Jornal coreano aposta que “iPhone 8” será totalmente à prova d’água

Este ano veremos a Apple lançar, pela primeira vez, um smartphone totalmente à prova d’água. Ao menos esta é a aposta do The Korea Herald, que cita o recurso como uma grande tendência do mercado, algo imprescindível em smartphones topo-de-linha.

Segundo o jornal, não apenas a Apple como outras lançarão aparelhos com o selo IP68, incluindo Samsung (que já comercializa ao menos um smartphone à prova d’água, o Galaxy S7), LG e algumas fabricantes chinesas.

Atualmente o iPhone 7 e 7 Plus são considerados pela empresa aparelhos “resistentes à água”, dotados do selo IP67 — ainda que testes tenham indicado algo a mais do que uma simples resistência.

O sistema de avaliação de proteção IP é um padrão definido pela norma internacional IEC 60529. Este sistema classifica o grau de proteção fornecido por um dispositivo contra objetos sólidos (como poeira) e líquidos (água, óleo, etc.). O grau de proteção fornecido por um compartimento é indicado com um sistema de 2 dígitos (IP__), como descrito na tabela a seguir:

Primeiro número: indica o grau de proteção contra objetos sólidosSegundo número: indica o grau de proteção contra líquidos
X: não mensuradoX: não mensurado
0: sem proteção0: sem proteção
1 = protegido contra a entrada de objetos sólidos externos de diâmetro ≥ 50 mm1 = protegido contra gotejamento vertical
2 = protegido contra a entrada de objetos sólidos externos de diâmetro ≥ 12,5 mm2 = protegido contra gotejamento (inclinação de 15%)
3 = protegido contra a entrada de objetos sólidos externos de diâmetro ≥ 2,5 mm3 = protegido contra pulverização (inclinação de 60%)
4 = protegido contra a entrada de objetos sólidos externos de diâmetro ≥ 1 mm4 = protegido contra respingo
5 = protegido contra poeira (entrada limitada, sem depósitos prejudiciais)5 = protegido contra jato
6 = à prova de poeira6 = protegido contra jato potente
7 = protegido contra imersão temporária (até 1 metro por 30 minutos)
8 = protegido contra imersão contínua (acima de 1 metro de profundidade pelo período de tempo especificado pelo fabricante)

Há toda uma discussão atualmente sobre se a Apple pode ou não vender um aparelho resistente à água e não oferecer garantia a danos decorrentes de contato com líquidos. Imagino que, se o “iPhone 8” for mesmo à prova d’água (IP68), a empresa não terá mais como fugir desta responsabilidade.

Agora, uma coisa nós temos que confessar: poder tirar fotos debaixo d’água é algo bem bacana. Torço para que “iPhone 8” venha mesmo com mais esse diferencial!

[via AppleInsider]

Posts relacionados

Comentários