O melhor pedaço da Maçã.

Apple permitirá baixar apps para iPhone pela web na União Europeia

Shutterstock.com
Bandeira da União Europeia

A Apple anunciou há pouco mais algumas novidades para usuários e desenvolvedores na União Europeia que deverão tornar o iOS ainda mais flexível — cortesia da Lei dos Mercados Digitais (Digital Markets Act, ou DMA), é claro.

Publicidade

A novidade mais significativa da vez, talvez, seja a possibilidade de usuários baixarem aplicativos em seu iPhone diretamente do site do desenvolvedor, evitando não só a App Store, mas qualquer outra loja de apps. Segundo a Maçã, essa opção de distribuição será liberada durante a primavera do hemisfério norte (nosso outono).

A distribuição de apps pela web chegará na forma de uma atualização do sistema e contará, inclusive, com uma série de APIs 1Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações. para que desenvolvedores possam integrar as suas criações com as funcionalidades do sistema e restaurar/realizar o backup dos apps de usuários. Apenas desenvolvedores cadastrados no App Store Connect há mais de dois anos, porém, poderão aproveitá-la.

Além disso, para usar esse recurso, desenvolvedores precisarão aceitar primeiro os novos termos da App Store na UE, o que significa que eles terão que se comprometer a pagar a polêmica Taxa de Tecnologia Principal (Core Technology Fee, ou CTF). Essa taxa, vale lembrar, prevê a cobrança de 0,50€ por cada vez que o software for instalado/atualizado pela primeira vez, por ano, depois da marca de 1 milhão nos últimos 12 meses.

Publicidade

Apps distribuídos pela web também terão que passar pelo mesmo processo de notarização que softwares encontrados na App Store ou em outras lojas. O desenvolvedor precisará, ainda, ter um app com mais de 1 milhão de downloads na UE no ano anterior e ser transparente quanto aos dados coletados de usuários para aproveitar a novidade.

Novas regras para lojas de apps

Quando a Apple anunciou que passaria a permitir a existência de lojas de apps alternativas na UE, existia uma regra a qual obrigava os desenvolvedores dessas plataformas a aceitar submissões e distribuir apps de outros criadores.

Isso, contudo, mudou hoje, uma vez que a Apple já está permitindo que desenvolvedores distribuam apenas os seus apps em suas lojas alternativas para o iOS.

Publicidade

Essa novidade significa, por exemplo, que uma empresa como a Epic Games poderá lançar uma loja apenas com seus jogos para iOS ou que uma gigante de tecnologia como a Meta ofereça uma plataforma apenas com seus apps de redes sociais.

Redirecionamento de usuários

A terceira e última novidade do dia diz respeito à possibilidade de os desenvolvedores incluírem um link em seus apps com o intuito de redirecionar os usuários para uma página de pagamentos alternativa.

Segundo a Apple, desenvolvedores agora podem escolher exatamente como irão exibir promoções dentro dos seus apps, incluindo descontos e outras ofertas. Antes, eles precisavam seguir alguns templates fornecidos pela própria empresa, os quais se tornaram agora opcionais.

Publicidade

Assim como no caso da novidade anterior, essa mudança também já está valendo para desenvolvedores na UE.


Todas as regras envolvendo essas novidades podem ser conferidas com detalhes nessa página [em inglês].

Notas de rodapé

  • 1
    Application programming interfaces, ou interfaces de programação de aplicações.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Rotas de bicicleta do Apple Maps chegam à Bélgica e à Áustria

Próx. Post

Receita Federal libera software para declaração do Imposto de Renda 2024

Posts Relacionados