Agora sim: Apple disponibiliza o macOS Sierra 10.12.2 para todos os usuários [atualizado 5x: iTunes 12.5.4]

Siri rodando no macOS Sierra num MacBook

Ontem à tarde, quando a Apple começou a liberar a sua bateria de sistemas operacionais, publicamos o nosso artigo citando o macOS Sierra 10.12.2 no bolo pois não achávamos que teria motivo para ele não sair junto ao iOS 10.2, ao watchOS 3.1.1 e ao tvOS 10.1. Até a própria Apple deu a entender que ele já estava disponível, também, neste post da sua Newsroom.

Bom, demorou mais um dia e aqui está: o macOS Sierra 10.12.2 está agora disponível para todos os usuários! A compilação final dele é a 16C67.

GIF de novos emojis

Além de contar com melhorias gerais e correções de bugs, obviamente, ele chega com inúmeros novos emojis e alguns novos wallpapers.

Eis o changelog completo:

A atualização 10.12.2 do macOS Sierra melhora a estabilidade, compatibilidade e desempenho do Mac, sendo recomendada a todos os usuários.

Esta atualização:

  • Melhora a configuração e confiabilidade do Bloqueio Automático;
  • Permite a adição de um botão de Escrita Manual do Trackpad em chinês à Control Strip da Touch Bar;
  • Adiciona suporte para fazer capturas de tela da Touch Bar com o app Captura ou o atalho Command + Maiúsculas + 6;
  • Corrige um problema que fazia com que o seletor de emojis da Touch Bar aparecesse na tela;
  • Resolve problemas gráficos em computadores MacBook Pro (outubro de 2016);
  • Corrige um problema onde a Proteção da Integridade do Sistema era desativada em alguns computadores MacBook Pro (outubro de 2016);
  • Melhora a configuração e a experiência de optar por não usar a Mesa e Documentos do iCloud;
  • Corrige um problema na entrega de alertas de Armazenamento Otimizado;
  • Melhora a qualidade do áudio ao usar a Siri e o FaceTime com fones de ouvido Bluetooth;
  • Melhora a estabilidade do Fotos ao criar e encomendar livros;
  • Corrige um problema onde mensagens de entrada do Mail não apareciam ao usar uma conta do Microsoft Exchange;
  • Corrige um problema que impedia a instalação de Extensões do Safari transferidas de fora da Galeria de Extensões do Safari;
  • Adiciona suporte para novas instalações do Windows 8 e Windows 7 com o Boot Camp em Macs compatíveis.

Para instalá-lo, você tem duas opções: abrir a Mac App Store, clicar na aba “Atualizações” para visualizar o update, ou baixar a compilação manualmente pelo site da Apple [Update, Combo] e prosseguir com a instalação. Antes de qualquer coisa, é claro, certifique-se de ter um backup em mãos.


Ícone do app macOS Sierra

macOS Sierra

de Apple

Compatível com Macs
Versão 10.12.6 (5 GB)
Requer o macOS 10.7.5 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na Mac App Store

Código QR Código QR

Aos que já estão rodando a nova versão do macOS Sierra, compartilhem suas experiências nos comentários abaixo. 😉

Atualização · 13/12/2016 às 16:40

Outra mudança significativa do macOS Sierra 10.12.2, noticiada pelo TechCrunch, é que ele remove a estimativa de tempo de uso da bateria da barra de menus do sistema operacional — algo que existe no OS X macOS desde… sempre?

Tempo restante de bateria no macOS Sierra
Adeus?

Agora ficamos apenas com a porcentagem mesmo, tal como no iOS. De acordo com a Apple, o tempo ali mostrado não era muito preciso e poderia gerar confusão entre usuários. Sério que levaram tantos anos para perceber isso?… 😒

Atualização II · 13/12/2016 às 16:40

Ícone - iTunes 12.2 no MacSaiu hoje também o iTunes 12.5.4, adicionando suporte ao novo app TV no iPhone, iPad, iPod touch e Apple TV. E, com a Touch Bar do novo MacBook Pro, é possível usar o explorador para acessar rapidamente várias partes de músicas, filmes, programas de TV e mais.

A atualização também inclui, segundo a Apple, melhorias secundárias do app e de desempenho.

