O melhor pedaço da Maçã.

Patente descreve Apple Watch com tela flexível contornando o pulso

Quem sabe num futuro distante…
Conceito de "iWatch", Apple Watch com tela flexível

Cansados da tela quadrada e fixa do Apple Watch? Pois uma patente registrada recentemente pela Maçã pode indicar um futuro um pouco mais redondo — e bem mais flexível — para o relógio.

Publicidade

A patente, intitulada “Módulo de tela e aplicações de sistema”, foi enviada para aprovação pela Apple em novembro de 2019 e concedida pelo Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos ontem, dia 23/3. Basicamente, a ideia aqui é descrever — nos termos mais gerais possíveis, como é de costume nas patentes — uma tela flexível o suficiente para envolver o pulso do usuário, tornando efetivamente todo o Apple Watch uma tela (com direito e pulseira e tudo).

Os desenhos técnicos anexados à patente dão uma ideia mais clara do que a Apple teria em mente, com uma “face principal” circular, fixa, que guardaria todos os componentes internos do dispositivo (bateria, sensores, placa lógica, etc.). A tela então se estenderia para a porção flexível, integrada à pulseira. Todo o dispositivo teria um design com bordas mínimas, ou mesmo totalmente eliminadas.

No registro, os engenheiros da Maçã reconhecem que uma tela OLED1Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico. exposta (sem proteção de vidro, impraticável aqui) poderia sofrer com degradação rápida por conta do contato com o ar e a umidade dos ambientes. A patente cita, entretanto, alguns avanços na tecnologia OLED que poderiam superar essas limitações e permitir que a tela fosse implementada sem nenhum tipo de proteção.

Apesar de a Apple não detalhar elementos de interface na patente, a empresa indica que o dispositivo poderia ter um sistema para que o usuário escolhesse suas “pulseiras digitais”, da mesma forma como se escolhe os mostradores hoje em dia. A tela flexível também poderia ser utilizada para exibir informações complementares, mas não sabemos exatamente qual seria a utilidade prática disso — metade do painel, afinal de contas, estaria oculto.

Digital Crown aprimorada

Uma segunda patente descreve uma nova tecnologia para a Digital Crown, com dois anéis capacitivos — a movimentação dos anéis um contra o outro poderia estender os métodos de interação da peça, permitindo que o usuário tivesse mais controle sobre os elementos de interface do Apple Watch.

Obviamente, tudo o que estamos tratando aqui — como de costume, no caso das patentes — ainda está no mundo das ideias e não temos qualquer indicação concreta de que a Maçã de fato criará um Apple Watch com tela inteiriça e flexível, nem que a nova tecnologia para a Digital Crown será de fato implementada.

Publicidade

Sonhar, entretanto, sempre faz bem, não é mesmo?

Publicidade
Apple Watch Series 7

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

via MacRumors

Notas de rodapé

  • 1
    Organic light-emitting diode, ou diodo emissor de luz orgânico.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Formulário de emprego de Steve Jobs é leiloado por R$1,2 milhão

Próx. Post

Apple TV+: Alexander Siddig junta-se ao elenco de “Shantaram”

Posts Relacionados