Quer acabar com aqueles boletos e organizar as contas a pagar? Conheça o app papelada!

A tecnologia vem contribuindo bastante para o meio ambiente. Faz um certo tempo que várias empresas estão adotando o uso de faturas, boletos e outros tipos de documentos digitais em vez de lhe enviar uma versão em papel que só acumularia lixo na sua casa.

Entretanto, isso ainda não chegou a todas as empresas e, se olharmos ao nosso redor, encontraremos contas físicas e digitais que, por razões óbvias, ficam guardadas em lugares diferentes. Se a desorganização tomar conta de nós, podemos acabar nos perdendo na montanha de contas pendentes e chegar a pagar juros pelo simples fato de esquecermos a data de vencimento de alguma conta. Então, você pensa: “Seria ótimo se existisse uma solução para tudo isso!” Pois agora tem — e ela se chama papelada.


Ícone do app papelada - boletos e gastos

papelada - boletos e gastos

de ÔMEGA Apps

Compatível com iPhones
Versão 2.2.3 (116.2 MB)
Requer o iOS 9.0 ou superior

Grátis

Badge - Baixar na App Store

Código QR Código QR

Screenshot do app papelada - boletos e gastosScreenshot do app papelada - boletos e gastosScreenshot do app papelada - boletos e gastosScreenshot do app papelada - boletos e gastosScreenshot do app papelada - boletos e gastosScreenshot do app papelada - boletos e gastosScreenshot do app papelada - boletos e gastosScreenshot do app papelada - boletos e gastosScreenshot do app papelada - boletos e gastosScreenshot do app papelada - boletos e gastos

Imagine você recebendo todas as suas contas digitais em um só lugar, de forma *automática*? Parece inconcebível, mas o brasileiro Leonardo Moraes conseguiu fazer isso acontecer a partir de diversas parcerias — que crescem a cada dia — com empresas e até prefeituras.

Para receber suas faturas, carnês, contas e tudo mais no aplicativo, basta fazer um novo cadastro, entrar com sua conta do Facebook ou do Google, e incluir o seu CPF em “Sua Conta”. Então, tudo o que tiver de novo registrado no CPF, aparecerá no papelada. Para a sua segurança, você ainda tem uma opção de verificar as atividades recentes e, se visualizar algo suspeito, pode contatá-los.

Existem duas maneiras de adicionar contas ao app: a primeira é automaticamente e a segunda — adivinhe só! —, manualmente. A primeira opção ocorre quando você inclui o seu CPF e o órgão emissor já é parceiro do app. Então, sempre que chegar uma conta, ela já terá todos os dados relevantes para você, assim como já estará categorizada e com a recorrência correta. Quando ela estiver prestes a vencer ou mesmo se o órgão não publicar a conta no tempo correto (o que acontece), o sistema lhe notificará sobre ela para tentar evitar os indesejados juros.

papelada app

Se o órgão emissor ainda não é parceiro do app ou se você recebe algo físico, é possível adicionar manualmente a conta. Basta tocar no ícone + e tirar uma foto do documento inteiro (é possível adicionar várias páginas, seja de contas com informações detalhadas ou carnês). Na versão web também é possível fazer o upload de arquivos em PDF e, apesar de você poder adicionar quantos documentos quiser, há um limite mensal de 10MB (por enquanto).

Depois de reconhecer o número do código de barras, o valor e o vencimento, você pode mudar a data a fim de lhe lembrar antes mesmo de vencer. Então, você precisa digitar o nome do órgão emissor (se já não tiver sido identificado) e a descrição. Você também precisará escolher uma categoria específica (casa, família, educação, saúde…) e também selecionar a recorrência daquela conta: “só desta vez”, “todo mês” ou “uma vez por ano”. Assim, se ela estiver dentro da segunda ou terceira opções, você receberá alertas lhe avisando que é necessário adicionar a nova conta ao sistema e pagá-la.

Na tela inicial, você verá uma linha do tempo com todas as suas contas com os seguintes status: novo (azul), expirado (vermelho), compartilhado (verde) e reagendado (roxo). A opção de compartilhamento é incrível! Ela serve para você receber ou compartilhar as contas de outras pessoas. É possível enviar uma conta para alguém que não está cadastrado no papelada, mas a pessoa apenas verá o documento anexado. Todavia, se ambos estiverem no app, todos receberão alertas, pagamentos e poderão desfrutar de opções mais robustas de compartilhamentos.

Ao compartilhar uma vez um documento com alguém que também é cadastrado no app, por exemplo, o sistema pergunta se você gostaria de fazê-lo uma só vez, compartilhar todos as futuras contas daquele órgão específico com você ou todas as contas daquela pessoa com você. Assim, gerenciar as contas familiares fica muito melhor e mais prático!

Folhas de papéis amassadas com o desenho de uma lâmpada (ideia) no fim

Outra ótima funcionalidade do app é a “Análise de Despesas”. Nesta área, você pode ver o quanto você gastou/gastará hoje, nas próximas semanas e no mês, além de poder acessar um gráfico completo com o ano inteiro e também filtrar por categoria e subcategoria.

Você também pode pagar diretamente pelo app ou pelo site, que lhe redirecionará para o seu banco. Infelizmente, a opção de marcar automaticamente a conta como paga ainda não está disponível — mas é algo que está nos planos da empresa. Portanto, você precisa mudar o status de cada conta para “paguei” de forma manual.

O que também está nos planos do app é a opção de adicionar um documento em PDF a partir do app e também a criação de uma versão exclusivamente para iPads. Algo que eu, pessoalmente, espero bastante que venha nas próximas versões é a possibilidade de digitar os números do código de barras (como faz o Nubank), em vez de termos que obrigatoriamente tirar uma foto.

Ainda há espaço para muitas parcerias, mas diversas prefeituras já disponibilizam até o IPTU no app. A ideia é realmente fantástica e bem feita; se você quiser experimentar, pode baixar o papelada gratuitamente tanto na App Store (para iOS) quanto no Google Play (para Android).

Posts relacionados

Comentários