Atualização III · 13/12/2016 às 17:07

A Apple acaba de disponibilizar o Security Update 2016-007 (10.10.5), obviamente recomendado para todos os usuários do OS X Yosemite.

Atualização IV · 14/12/2016 às 09:48

A quem se interessar, eis os artigos de suporte sobre segurança publicados pela Apple:

Atualização V · 15/12/2016 às 17:20

Agora saiu também o Security Update 2016-003 (10.11.6), para quem ainda está no OS X El Capitan.

Posts relacionados

Comentários

95 comments

  1. Alguém já está usando no Mac Air (2015) como está?
    Vale a pena sair do El Capitan?
    Instalar por cima (atualizar)? Ou do zero?

  2. Instalar do Zero sempre!!!! E com certeza vale atualização SIERRA muito mais rápido e estável que o EL CAPITAN.

  3. Mais rápido mesmo?
    Tinha visto uns reviews (faz uns meses já – acho que betas) em vídeos e era um pouquinho mais lento que o El Capitan.
    Meu medo é que não tenho um Mac Pro e sim um AIr.
    De qualquer forma valeu pela ajuda!

  4. Cara, não sei se serve de parâmetro para você, mas eu estou usando o Sierra em um Macbook Pro 13″ (mid 2010) e literalmente não tive problema algum até agora. Consigo usar tranquilamente.
    Fiz instalação limpa.
    Detalhe: meu MBP tem upgrade para 8GB RAM e SSD (Samsung 840 EVO – 250GB) feito há 2 anos.

  5. Mais alguém que usa a fonte reduzida no sistema está com as notificações sendo exibidas em tamanho normal? Tenho um iPhone 5.

  6. Mas eaí, vai parar de esquentar absurdamente meu mac pro? Vai me trazer de volta o uso de 6 a 8 horas da bateria? Saudades Mavericks, saudades El Capitan.

  7. Realmente, no meu MacPro o Sierra se mostrou visivelmente mais rápido, porém me custou uma autonomia da bateria muito menor e um aquecimento terrível usando apps simples! Ps: Fiz a instalação do zero.

  8. Não era muito “preciso”, mas passava uma boa ideia de mais ou menos quanto tempo tinha de duração da bateria. Isso, ao menos, nos MacBooks e MacBooks Pro mais antigos (até o ano de 2012). Acredito que eles removeram justamente pelo fato de que há muita queixa desses dispositivos mais atuais. É incrível como ultimamente eles vêm matando diversos recursos úteis. Ou dão justificativas esfarrapadas, ou nem se justificam.

  9. Nada é estranho na Apple, eles simplesmente estão escondendo dos usuários um problema que é uma legítima propaganda enganosa.

  10. Aqui num MacbookPro8,1 (MacBook Pro 2011) houve também atualização de firmware, com a ROM de inicialização MBP81.0047.B2D. Não achei detalhes do que se trata essa atualização ainda, nem se outros Macs tiveram suas ROMs também atualizadas, mas fica a informação adicional.

  11. Alguém sabe como baixar a versão 10.12.2 não como atualização (ou o combo), mas como sistema completo pra fazer uma instalação limpa já com ele?

  12. Falando em bateria, eu havia iniciado o iPhone 7 Plus a partir de um backup do 6, agora fiz a restauração e comecei do zero. Estou surpreso com a bateria! Usei bastante o aparelho hoje (modo de economia ativado) e estou com incríveis 68% neste momento. Antes disso estava igual ao 6.

  13. Pois é verdade, a Apple alterou toda a sua política de varejo, o que teve um impacto direto na P&D e na forma de como o consumidor fiel da Apple, especialmente os Pro, passaram a ser consumidores de 2a linha. Em seu lugar surgiram consumidores “descolados”, que compram MacBooks, sem reclamar do preço, somente pelo Status e seletividade dos produtos da maçã. O consumidor, hoje, da Apple não é aquele que frequenta este blog e sim aquele que pouco liga para o preço e para a inovação.

  14. A bateria, junto da câmera, são melhorias muito bem vindas. Eu não fico mais refém da bateria e olho que fico conectado na rede de Dados da Claro, que aqui em Pelotas é 70% LTE, e só carregado o iPhone no final da noite. Já tive mais de 15hrs de autonomia.

