com a performance apresentada pela Apple. Isso também foi atestado por sites como TechCrunch, The Wall Street Journal e Engadget, que registraram autonomia de 9-10 horas em uso normal.

Por estes outros relatos, não se sabe se realmente há algum problema com a bateria dos novos computadores ou se é apenas uma má utilização por parte dos usuários [Chrome, o culpado é você?]. Se este for o caso, a própria Apple disponibiliza dicas em seu site de como poupar ao máximo a bateria dos seus dispositivos.

Transferência de arquivo desligando os MBPs

Já está difícil de convencer alguém que vale a pena comprar o novo MBP *hoje*. Todavia, ainda há mais problemas aparecendo.

Uma publicação no site TidBITS relatou problemas ao tentar transferir uma grande quantidade de arquivos entre dois HDDs externos conectados pelas portas Thunderbolt 3 do novo MacBook Pro. Ao tentar, o computador desligou várias vezes, aparecendo as mensagens: CPU Machine Check Architecture Error Dump e CATERR detected! No MCA data found.

No site o usuário conta que, mesmo depois de trocar a máquina na loja da Apple, o problema persiste. Alguns atendentes do Genius Bar disseram que talvez o problema possa estar ligado a um “consumo de bateria” grande nas portas USB. Como ele conta, essa “teoria” pode ter surgido a partir do relato de que, ao plugar o seu Nexus 5X, aparece no computador a mensagem USB Accessories Disabled, pedindo que o acessório fosse removido pois estava consumindo muita energia.

Um problema similar acontece quando tentam enviar um backup do Time Machine para um HDD externo, como discutido em um tópico do fórum do MacRumors.

Se você já está com um dos novos modelos do MBP e presenciou algum desses problemas, siga as dicas: utilize o Time Machine apenas com um HDD externo conectado ou tente transferir os arquivos por Wi-Fi; outra dica é desconectar todos os dispositivos das portas USB quando não estiverem sendo utilizados.

Este problema também não foi reconhecido pela Apple como algo que está afetando todas as máquinas. Mas, em todos os casos de problemas, o aconselhável sempre é falar diretamente com a Apple e/ou ir até uma loja/assistência autorizada para fazer reparos ou trocas.

[via MacRumors: 1, 2; The Loop]

Atualização · 07/12/2016 às 18:40

O 9to5Mac conduziu alguns testes a fim de averiguar o tal problema de bateria e descobriu que possivelmente o novo MacBook Pro estaria com erro na estimativa de bateria. O que aconteceu é que, rodando o Photoshop e com 100% da carga, a estimativa era de 3 horas e 49 minutos; já com carga 95% mas nenhum aplicativo sendo rodado, a estimativa ficou em 3 horas e 22 minutos. Apesar disso, conseguiu-se permanecer utilizando o computador por um pouco mais de 6 horas(!). Portanto, neste caso, o problema é claramente no mostrador de estimativa.

Entretanto, é claro, não foi descartada a possibilidade de que haja um erro a mais no software ou até no hardware, pois claramente as reclamações dos usuários mostram uso *real* de 3 horas.

Também surgiu pelo fórum do MacRumors uma resposta do senhor Craig Federighi — vice-presidente sênior de engenharia de software da Apple — a um email de um dos usuários sofrendo com problemas gráficos. No email, ele disse que na última atualização do macOS Sierra 10.12.2 isto seria corrigido mas, como aponta o segundo vídeo que publicamos acima (e os diversos testes que este mesmo usuário fez), nada foi realmente reparado — a menos que ele esteja se referindo a uma compilação nova do sistema operacional.

Ou seja, mais problemas e menos consertos.

Atualização II · 08/12/2016 às 10:36

Aparentemente, o email de Federighi acima estava certo pelo menos sobre um dos problemas: alguns usuários que recebiam a mensagem de erro quando tentavam fazer o backup do Time Machine relataram que, com a última compilação beta do macOS Sierra 10.12.2, não estão tendo mais o mesmo problema.

Pelo menos isso, né? 😬

[via MacRumors]

Posts relacionados

Comentários