Curiosidade: iPhones 7/7 Plus e Apple Watches Series 2 japoneses suportam o QZSS, sistema de GPS local

Quem tem boa memória deve lembrar que o Apple Pay no Japão tem um diferencial em relação ao resto do mundo: ele suporta a tecnologia FeliCa, padrão criado pela Sony o qual é mais rápido que o bem estabelecido NFC1. A Apple incorporou um chip para isso exclusivamente nos iPhones 7/7 Plus e nos Apple Watches Series 2 vendidos por lá.

Eis que o MACお宝鑑定団のBlog descobriu mais um diferencial dos dispositivos vendidos no Japão:

QZSS em iPhone 7 no Japão

Conforme mostra a página de especificações técnicas do iPhone 7 no Japão, os smartphones vendidos no país também contam com suporte ao sistema QZSS (Quasi-Zenith Satellite System) — uma alternativa ao tradicional GPS2 e ao russo GLONASS3, que também promete ser bem mais rápida.

Enquanto no GPS a determinação do ponto exato da pessoa leva de 30 segundos a 1 minuto, em média, no QZSS ela é feita normalmente em apenas 15 segundos (e de forma bem precisa). Por enquanto há apenas um satélite QZSS em operação (de codinome “Michibiki”), mas outros três deverão ser lançados até 2018.

O QZSS também está presente em todos os Apple Watch Series 2 vendidos no Japão, conforme pode ser visto na área de especificações técnicas das páginas de seleção do modelo que você quer comprar (como este aqui, por exemplo) no site da empresa.

O Japão desenvolver e adotar tecnologias diferentes do resto do mundo (muitas vezes superiores) não é novidade nenhuma. O que surpreende, aqui, é a Apple realmente ter criado aparelhos diferenciados para vender exclusivamente por lá.

[via iDownloadBlog]

Posts relacionados

Comentários