Evernote traz um design totalmente novo à versão 8.0 do seu app para iOS

Desde que o novo CEO do Evernote (Chris O’Neill, ex-Googler) assumiu, parece que temos visto mais mudanças ocorrendo do que anteriormente, em uma tentativa de aprimorar o serviço e dar um up no aplicativo.

Pois a empresa acaba de lançar a versão 8.0 do seu aplicativo para iOS, que chegou com várias mudanças, inclusive um visual totalmente novo, mais simplificado.

Se você forçar um pouco sua memória, vai lembrar que o design anterior era um pouco mais cheio de funcionalidades espalhadas pela tela, no topo, na parte de baixo e principalmente a tela inicial. Agora, em vez de você ver um painel com tudo o que há no app, a primeira coisa que você vê são as suas notas mais recentes, para que “você possa começar a trabalhar de onde parou sem precisar de cliques adicionais”, como explica a empresa.

Algo muito mais intuitivo é a navegação pelos cadernos; nesta versão, o nome do caderno em que você está fica no topo e, para mudar, basta tocar nele para aparecer a sua lista de cadernos. Além disso, agora é possível ver todas as notas que você configurou com lembretes apenas tocando no ícone de relógio que fica no topo de qualquer lista e o mesmo pode ser feito com etiquetas — para isto, é preciso arrastar para baixo a fim de revelar os ícones.

Evernote para iOS Versão 8.0

Também é muito mais fácil adicionar novas notas a partir da tela inicial; basta tocar no ícone de + se quiser uma nova nota ou tocar e segurar para revelar outras opções como gravação de áudio, foto ou lembrete.

As opções de estilizar o texto e o parágrafo também melhoraram bastante, deixando apenas as mais relevantes na barra inferior (com tamanho de fonte, negrito, cores, etc.), uma câmera e, no fim, um ícone de + para acessar as opções que são usadas menos recorrentemente.

Para os usuários do plano Evernote Business, também foram realizadas melhorias. Em “Conta”, é possível facilmente trocar da sua conta pessoal para a empresarial (e vice-versa).

Evernote para iOS Versão 8.0

O TechCrunch apontou algumas “falhas” nas escolhas como, por exemplo, não se sabe a razão de a opção de “Work Chat” agora estar escondidinha na aba “Conta”; além disso, quando arrastamos para baixo na lista de notas e aparece o ícone de etiqueta e lembretes, ao lado temos mais uma barra de pesquisa, o que não faz sentido pois existe uma aba inteira só para isso.

De qualquer maneira, melhorias são bem-vindas. Além de dar ares novos ao app, pode chamar a atenção de novos ou antigos usuários para continuarem ou voltarem a utilizá-lo — o Evernote, aliás, tem encontrado dificuldade para crescer em seu serviço pago. Ainda há melhorias a serem feitas, mas com certeza eles vêm dando bastante atenção a isso de uns tempos para cá, o que é ótimo.

Agora, a versão para macOS também precisa de um up correspondente. 😉


Ícone do app Evernote

Evernote

de Evernote

Compatível com iPadsCompatível com iPhonesCompatível com Apple WatchesCompatível com o iMessage
Versão 8.24.4 (160.8 MB)
Requer o iOS 11.0 ou superior

Ícone do app Evernote

Evernote

de Evernote

Compatível com Macs
Versão 7.14 (57.8 MB)
Requer o macOS 10.13 ou superior

Posts relacionados

Comentários