Confira o resultado da nossa pesquisa sobre intenção de compra de dispositivos Apple

No começo de novembro passado, lançamos aqui no site uma pesquisa informal sobre a intenção de compra de dispositivos Apple. A ideia era coletar dados diversos entre os leitores e, assim, trazer números interessantes para vocês.

Demoramos um pouco, mas cá estão os resultados. Alguns leitores apontaram que a pesquisa não foi construída de forma perfeita, desconsiderando por exemplo quem tinha acabado de comprar um produto Apple novo ou até comprado um há pouco tempo mas que não era necessariamente de última geração. Reconhecemos os erros, mas eles não chegam a invalidar a pesquisa — que, por sinal, teve quase 3 mil participações. Obrigado a todos!

Vamos, então, aos gráficos? 😉

Mac

Pesquisa de intenção - Mac

Mais de três quartos dos nossos leitores têm Mac.

Pesquisa de intenção - Mac

Quase metade (46%) dos que têm Mac o compraram nos últimos três anos.

Pesquisa de intenção - Mac

Apenas um quinto pretende comprar um Mac novo nos próximos 6 meses. Preocupante, hein Apple?

Pesquisa de intenção - Mac

O principal motivo escolhido entre os que pretendem comprar um Mac novo é que “o novo tem um ou mais recursos que me interessam”.

Pesquisa de intenção - Mac

No outro lado, a maioria não vai comprar um Mac primeiro porque o atual continua funcionando/atendendo às suas necessidades perfeitamente e, logo depois, porque não podem gastar e/ou não têm dinheiro para investir em um novo no momento.

iPhone

Pesquisa de intenção - iPhone

Menos de 10% dos nossos leitores não têm iPhone.

Pesquisa de intenção - iPhone

A taxa de troca de iPhones é alta. Apenas 8,5% têm aparelhos com mais de três anos da compra.

Pesquisa de intenção - iPhone

Esta pergunta é uma das que podem ter sido influenciadas pelo fato de não termos considerado, no questionário, que muitos poderiam já ter comprado um iPhone novo este ano. Ainda assim, o número é elevado.

Pesquisa de intenção - iPhone

Novamente, recursos são um fator predominante na escolha de um iPhone novo — mas design não aparece muito atrás.

Pesquisa de intenção - iPhone

Nenhuma surpresa aqui, também: quem não vai comprar um iPhone novo diz que o motivo principal para isso é que o atual está funcionando perfeitamente e/ou atende às suas necessidades.

iPad

Pesquisa de intenção - iPad

Quase dois terços dos leitores têm iPad; surpreendente.

Pesquisa de intenção - iPad

Em iPads, já temos uma distribuição por ano bem mais uniforme. A maior fatia é a de 2014, com 26,6%.

Pesquisa de intenção - iPad

Na falta de novidades em iPads, unida ao fato de que eles têm uma grande longevidade, levou a apenas 11,6% dos participantes da pesquisa responderem que pretendem, sim, comprar um iPad novo nos próximos 6 meses.

Pesquisa de intenção - iPad

Percebem a tendência quanto a esta pergunta?

Pesquisa de intenção - iPad

Idem aqui, embora de forma mais equilibrada também.

Apple Watch

Pesquisa de intenção - Apple Watch

Aqui a coisa muda bem: apenas pouco mais de um quarto (26,1%) dos leitores possui um Apple Watch.

Pesquisa de intenção - Apple Watch

Como é um produto novo, o ano de compra está quase equilibrado entre 2015 e 2016.

Pesquisa de intenção - Apple Watch

Mesmo sendo uma parcela bem menor de leitores que já têm um Apple Watch, também apenas por volta de um quarto (24,1%) pretende comprar um nos próximos 6 meses.

Pesquisa de intenção - Apple Watch

O padrão de respostas mais ou menos continua aqui, entre os que pretendem comprar um relógio novo.

Pesquisa de intenção - Apple Watch

Já entre os que não pretendem, o fator dinheiro é o primordial — até porque o Watch não é um dispositivo fundamental para ninguém.

Apple TV

Pesquisa de intenção - Apple TV

No caso da set-top box da Maçã, a divisão entre os que têm e os que não têm é quase igual.

Pesquisa de intenção - Apple TV

Aqui, uma divisão equilibrada parecida com a do iPad — com exceção apenas dos modelos bem antigos, de 2011 para trás, que quase não têm mais representatividade no gráfico.

Pesquisa de intenção - Apple TV

Outro produto que não está nos planos de aquisição futuros entre os leitores.

Pesquisa de intenção - Apple TV

Salvo pequenas variações, o gráfico aqui é bem padrão entre todos os produtos.

Pesquisa de intenção - Apple TV

Idem quanto a este.

·   ·   ·

De uma maneira geral, os números mostram que a Apple precisa se mexer bem para voltar a entrar na intenção de compra dos consumidores. Ainda assim, *muitos* participantes apontaram na resposta aberta/subjetiva ao fim da pesquisa que justamente não conseguiram responder de acordo porque já tinham comprado um ou mais produtos Apple de última geração em 2016.

Outra coisa apontada com frequência no campo aberto da pesquisa, e que não levamos em consideração no questionário em si, é que muitos optam por raramente ou nunca comprar nada via Apple Brasil. Preferem pedir para alguém trazer de fora ou aproveitam viagens internacionais para adquirir seus produtos da Maçã, considerando os preços absurdos deles por aqui.

Agradecemos uma vez a todos os 2.924 que participaram da pesquisa, bem como a todos que nos enviaram críticas/sugestões sobre ela. Faremos isso mais vezes! 😊

Posts relacionados

Comentários