Futura versão do WhatsApp permitirá a usuários “apagar” mensagens mesmo após o envio

Oh, a glória de um novo tempo! Não mais temereis quando aquelas mensagens, digamos, sensíveis, forem enviadas acidentalmente para o grupo da família.

Publicidade

O WhatsApp Messenger está prestes a lançar uma atualização que permitirá a usuários “apagar” (ou, como eles chamam, “revogar”) uma mensagem mesmo após o seu envio, livrando muitos dedos distraídos de potenciais desastres — e dando a muitas mentes inseguras mais uma janela enorme de tempo para mudar de ideia quanto àquela mensagem.

Quem descobriu primeiro a novidade foi o WABetaInfo, conta no Twitter especializada em analisar as novas versões beta do WhatsApp. Por enquanto disponível apenas no iOS (beta, é bom reforçar!), o novo recurso funciona tocando e segurando uma mensagem específica; no menu contextual, uma nova opção chamada “Revogar” (“Revoke”) apaga a mensagem não só do seu aparelho, como no do seu destinatário (ou destinatários, caso estejamos falando de um grupo).

Publicidade

É bom notar que estamos falando aqui de “revogar”, e não “deletar” a mensagem: uma vez realizada a ação, o balãozinho continua intacto, mas em vez de mostrar o conteúdo da mensagem, mostra um aviso informando que o remetente cancelou a mensagem. Isto funciona até mesmo com mídias — sim, se você revogar uma mensagem contendo uma imagem, por exemplo, ela será apagada também da biblioteca do seu destinatário. O recurso também parece ser exclusivo a mensagens recentes, enviadas há até cerca de alguns dias — qualquer coisa anterior a isso não pode ser mais revogada.

Outra novidade descoberta pelos mesmos pesquisadores é a possibilidade de editar mensagens já enviadas — esta, entretanto, é desabilitada por padrão e, portanto, deve estar ainda numa fase inicial de implementação, o que significa que ainda pode levar um bom tempo para aparecer (se é que vai).

Publicidade

A possibilidade de revogar mensagens está disponível, por enquanto, apenas na versão 2.17.1.869 do WhatsApp beta para iOS. Tal recurso ainda não apareceu na versão de testes do mensageiro para Android, e tampouco se sabe quando ele será liberado para todos os usuários. Muitos de nós torcemos que a espera seja breve, certo?


Ícone do app WhatsApp Messenger

WhatsApp Messenger

de WhatsApp Inc.

Compatível com iPhones
Versão 2.20.81 (132.4 MB)
Requer o iOS 9.0 ou superior

[via BGR]

Posts relacionados

Comentários

Carregando os comentários…