  15. Disse tudo, virou status novamente, e o pior que nem dão conta que estão levando produtos cheio de problemas e o pós venda da Apple está indo na mesma direção, agora tudo é dano cosmético, parece até que a pessoa leva seu iTreco em um salão de beleza.

  16. Mais rápido e estável que o El Capitan não é mesmo, pois tenho vários programas e games que não rodam no Sierra e no El Capitan flue muito melhor (macbook pro 2010, 8GB, SSD 250 tb), games: Need For Speed Most Wanted (Cider), Counter-Strike Global Offensive, Modern Warfare Trilogy (via CrossOver), GTA Trilogy (Liberty City, Vice City e San Andreas) via Cider. Programas: Logic Pro X, GarageBand e outros de audio funcionam mais fluídos no El Capitan, programa de verificação para gravação Xbox 360 abgx360 e Osx360.

  17. Instalou do zero Jonatas? Bem estranho, mas confesso que uso o MacBook profissionalmente, Photoshop, final cut, illustrator, maya… pra games realmente não testei

  18. Fiz das duas formas pra tirar as dúvidas e mesmo assim, não rolou, dá crash nos games criados pelo Cider (mesmo aqueles portados nativamente que usam esse sistema, como é o caso da trilogia do GTA)

  19. Curiosidade: esse security update mencionado no texto é pra todas as versões do macOs? Pois fui baixar e vi o nome do arquivo secupd2016-007yosemite.dmg, fiquei na dúvida se eu, com o Sierra 10.12.2, deveria fazer a instalação do mesmo…

  20. Pensando seriamente no Surface numa possível viagem aos EUA. Já descartei totalmente o MacBook Pro. Apesar de preferir Mac, acho que dá pra viver no Windows 10, não tá tãaaaaaaaaao ruim assim.

  21. A cada atualização da Apple meu coração dispara de terror!, parece que eu estou indo encontrar o Michael Myers para um jantar de amigos!, visto a tarde frustrante de alguns usuários do (dispensável) Apple Watch, a pressa para disponibilizar atualizações, melhorias e outras coisas assim, tem feito a equipe desenvolver cegamente e mandar para nós testarmos, são itens que realmente não poderiam passar nos testes de QA, aliás, quando mandamos qualquer app nossa para a aprovação na Apple, os caras reprovam até porque o ícone não está alinhado, deviam seguir as mesmas regras….

  22. No meu Macbook Pro 13″ early 2011, percebi uma melhora grande na utilização do trackpad, o cursor ficou mais rápido e mais responsivo tb, alguém mais percebeu isso?

  23. Realmente. Instalei via bootcamp só para ver qual era desse novo windows e me supreendi. Melhor OS que usei da Apple foi o Maverick, depois só vieram SO pesados.

  24. Vou esperar um pouco pois da forma como a carruagem anda na Aplle estou com medo de um apagão em meus iMac’s.

  25. Com a actualização do sierra o Finder deixou de funcionar e fica constantemente a ler… já tentei todos os fixes que vem indicados no Forum (reset smc) mas nada resolve. Volto para a versão anterior beta 5 e isto não acontece. Alguém com o mesmo problema?

  26. Cara, estava com o mesmo problema de esquentar o MBP.
    Dei uma lida em uns sites e aparentemente um aplicativo de gerenciamento das ventoinhas que instalei e depois desistalei fez com que elas trabalhassem menos.

    Baixei o iStats pra ver se melhorava o gerenciamento e bingo!!
    Coloquei manualmente os RPM delas e o MBP está gelado! trabalhando com processador a 46 graus.

    Depois vou desistalar esse aplicativo e resetar o SMC do Mac.

  27. André, tenho um MBP late 2011, ainda com o El Capitan. Você recomenda o upgrade para o Sierra? Notou alguma lentidão?

  28. Recomendo sim Diego, no meu caso ate percebi uma melhora na performance, quando mudei pro Sierra!

  29. Tenta inicializar com Command + R para entrar no Recovery ou Command + Option + R para entrar no Recovery via internet, provavelmente a instalação estava corrompida…

  30. O meu também é este Macbook e o Sierra esta muito bom, mesmo tendo instalado “por cima” ao invés de fazer uma instalação limpa.

  31. Pessoal, o Security Update 2016-007 também é necessário/recomendado mesmo para quem está na última versão do macOS (Sierra 10.12.2)?

