O melhor pedaço da Maçã.

Tutorial: como criar atalhos para substituir palavras no iPad, iPhone ou iPod touch

por Allan Sperafico Mansano

Publicidade

Atualmente utilizamos diversos serviços que “exigem” que nós, usuários, tenhamos que preencher um login ou um longo cadastro. Há também aquela situação na qual você repete bastante uma palavra, uma frase… alguma informação em geral. Pois saiba que o iOS conta com um recurso muito legal, chamado “Substituição de Texto”.

Como ele, podemos adicionar atalhos para preencher esses dados de maneira muito prática. E é exatamente isso que mostrarei abaixo para vocês:

  1. No seu iPad, iPhone ou iPod touch, vá em Ajustes » Geral » Teclado » Substituição de Texto;
  2. Para adicionar um atalho, toque no ícone +;
  3. Em “Frase”, digite a palavra ou frase final (a que aparecerá no campo de cadastro ou texto que você está escrevendo);
  4. Em “Atalho”, digite a combinações de letras que você quer utilizar para substituir a palavra ou frase final;
  5. Toque agora em “Salvar”.

Agora, você pode usar seu atalho. Para testar, digite o atalho em algum texto, app ou campo. Eis uma listinha básica que tenho aqui, apenas para ilustrar:

Publicidade
  • Aw » Apple Watch
  • Ip » iPhone
  • Mo » macOS
  • Sw » Star Wars
  • Im » meu número de telefone
  • Im2 » meu email pessoal

Você também pode usar esse recurso para palavras/frases bem grandes — a sua imaginação é o limite.

Os atalhos criados por você em um dispositivo serão sincronizados em todos. Por exemplo, se você tem um iPhone, um iPad e um Mac, ao criar um atalho no iPhone ele será automaticamente sincronizado com o seu iPad e o seu Mac (no macOS, você pode visualizar, adicionar e editar os atalhos em Preferências do Sistema » Teclado » Texto).

Essa sincronização, porém, não é lá muito confiável. Por isso, se você quer garantir que manterá os seus atalhos intactos, pode investir um pouco para adquirir apps específicos para esta tarefa.

Publicidade

Para formulários, há por exemplo o app Fillr; para palavras em geral, um bastante utilizado é o TextExpander. Sinta-se livre para buscar outra solução que lhe agrade — o importante, aqui, é apenas ressaltar que a sincronização nativa dos atalhos entre iOS e macOS é bastante falha (vamos torcer para a Apple corrigir isso no futuro).


Desculpe, app não encontrado.


Desculpe, app não encontrado.

É um pouco chato preencher uma lista enorme de atalhos pela primeira vez. Mas o tempo que você economiza ao não precisar mais ficar repetindo palavras/frases (substituindo-as por uma simples combinação de letras) é enorme, então vale muito a pena! 😊

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Ofertas do dia na App Store: Pixelmator, File Cabinet Pro, Procreate Pocket e mais!

Próx. Post

↳ Firefox 51 é liberado com suporte para WebGL 2 por padrão

Posts Relacionados