Entenda por que não é mais possível assistir a videos 4K no site YouTube.com pelo Safari

Se você curte assistir a vídeos em resolução 4K no YouTube.com e utiliza o navegador Safari, deve ter percebido que esta opção simplesmente sumiu nos vídeos mais recentes que estão disponíveis por lá. Há toda uma discussão no Reddit sobre isso, mas eu resumirei o assunto.

Em abril de 2015 o YouTube anunciou que passaria a utilizar o codec VP9 para codificar os seus vídeos, deixando claro os motivos para deixar de utilizar o H.264 (na prática, o VP9 é um codec de compressão mais eficiente).

Mas o que mudou de abril de 2015 para cá? Bem, aparentemente o YouTube virou a chave para essa estratégia e não está mais codificando vídeos novos em H.264 (antes, o Google utilizava os dois codecs, armazenando diferentes vídeos e os distribuindo de acordo com as necessidades dos usuários). Como o Safari ainda não suporta o VP9, usuários do navegador assistiam a vídeos codificados pelo H.264; já os usuários do Chrome, que suporta o VP9 desde 2013, são encaminhados para os vídeos codificados com ele.

Como a eficiência do VP9 é ainda maior em vídeos com resolução 4K, parece que o YouTube resolveu abandonar o codec H.264 de uma vez por todas (ao menos nesta resolução). O curioso é que isso só acontece em vídeos no YouTube.com; se você, por exemplo, assistir ao vídeo incorporado neste post, verá que a opção 4K está lá, disponível; já no YouTube.com a resolução máxima é 1440p (utilizando o Safari, obviamente).

Veja a diferença nas imagens:

Vídeo no YouTube.com sem a opção 4K
Vídeo no YouTube.com sem a opção 4K
Vídeo incorporado com a opção 4K
Vídeo incorporado com a opção 4K

Das duas, uma: ou a Apple terá que correr para implementar o VP9 no Safari, ou o YouTube retomará a distribuição de vídeos codificados com o codec H.264 pelo seu site. Caso alguma empresa comente o assunto, atualizarmos este artigo.

[via 9to5Mac]

Posts relacionados

Comentários