  32. Aos aficcionados pelo Mac tenho 3 perguntas, espero que possam me ajudar:
    1) caso eu vá para os EUA conseguiria achar o MacBook Pro (MD 101, de 2012)? No site americano ele não está disponível;
    2) Qual o preço dele, incluindo as taxas regulares (da loja e alfândega)?
    3) Pelo que li, ele, embora + antigo, compensa mais do que o novo: posso aumentar minha RAM, capacidade interna do HD, etc, ao contrário do novo. Procede?

  33. eu atualizei via itunes, mas restaurei o backup, achei que a bateria estava escoando. Ai mantive essa atualizei mais restaurei todos os ajustes, vou ver agora se vai melhorar a bateria.

  34. Comprei último produto Apple faz dois anos

    Não compro mais.

    Torço para que Windows e a Coreana inútil lancem coisas decentes, pois Apple está ficando igual BMW = só marketing.

  35. Sugiro restaurar o iPhone completamebte, pelo iTunes. A diferença aqui foi grande! Mudar somente os ajustes não restaura o código original do software.

  36. Eu tenho um MBP Late 2011, alguém conseguiu ativar a opção de selecionar com 3 dedos? (Em vez de clicar e selecionar) Eu tinha ativado, mas depois da atualização não consegui reativar, parece que sumiu essa opção.

  37. Eu tenho um MBP Late 2011, alguém conseguiu ativar a opção de selecionar com 3 dedos? (Em vez de clicar e selecionar) Eu tinha ativado, mas depois da atualização não consegui reativar, parece que sumiu essa opção.
    Aconteceu isso com alguém???

  38. Boa tarde, Alguém teve o problema seguinte ao atualizar para o Sierra 10.12.2:
    – Se vc tiver um teclado externo usb conectado e vc tentar ligar o mac ele não liga, assim que vc tira o cabo da usb ele inicia?
    – Depois de bootar sem a usb conectada, na tela de login mexa o mouse, depois coloque o dispositivo na usb e tente mexer o mouse outra vez, ele ou está congelado ou move bem lento

    A solução hj é bootar e logar sem nenhum dispositivo usb conectado, depois eles funcionam sem problemas

  39. Eh que eles mudaram de local, agora ta na aba accessibility. vai la em mouse e trackpad, trackpad options, vai ter la os 3 dedos. so ativar.

  40. cara, eles mudaram de local so. ta em accessibility, mouse trackpad, trackpad options. la tem os 3 dedos so ativar. nao sumiu nada, so mudaram de posicao no el capitan pra frente.

  41. Tenho um iMac 21,5″. Como sempre me arrependo de atualizar o sistema do Mac, toda vez a mesma coisa, creio que as últimas 4 atualizações só arrebentaram com minha máquina, e sempre espero corrigir com as novas atualizacões, segue minha lista de problemas após instalação do Sierra:

    • iMac sem som, não reconhece os dispositivos internos
    • Demora uma eternidade para iniciar (desde as últimas 4 ou 5 atualizações), e pasmem, só inicia se tiver um teclado USB conectado e eu segurar qualquer tecla (só fui descobrir esse macete por acaso em algum tópico perdido pelo Google)
    • Esquenta muito minha máquina

    Entre outros vários problemas pequenos que torna muito difícil trabalhar com a máquina, e isso notóriamente depois das atualizações, a Apple claro se faz de desentendida.

    Alguém mais com esses problemas????? Como posso resolver isso??

  42. 3- realmente, ele foi o ultimo modelo do macbook pro que era possivel fazer upgrade de ram e etc…
    comprei um essa semana no mercado livre mesmo… zero, lacrado!

  43. Pessoal sempre reclamando, fazer o que? Nunca satisfeitos, óbvio que em mudanças vão existir pessoas que gostam e outras que não vão gostar e numerar diversas falhas, normal.Não troco a Apple por nada, sistema flui e é leve.Windows nunca mais !

  44. Quer saber o tempo de duração da bateria no seu Mac? muito simples. Veja no seu relogio a hora que vc ligou o mesmo e olhe no seu relogio a hora que estiver acabando a bateria, claro que em uso continuo. Se surprendeu ? Não vou cobrar nada pela dica.

Deixe uma resposta