O melhor pedaço da Maçã.

Rumor: futuros Macs poderão adotar chip que começará a assumir funções do processador principal da Intel

Phil Schiller apresenta o chip T1 do novo MacBook Pro
Phil Schiller apresenta o chip T1 do novo MacBook Pro

Com o incrível avanço anual dos chips série A da Apple, que equipam iPhones e iPads desde 2010 (o primeiro foi o A4, do iPad original e do iPhone 4 — depois indo também para o iPod touch de quarta geração e para a Apple TV de segunda geração), especula-se já há um certo tempo que a empresa pode vir a adotar processadores próprios em Macs e, com isto, dar um chute na bunda da Intel.

Publicidade

Pois parece que ainda neste ano veremos os primeiros frutos disso acontecendo. Ou até podem já ter se iniciado com os recém-lançados MacBooks Pro, cuja Touch Bar é gerenciada pelo novo chip T1. Segundo a Bloomberg, a Apple tem planos ainda maiores para 2017.

Fontes do veículo indicam que futuros MacBooks Pro previstos para este ano poderão incorporar um novo chip da Apple (denominado internamente de “T310” e construído sobre a arquitetura ARM) que assumirá mais responsabilidades além da Touch Bar, provavelmente focando-se no já existente recurso Power Nap dos Macs — que executa certas tarefas (como receber emails, sincronizar calendários e instalar algumas atualizações de software) mesmo com o computador em repouso, fazendo um uso bem baixo de energia. E eficiência energética é algo que a Apple tem se focado primordialmente desde o A4, visto que todos esses chips equipam justamente dispositivos que dependem muito de bateria e contam com touchscreens enormes.

Um suposto abandono completo da Intel ainda não estaria nos planos de curto prazo da Apple, mas é perfeitamente possível dados os avanços recentes em seus chips e a evolução das capacidades de fabricação de parceiras como Samsung e Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC).

Se a Apple vai mesmo abandonar a Intel no futuro, só o tempo dirá. Mas o bom desses rumores todos é que a azulzinha certamente está trabalhando duro para não perder essa parceria, e possíveis avanços nos seus chips, caso eles continuem equipando Macs, também só tendem a nos beneficiar como usuários.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Recorde de iPhones, Apple Watch vendendo muito bem, quase US$250 bilhões em caixa… confira os destaques do 1º trimestre fiscal de 2017 da Apple

Próx. Post

Ofertas do dia na App Store: 5coins, PDF it All, Homeworld Remastered Collection e mais!

Posts Relacionados